ABERTURA 16-18 pontos - aula 4

Considerações iniciais: Quando uma dupla faz um leilão, além de contar os naipes que possui um dos objetivos do sistema do Leilão consiste em definir a faixa de pontos da abertura ou da resposta.
Há situações em que a abertura define sua faixa de pontos numa única fala, porém há casos que ela requer duas falas; igualmente a resposta pode definir numa única fala o intervalo de seus pontos, por exemplo, 6 a 9 ou 10 a 11, ou pode necessitar de duas falas para contar a força de sua mão.

Nas aberturas de naipe em nível 1 do sistema Natural vamos admitir que:
- as respostas de abono no nível 2 mostram 6 a 9 pontos e as no nível 3 mostram 10-11 pontos;
- a resposta de 1ST mostra 6-10 pontos;
- a resposta de outro naipe em nível 1 indica pelo menos 6 pontos e limite superior indefinido;

Uma parte do leilão consiste em somar pontos para saber se a dupla deve parar em parcial ou deve ir a "game" que requer 25 pontos (3ST, 4, 4) ou 29 pontos (5, 5), ou ir a pequeno Slam (33 pontos) ou a grande Slam (37).
Outra parte do leilão consiste em buscar encontro de naipes ("fit"), em geral de 8 cartas (4+4 ou 5+3), e ter cartas chaves para poder jogar um contrato de game ou ainda um contrato de Slam.

Durante o Leilão a dupla tenta somar pontos através do intervalo de pontos de sua marcação. Por exemplo, quando o Abridor abre de 1ST que indica 15-17 pontos, o Respondedor, que sabe que game em 3ST requer 25 pontos, se ele tiver 10-15 pontos deve marcar direto 3ST, pois de 25-32 pontos foram atingidos. No entanto se ele tiver 8-9 pontos ele precisa que o Abridor esteja no seu máximo que é 17 pontos ou ainda 16 pontos com boas cartas intermediárias. Assim ele faz um convite marcando 2ST, que o Abridor deve passar quando tiver somente 15 pontos ou 16 pontos em mão 4-3-3-3 sem boas cartas intermediárias.

Quando o Abridor abre de 1 ou 1 o Respondedor abonando em nível 3 está fazendo um convite ao dizer que tem 10-11 pontos e nesse caso o Abridor com 13 pontos ou 14 feitos em mão 5-3-3-2 deve passar, pois tem o mínimo da abertura, porém com 15+ pontos deve marcar game.

Outro caso bem interessante ocorre quando o Abridor de 1 ou 1 recebe abono ao direto no nível 2. Nesse caso, o Respondedor está dizendo que tem 6 a 9 pontos e o Abridor com 16 a 17 pontos deve convidar o Respondedor a marcar game se estiver no limite superior do intervalo de pontos de sua fala. Isto é, se o Respondedor tem 8-9 pontos ele deve aceitar o convite e marcar game:
Abridor                 Respondedor                                             Abridor               Respondedor
 1                        2 (6-9 e abono de 3-4 cartas)           1                       2 (6-9 e abono de 3-4 cartas)
 3<=convite   passo(6-7) ou 4(8-9)                            3<=convite    passo(6-7) ou 4(8-9)
                               
Dentro da seqüência anterior, uma forma mais objetiva de se fazer uma tentativa ("trial bid") para ir a game é pesquisar se o Respondedor tem algumas cartas chaves em determinado naipe. Nesse caso se o Respondedor, além de ter o máximo tiver controle no naipe em questão ele salta para game em nível 4 e se não tiver ele encerra o Leilão em nível 3.
Abridor                 Respondedor                                             Abridor               Respondedor
 1                        2 (6-9 e abono de 3-4 cartas)           1                       2 (6-9 e abono de 3-4 cartas)
 3<=trial bid     3 nega ou 4 aceita                            3<=trial bid    3 nega ou 4 aceita
O trial bid tem vários modos de ser implementado, vamos assumir aqui que o Abridor deve fazê-lo no seu naipe fraco, onde ele tem, por exemplo 3 cartas pequenas. Nesse caso o Respondedor, para aceitar o convite, deve ter nesse naipe algo como: Ax, Kx, KJx, carta seca, ou ainda 6 cartas brancas.
Para estudar outras formas de se fazer tentativas leia o texto trial_bid.
 
A pesquisa de cartas chaves para Slam é feita depois de se ter naipe abonado em salto monstrando 10-11 pontos. A segunda fala do Abridor feita em outro naipe (cue-bid) indica que ele tem o Ás desse naipe e pede para o Respondedor marcar também seu Ás em seqüência. Outra forma de fazer a persquisa é perguntar os Ases através da 4ST na convenção Blackwood.
No texto que se segue veremos inúmeros exemplos de leilão para fixar idéias e somar pontos.
     
TESTE A SEGUNDA FALA DO ABRIDOR

*******************************************************************
Suponha em cada uma das mãos de bridge abaixo que os adversários nada falam (leilão livre) e que você é o primeiro de mão. Qual é sua primeira fala de leilão? Qual é sua segunda fala se o parceiro marcou (a) 1ST (b) abonou em nível 2 (c) abonou em nível 3 (d) outro naipe em nível 1?

Anote suas marcações e depois confira com as sugestões abaixo.

Bolsa 01      Bolsa 02         Bolsa 03        Bolsa 04       Bolsa 05
AK85        AQJ             AQ975         A75            93
K4             AQ9             K7                 KQ10975   AJ98
J108         KJ6              5                  K4               K3
AJ42        10965          AK975         A10           AKQ95

**********************************************************************

Bolsa 01
AK85
K4
J108
AJ42
01
) Esta mão tem 16 hcp e como é balanceada (4-3-3-3 / 4-4-3-2 / 5-3-3-2), é aberta de 1ST. 

Se o Respondedor marcar 2ST, indicando 8-9 pontos e convidando a 3ST, avaliamos nossa mão como média (16 pontos) e a dúvida entre passar ou marcar 3ST deve ser focada na fraca pega de Copas e no fato que o parceiro pode ter três ou até duas cartas de Copas, pois não demonstrou interesse em naipe rico. 
No entanto, num jogo de Quadra estando vulnerável diante do valor do prêmio caso se faça "game" devemos aceitar o convite esperando encontrar no parceiro 5 cartas de Ouros encabeçadas pelo Ás ou uma pega adicional de Copas para dar tempo de firmamos algum naipe pobre.
Se o Respondedor marcar 2
, perguntando naipe rico, devemos marcar 2 e a seguir se ele marcar 3ST ou 4 passamos, porém se marcar 2ST, indicando 8 pontos e naipe de Copas, a dúvida agora passa a ser o naipe de Ouros, pois a nossa pega de Ouros é precária e provavelmente será este o naipe de saída dos oponentes. Ou seja, embora o leilão possa permitir alguma inferência da mão do parceiro não há clareza se devemos passar ou marcar game. Considerando que o leilão deu bons esclarecimentos aos oponentes, caso eles sejam uma dupla forte, devemos passar, em caso contrário marcamos o game.

Se o Respondedor marcar 3 pedindo apoio terceiro, considerando que temos honra segunda devemos negar marcando 3ST.

*******************************************************************************

Bolsa 02
AQJ
AQ9
KJ6
10965 
 
02) Esta mão tem 17 pontos e por ser balanceada deve ser aberta de 1ST. Se o Respondedor fizer Stayman perguntando naipe rico através da voz artificial de 2 devemos marcar 2, que nega naipe rico, e se o Respondedor marcar 2ST, convite (8-9 pontos) a game em 3ST, devemos marcar 3ST pois temos o máximo com 17 hcp. Se o Respondedor marcar 3 ou 3 pedindo apoio com honra terceira devemos abonar pois temos ótimo apoio.

*********************************************************************************

Bolsa 03
AQ975
K7   
5
AK975 
03) Esta mão é irregular e tem 16 HCP mais 2 pontos pelos dois naipes quintos. Mãos 5-5 com naipes de Espadas e Paus com 12-15 pontos abrem-se de 1 Paus, mas com 16-20 pontos abrem-se de 1.
A primeira fala é 1
e se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala deve ser 3, que indica 16 a 20 pontos; 
se o Respondedor marcar 2  a segunda fala deve ser 4.
se o Respondedor marcar 3 devemos pensar nas cartas chaves que faltam para fechar a mão. São elas:  K, A, A e Q
considerando que se o Respondedor possuir 3 dessas cartas há muita chance de sucesso no Slam em 6 podemos iniciar uma pesquisar marcando 4, que indica Ás de Paus e pede para o Respondedor marcar seu próximo Ás se tiver. Se ele marcar 4 (A) podemos perguntar os Ases e se ele tiver 2 Ases teremos boa chance de ganhar um Slam difícil de ser marcado, pois a mão provavelmente irá depender da finesse de Espadas e de firmar o naipe de Paus. Quando o sucesso de um contrato depende de acertar uma finesse em duas possíveis dizemos que estamos jogando com 66% de chance.
Se ao invés de 4 o Respondedor marcar 4 que nega A, o problema da mão fica sendo mais o K na mão do parceiro e podemos pesquisar isso marcando 5. O Respondedor então passa sem nenhuma honra alta de Espadas e marca 6 se tiver uma honra alta. 
Enfim é preciso pesquisar a mão pois pode ter Slam.

*******************************************************************************

Bolsa 04
A75
KQ10975
K4
A10
04) Esta mão é irregular e ela tem 16 HCP mais 2 ponto pelo naipe sexto de Copas.  
A primeira fala é 1 e se o Respondedor marcar 1 ou 1ST, a segunda fala deve ser 3, que indica naipe sexto e pede apoio de 2 cartas e 8-9 pontos para ter "game" em 4;
se o Respondedor marcar 2  devemos marcar 4;
se o Respondedor marcar 3 podemos pesquisar a hipótese remota de Slam marcando 3 ou 4 na esperança de que o Respondedor marque o Ás de Ouros ou simplesmente podemos perguntar os Ases e se ele tiver 2 Áses marcar 6 e se tiver 1 Ás parar em 5. A melhor voz é marcar 3 indicando uma tentativa de ir a Slam. Se o Responder marcar 4, então perguntarmos os Áses, se marcar 4 indicando não ter nada de especial para marcar, então passamos.

*****************************************************************

Bolsa 05
93
AJ98
K3
AKQ95
05) Esta mão é irregular e tem 17 HCP, mais 1 ponto pelo naipe quinto de Paus; 
A primeira fala é 1 e sobre 1, 1 ou 1ST marca-se 2 para indicar 16 a 20 pontos em mão 5-4.
Sobre 1 marcamos 3, pois se o Respondedor tiver 4 cartas Copas e 6-7 pontos ele pode passar.
Sobre 2, que indica 6 a 9 pontos, podemos passar, porém marcar 2 permite pesquisar a possibilidade de "game" se o parceiro marcar 2ST mostrando pega de Espadas e Ouros ou marcar 2 mostrando honra de Espadas e interesse em game (8-9 hcp) podemos marcar 3ST. Caso o Respondedor retorne o Leilão para 3 devemos passar.
Sobre 3 de abono, que indica 10-11 pontos, temos que marcar game em 5, ou em 3ST e portanto podemos continuar o leilão marcando 3 ou 3 (melhor), pois se o parceiro marcar 3 marcamos 3ST defendendo a saída de Ouros com o nosso Rei. Podemos também ir direto a 5.

********************************************************************


Bolsa 06     Bolsa 07     Bolsa 08       Bolsa 09      Bolsa 10
KQJ32     KQJ54     Q98           AKJ98      KQ103

AQJ98     Q9874    KQ7           K109        AQJ9
K8             AJ           5                 AJ4          9
2              K             AKJ975      97            A1075
Novamente tente considerar sua segunda fala caso o Respondedor marque 1ST ou abone seu naipe em nível 2 ou 3, para depois verificar as sugestões de respostas abaixo.

*********************************************************************

Bolsa 06
KQJ32
AQJ98
K8

06) Esta mão tem 16 HCP mais 2 pontos pelos dois naipes quintos, a primeira fala é 1 e:
se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala deve ser 3
que mostra uma mão de 16+ pontos;
se o Respondedor marcar 2, que indica 6 a 9 pontos, devemos marcar 4;
se o Respondedor marcar 3, que indica 10-11 pontos, devemos refletir sobre quais cartas seriam necessárias na mão do Respondedor para se ter sucesso em 6. A mão para não dar vaza precisa do:
   A, K, A e A
para se pretender ir a 6 o Respondedor que marcou 11 precisa ter 3 dessas cartas, sendo que necessariamente precisa ter 2 Áses para que a mão dependa da finesse de Copas, porém se falta o Ás de Ouros o sucesso do carteio depende também da colocação do Ás de Ouros, caso o Respondedor não tenha a Dama de Ouros. Ou seja, as cartas de Paus KQJ de nada adiantam na mão do Respondedor. A conclusão é que embora o Respondedor possa ter 3 cartas chaves:  A, K, A, ou  K, A A, a chance de estar ocorrendo isso é bem menor que 50%, talvez 10%, pois muito provavelmente o Respondedor tem alguma figura em Paus, logo não se deve acreditar em Slam com essa resposta.
 
Uma possível tentativa seria marcar 4, porém com dubleton em Copas o Respondedor poderia interpretar essa voz como sendo o casal (AK) numa mão tipo bicolor onde o que importa são dois Áses e marcar 6 que vai depender da finesse de Copas e, se o Ás do Respondedor for de Paus, vai depender da Dama de Ouros ou Rei de Paus na sua mão, pouco provável.

Outra tentativa seria marcar 4, mas se o Respondedor interpretar como chicana de Paus ele irá desvalorizar um possível Ás de Paus de sua mão, e se ele marcar 4 pode ser que ele tenha o Ás de Ouros e esteja valorizando o Rei de Paus de sua mão interpretando que temos o Ás de Paus.
Enfim, diante da dificultada em se pesquisar a mão e do fato que estaríamos tentando jogar um Slam com perigoso mesmo que o Respondedor tenha 2 Ases, a melhor voz sobre a resposta de 3 é marcar somente 4!  

**************************************************************************   

Bolsa 07
KQJ54
Q9874
AJ
K
07) Esta mão também tem 16 HCP, mas o Rei seco de Paus desvaloriza esses 16 HCP, que requer o A ou a Q para poder baldar a possível perdedora de Ouros. No entanto um bicolor 5-5 sempre valoriza a mão em 2 pontos.
A primeira fala é 1 e sobre 1ST de resposta a segunda fala deve ser somente 2
, embora a mão tenha 16 HCP, pois nesse caso se o Respondedor marcar 3 indicando uma mão de 8-9 com 4 cartas de Copas, devemos ir a 4.
Se o respondedor abonar em 2 devemos pesquisar a mão pedindo ajuda no naipe de Copas marcando 3
. Caso o Respondedor remarcar o abono de Espadas indicando mão mínima 6-7 pontos ou ausência de apoio em Copas, então passamos. No entanto, alguns jogadores mais otimistas marcam 4 direto sem fazer qualquer pesquisa e as vezes acertam, porém correm sério risco de darem 3 vazas de Copas e mais 1 Ás.
Se o Respondedor marcar 3 devemos marcar 4.

*****************************************************************************

Bolsa 08
Q98
KQ7
5
AKJ975
08) Esta mão tem 15 HCP e mais 2 pontos pelo naipe sexto de Paus. A primeira fala é 1 e se o respondedor marcar:
1
devemos desvalorizar a seca de Ouros e marcar somente 2;
1 ou 1
devemos marcar 3 esperando que ele remarque o naipe rico para que possamos aboná-lo com 3 cartas;
1ST devemos marcar 3 que é um convite a 3ST indicando possível seca. O Respondedor se tiver o máximo 8-10 hcp, deve então marcar onde tem pega, caso tiver o mínimo deve passar.

************************************************************************

Bolsa 09
AKJ98
K109
AJ4
97
09) Esta mão é regular e tem 16 HCP podendo ser aberta de 1ST, mas como ela tem naipe rico quinto onde os pontos estão concentrados é melhor abrir de 1 e se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar como segunda fala 2ST que pede ao Respondedor para passar com 6-7 pontos e marcar 3ST com 9-10 pontos.
Se o Respondedor marcar 2 devemos marcar 2ST dizendo a ele que nossa mão é regular e tem 16-17 pontos. Ele então marca 3 para passar, ou 3ST com máximo e mão balanceada e 4 com máximo e 4 cartas de abono.
Se o Respondedor marcar 3 marcamos "game".

*******************************************************************************

Bolsa 10
KQ103
AQJ9
9
A1075
10) Esta mão tricolor tem 16 HCP. A primeira fala é 1.
Se o Respondedor marcar 1
devemos marcar 1 e se ele a seguir:
- marcar 1 nossa mão valoriza e devemos marcar 4;
- marcar 1ST (6-10) devemos marcar 2ST convidando a 3ST caso ele tenha 9-10 pontos;
- marcar 2
devemos marcar 4.
Se o Respondedor marcar 1
ou 1 devemos valorizar a seca de Ouros e abonar em 4 ou 4.
Muitas duplas usam de prudência e quando o Respondedor marca um naipe rico somente abonam em salto ao nível 3 dando chance que o Respondedor com naipe 4o. e 6-7 pontos possa passar.
Se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar 2ST convidando a "game" com 9-10 pontos.

*****************************************************************************

Teste sua marcação de Segunda Fala e veja depois nossa sugestão abaixo

Bolsa 11     Bolsa 12      Bolsa 13      Bolsa 14      Bolsa 15

AKQ3       KQ10         Q975        10987      KJ
42            97432      K73            A109        KJ95
AKJ7         AJ8           A3             AKJ          AK2
542          AQ            AK75         A108        QJ75

*****************************************************************************

Bolsa 11
AKQ3
42
AKJ7
542 
11) Esta mão é regualar e tem 17 HCP, no entanto ela não deve ser aberta de 1ST pois possui concentração de honras em dois naipes e tem outros dois naipes brancos (ausência de honras).
Podemos imaginar que o naipe de Ouros é quinto e fazer um revér em Espadas. Portanto a primeira fala será 1:
Se o Respondedor marcar 1 marcamos 2;
Se o Respondedor marcar 1 marcamos 3 sugerindo uma mão de 16-17;
Se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar 2ST convidando;
Se o Respondedor marcar 2 devemos marcar 2 esperando que o Respondedor marque 2ST para jogar 3ST;
Se o Respondedor marcar 3 devemos marcar 3 esperando passar se o Respondedor marcar 3ST ou indo a 5 marcar qualquer outra coisa.
Ou seja, a idéia básica é dar elementos ao Respondedor para decidir se pode marcar 3ST ou não.

********************************************************************************

Bolsa 12
KQ10
97432
AJ8
AQ
12) Essa mão é regular e tem 16 HCP com 5 cartas de Copas. A dúvida que surge é se a mão deve ser aberta de 1 ou de 1ST. Considerando que se a abertura for em Copas uma resposta de 1ST perde parte das vantagens da mão receber uma saída favorável ao cartear em Sem Trunfos e se o parceiro tiver o naipe de Copas, diante de uma abertura de 1ST ele pode fazer Stayman e o Carteador ser a mão forte que abriu de 1ST. Além disso o naipe de Copas é muito fraco e pode ser considerado como se fosse de 4 cartas.
Portanto a primeira fala será 1ST e se o Respondedor marcar:
- 2 (Stayman) pergunta de naipe rico, marcamos 2;
- 2ST (8-9) convite, devemos aceitar e marcar 3ST pois qualquer saída em naipe rico não será problema e o parceiro deve ter naipes pobres onde temos boas honras de apoio.

********************************************************************************

Bolsa 13
Q975
K73
A3
AK75
Esta mão balanceada tem 16 hcp e deve ser aberta de 1ST.
Se o Respondedor marcar 2 perguntando naipe rico marcamos 2.
Se o Respondedor marcar 2ST convidando a game devemos desvalorizar a mão devido poucas cartas intermediárias e somente 16 pontos, portanto passamos em 2ST.
Se o Respondedor marcar 3 ou 3 indicando ter mais de 10 pontos e naipe 5o. rico, devemos aboná-lo indiretamente marcando 4 (cue-bid).

********************************************************************************

Bolsa 14
10987
A109
AKJ
A108
Esta mão bem balanceada com seus 16 hcp deve ser aberta de 1ST e se o Respondedor marcar:
2 perguntando naipe rico, marcamos 2;
2ST convidando a 3ST devemos aceitar, mesmo com 16, devido termos muitas cartas intermediárias;
3 mostrando mais de 10 pontos e naipe quinto, devemos abonar indiretamente marcando 4 que é
       um cue-bid negando A e mostrando ter honra de Copas com pelo menos 3 cartas de apoio.
3 mostrando mais de 10 pontos e naipe quinto, devemos abonar em 4 sem dar cue-bid devido não
      termos nenhuma honra em Espadas, embora o abono seja 4o.

********************************************************************************

Bolsa 15
KJ
KJ95
AK2
QJ75
Esta mão balanceada tem 18 hcp e deve ser aberta de 1.
Se o Respondedor marcar 1 ou 1 devemos saltar em 2ST para mostrar 18-19 hcp.
Se o Respondedor marcar 1 podemos arriscar marcar 4, mas a marcação em 4 deve ser reserva
     para mãos distribucionais onde o naipe de Paus é longo. Assim, também sobre 1 de resposta
     deve-se pular em 2ST para mostrar a mão balanceada e depois na terceira fala pular em 4.
Se o Respondedor marcar 1ST marcamos 3ST.
Se o Respondedor marcar 2 ou 3 devemos marcar 3ST.

********************************************************************************

RESPOSTA APÓS ABERTURA DE 1ST EM LEILÃO LIVRE 

Suponha em cada uma das mãos de bridge abaixo que os adversários nada falam e você é o terceiro de mão e seu parceiro abriu de 1ST.
Regra estatísticas para mãos equilibradas (balanceadas) de resposta:
1 - com menos de 8 pontos passar; 
2 - com 8-9 pontos e mão equilibrada marcar 2ST convite a 3ST;
3 - com 10-15 pontos e mão equilibrada marcar 3ST
4 - com 16-17 pontos e mão equilibrada marcar 4ST convite a 6ST
5 – com 18 pontos e mão equilibrada marcar 6ST
6 - com 19 pontos e mão equilibrada marcar 5ST convidando a 7ST
6 - com 20+ pontos e mão equilibrada marcar 7ST.

Quando se tem mão irregular (tipo 5-4-2-2 ou 5-4-3-1) e pelo menos um naipe rico quarto perguntamos o naipe rico do abridor dizendo 2 que é a convenção STAYMAN abaixo explicada:
- o abridor responde 2
se não tiver naipe rico;
- o abridor responde 2
se tiver naipe de Copas ou ambos ricos;
- o abridor responde 2 se tiver naipe de Espadas e não tiver naipe de Copas.
- após a resposta ao Stayman na segunda voz do Abridor, se o respondedor marcar 2ST o Abridor se tiver os 2 naipes ricos marca 3, com 15-16 pontos e marca 4 com 17 pontos; se o abridor não tiver naipe rico e tiver 15-16 ele passa em 2ST e com 17 pontos marca 3ST.

Quando o respondedor tem  um naipe rico quinto e não tem naipe naipe rico quarto ele faz um TRANSFER para que o Abridor fique o declarante do seu naipe quinto. Para isso ocorrer ele marca:
2
quando o seu naipe quinto for Copas => obriga o Abridor a marcar 2;
2
quando o seu naipe quinto for Espadas => obriga o Abridor a marcar 2.
Após o Transfer o Respondedor passa com menos de 8 pontos, marca 2ST com 8-9 pontos e marca 3ST com 10-15 pontos.

Se o naipe rico for sexto o Respondedor convida marcando o naipe em nível 3 e vai a game marcando o naipe em nível 4:
Abridor  Respondedor            Abridor  Respondedor
  1ST         2
<=transfer         1ST          2 <=transfer
  2          3 <=convite          2           4 <=encerra Leilão


Nota: uma abertura de 1ST pode ser reduzida idealmente a uma abertura com 4 ases. Nesse caso se o Respondedor tiver um naipe sétimo encabeçado de K, por exemplo KJ98732, podemos idealizar que o Abridor tenha o Ás desse naipe e que vamos fazer 7 vazas nesse naipe, logo, com mais 3 ases laterais teremos 10 vazas necessárias para game. Assim, com naipe sétimo encabeçado de Ás ou Rei podemos fazer um transfer e ir depois direto a game.

*************************************************************************

Teste suas respostas nas bolsas que se seguem assumindo que a abertura foi de 1ST:
Bolsa 16     Bolsa 17     Bolsa 18     Bolsa 19     Bolsa 20
K8532     K1042     Q98         Q975      K32

4              AQ97      J7             K107      AJ98
J108        KJ65       J87           J104       K9765
K542       5              AK975     A105      5
Veja depois abaixo nossa sugestão de Leilão

**************************************************************************

Bolsa 16    
K8532    

4            
J108       
K542      
16) marca-se 2
(transfer para ) na primeira fala de resposta e depois surge a dúvida do que marcar:
- passar é razoável, mas a mão pode combinar e fazer game;
- 2ST mostrando 8-9 pontos com naipe rico quinto de Espadas não é muito boa pois a mão tem seca;
- 3 aparenta ser uma melhor voz pois define a distribuição 5-4-x-x da mão, mas se o Abridor não tiver apoio de 4 cartas de Paus, nem 3 cartas de Espadas ele vai marcar 3ST admitindo que a mão é forçante a "game".
Portanto cada jogador pode assumir um critério diferente para marcar uma mão que não tem claramente definida qual é a melhor opção de Leilão, pois ela pode gerar um "underbid" (deixar de marcar o real valor da mão) passando, uma distorção da mão marcando 2ST com 7 pontos e seca, um "overbid" (marcando um valor acima do valor real da mão) marcando 3 Paus.
Ou seja, a mão é boa para se jogar Espadas caso o Abridor possuir honra terceira ou quarta e 16-17 pontos em cartas altas, que não sejam concentrados em Copas para valorizar a seca.
Conclusão: não há uma clara unanimidade na marcação da mão.
Nota: algumas duplas jogam que após o transfer, em havendo 4 cartas do naipe transferido e 16-17 hcp o Abridor deve pular em nível 3 no naipe transferido. Assim, essa é a solução para este tipo de mão, ou seja, se ocorreu uma anunciada combinação com um fit de 9 cartas o Respondedor deve ir a game.

*************************************************************************

Bolsa 17    
K1042    

AQ97     
KJ65      
5             
17) marca-se 2 Stayman perguntando naipe rico:
- se a resposta foi de 2
marca-se 3ST;
- se a resposta foi de 2
marca-se 4;
- se a resposta foi de 2 marca-se 4

Obs. Uma marcação mais audaciosa e provavelmente acertada, seria após uma resposta de naipe rico, considerar a mão como possível de se jogar "petit slam" e portanto perguntar os áses e se o abridor marcar que tem 3 Ases marcar 6 no naipe rico, caso contrário parar em 5 no naipe rico.

Nota: jogadores avançados usam uma convenção de Leilão denominada de "splinter" para indicar uma carta seca após ter um naipe combinado. Assim, uma marcação bem adequada após o Abridor marcar um naipe rico seria pular em 4. Isso indica ao Abridor que o Respondedor tem 4 cartas do se naipe rico e tem carta seca de Paus. Nesse momento o Abridor entende que o Respondedor tem interesse em jogar Slam, mas quer saber se os pontos do Abridor estão em Paus ou em outros naipes. Se o Abridor possuir KQx ou KJx sua mão desvaloriza e ele deve encerrar o Leilão marcando o naipe rico combinado, porém se possuir Axx ou xxx sua mão fica valorizada e com pelo menos 2 Ases ele deve tentar o Slam.

Nota2: jogadores avançados jogam também um segundo Stayman para naipe pobre. Assim, após uma resposta do Abridor em 2 o Respondedor pode perguntar qual é o naipe pobre do Abridor. Nesse caso ele faz o Stayman para naipe pobre em 3 e o Abridor marca:
3 => tenho 1 naipe pobre 4o.
           (Responder pergunta o pobre em 3 e Abridor marca 3 com Paus e 3ST com Ouros)
3 => tenho 2 naipes pobres e 3 cartas de Copas
3 => tenho 2 naipes pobres e 3 cartas de Espadas
3ST => tenho 1 naipe pobre 5o.
           (Respondedor pergunta o pobre com 4 e Abridor marca 4 com Ouros e 4 com Paus)

*************************************************************************
Bolsa 18   
Q98        

J7           
J87          
AK975    
18) marca-se 3ST pois temos 11 pontos com mão regular (balanceada).
Veja que essa marcação é baseada em estatística, mas se o Abridor tiver 2 cartas pequenas de Copas, ou de Ouros, muito provavelmente o contrato não será cumprido embora possa ser feito um contrato em 5 ou mesmo em 4 se o Abridor tiver naipe de Espadas. No entanto, não há procedimentos com vantagem justificada estatisticamente para se pesquisar onde o Abridor não tem carta alta, portanto marque 3ST que estatisticamente sua dupla na maioria das vezes irá cumprir o contrato;
Fazer um Stayman sem naipe rico pode ser perigoso, pois se o Abridor marca 2 e então você pular em 3ST, com também 4 cartas de Espadas o Abridor irá preferir jogar em 4. Pode até ser o contrato que irá ganhar, mas provavelmente um dos oponentes terá também 4 cartas de Espadas, o que irá dificultar para o contrato ser cumprido.

*************************************************************************
Bolsa 19   
Q975     

K107     
J104     
A105   
19) marca-se 3ST pois temos 10 pontos com mão 4-3-3-3. Embora se tenha naipe rico uma mão 4-3-3-3 praticamente não produz um corte que se justifique jogar para fazer 10 vezes ao invés de se jogar para fazer somente 9 vazas. Evidentemente que haverá mãos em que o Abridor terá 4 cartas de Espadas e que jogar em Espadas será melhor, mas ao fazer o Stayman estamos também dando informações para os oponentes sobre a mão do Abridor. Ou seja, marcar 3ST pode até propiciar uma saída de Espadas que seria então favorável. As justificativas para se marcar 3ST direto são maiores do que para se fazer a pergunta de naipe rico.

*************************************************************************
Bolsa 20
K32

AJ98
K9765
5
20) marca-se 2 e se o abridor responder 2
marcamos 4; se o abridor responder 2 ou 2 marcamos 3ST.

Jogadores avançados após a resposta de 2 fazem uma pergunta em 3 para saber se o Abridor possui outro naipe. Nesse caso o Abridor marca 3 com Ouros, remarca seu naipe rico com Paus e marca 3ST com mão 4-3-3-3. Assim, se o Abridor possuir naipe de Ouros a mão pode até ter Slam em Ouros e perder 3ST se o Abridor tiver duas ou três cartas brancas em Paus!!
Portanto a convenção dos experts é após a resposta do Stayman em 2 ou 2 a marcação de 3 não é naipe e sim uma pergunta se o Abridor tem um segundo naipe. O Abridor marca 3 com, marca 3ST com um único naipe, remarca seu naipe rico com o naipe de Paus e marca o outro naipe rico se tiver os dois ricos. Com isso os experts fazem um Leilão mais científico para jogar 3ST ou 5 ou 6 nessa mão. 

*************************************************************************

Teste agora suas respostas, após 1ST de abertura, nas seguintes mãos 

Bolsa 21     Bolsa 22     Bolsa 23     Bolsa 24       Bolsa 25
K853     Q4            Q98          Q9              K9873

QJ98     Q98          K7             KJ10987   97
J86        KJ98         5                QJ4           97654
A2         J687         AKJ975    A7              5
Depois veja nossas sugestões de respostas abaixo

*************************************************************************

Bolsa 21   
K853    

QJ98    
J86       
A2        
21) Essa mão tem 10 HCP e diante da abertura de 1ST devemos jogar game pois o Abridor deve ter entre 15 e 17 HCP que somado com nossos 10 HCP atinge 25 a 27 pontos. A dúvida agora é achar o melhor contrato: 3ST, 4 ou 4. Portanto a primeira voz de resposta é 2 (Stayman) para saber se o Abridor tem naipe rico. Se tiver marcamos game nesse naipe, caso contrário marcamos 3ST.

Alguns jogadores preferem marcar direto 3ST o que não deixa de ser também uma marcação possível.
As equipes que jogam as Olimpíadas de Bridge usam de programa de simulação para determinar qual a melhor porcentagem de sucesso entre tentar jogar 3ST ou 4 em naipe rico quando se tem 10 hcp com dois naipes na configuração 4-4-3-2. Assim seria o caso de se avaliar computacionalmente essa mão.

No entanto, entendemos que a melhor estratégia para se atingir o melhor contrato seria jogar 3ST somente quando o Abridor tenha mão 4-3-3-3 e portanto devemos fazer o Stayman perguntando o naipe rico do parceiro. Se ele marcar que não tem naipe rico então marcamos 3ST, porém se ele marcar que tem um naipe rico então perguntamos se ele tem outro naipe com a voz de 3. Se ele tiver a distribuição de mão 4-4-3-2 então jogamos no nível 4 no naipe rico. Se ele marcar 3ST em resposta então passamos.

Nota: o senão dessa sofisticação é que isso também dá muita informação para os oponentes e ao se marcar 3ST direto como muitos jogadores preferem fazer, eles estão contando com o erro do ataque quando este tem poucas informações de Leilão para avaliar a melhor saída.

****************************************************************************

Bolsa 22    
Q4           

Q98         
KJ98        
J687        
22) Essa mão tem 9 HCP, portanto está no limite para se convidar o parceiro a marcar 3ST. O Abridor deve aceitar se ele tiver 17 HCP ou 16 HCP com boas cartas intermediárias (9 e 10 junto com Valetes e Damas).
Portanto a resposta é 2ST convite.

Na verdade, pelo fato de termos 2 naipes, sempre há uma change de um naipe de 4 cartas estar dividido 4-3-3-3 e portanto isso dá uma vantagem adicional em relação a uma mesma mão onde a 4a. carta de um dos naipe pobres fosse colocada em Espadas fazendo da mão a distribuição 4-3-3-3. Assim, em jogos de quadra e estando vulnerável os experts arriscam marcar direto 3ST sem convidar, porém quando tem a mão 4-3-3-3 eles convidam.

*******************************************************************************
 Bolsa 23    
Q98         

K7            
5               
AKJ975   
23) Essa mão tem 13 HCP, mas tem naipe sexto e vale 15 pontos. O problema da mão é tentar chegar em um Slam certo que os oponentes não irão fazer duas vazas de imediato (AK ou dois Áses quaisquer). Outro problema está em saber se o parceiro tem a Dama de Paus ou pelo menos 3 cartas em Paus. Mesmo 3ST pode cair se o Abridor tiver Q9x ou Q8xx de Ouros de modo que os oponentes podem fazer 5 vazas na saída de Ouros se o saidor tiver KJ765 ou KJ9xx.
A forma mais simples de fazer uma tentativa de Slam é marcar 3 (no caso forçante) na primeira fala de resposta. Se o Abridor marcar 3ST então passamos, pois ele estará negando Qxx de Paus ou 4 cartas de apoio e marcando mínimo da mão.
Com apoio o Abridor deve abonar marcando 4. Nesse caso podemos prosseguir o Leilão marcando o Rei de Copas através de 4. Se o Abridor marcar 4 então a mão pode ter Slam e perguntamos os Ases e marcamos 6 se ele tiver 2 Ases, pois tendo controle imediatos dos naipes laterais e sabendo que dominamos o  naipe de trunfo então poderemos tentar buscar as vazas que faltam. No entanto se o Abridor marcar 5 Paus, devemos passar pois o naipe de Espadas está furado!

Outra estratégia possível, porém inferior, seria perguntar direto os Ases através de 4 Gerber e se o Abridor mostrar que tem 3 Ases (marcando 4ST), vamos a 6, porém se marcar 4 (dois Ases) ou 5 (1 Ás) então marca-se 5 sign-off. Note que o uso do Gerber precisa ser estudado para não confundir se 5 não seria pergunta de Reis ou seria naipe para se jogar.

No entanto, após a marcação de 3 forçante a game e talvez a Slam, o Abridor com honra 3a. não precisa abonar direto para caracterizar o naipe de Paus. Ele faz um abono indireto dando um cue-bid no nível 3 e assim se ele não marcar 3, o que já mostra uma vaza perdedora, e marcar 3 que mostra também ausência do A a mão ficou inviabilizada de se pensar em Slam e devemos marcar 3ST. Porém que o cue-bid for em 3 então deve-se marcar 3 esperando o cue-bid em 3 para viabilizar um Slam em 6. Acreditamos que essa estratégia de marcar cue-bids em nível 3 quando se tem apoio no naipe forçante do Respondedor é mais adequada.
 
Evidentemente duplas bem entrosadas podem usar de Transfer para naipe pobre seguido de um "splinter" em Ouros, para transferir ao Abridor a continuação do Leilão de modo que este possa avaliar as informações passadas de bom naipe em Paus e seca de Ouros para decidir entre parar em 5 ou tentar o pequeno Slam em 6. Se após 4 o Abridor marcar algum controle em naipe rico a voz do Respondedor é 5, pois ele praticamente já contou sua mão.

Conclusão somente depois das 52 cartas estarem a vista é que se saberá o melhor contrato, mas existe diálogos no Leilão que permitem a dupla se aproximar do Slam de forma mais científica!

*****************************************************************************

Bolsa 24      
Q9             

KJ10987  
QJ4          
A7             
24) Essa mão tem 12 HCP mais 2 pontos pelo naipe sexto e portanto vale 14 pontos.
Para as duplas que ainda não jogam Transfer a voz é 3 indicando naipe pelo menos 5o. e mão forçante a game. A convenção que a dupla deve adotar é abonar direto 4 com 3 cartas brancas e mínimo e marcar 3ST com dubleton de Copas. Porém com honra 3a. e máximo (mão de ST baseada mais em Ases e Reis do que de Damas e Valetes), deve-se dar um cue-bid de Ás no primeiro naipe que se segue. Ou seja, se marcar cue-bid em 4 nega A e se marcar cue-bid em 4 nega também A. Dessa forma o Respondedor cooperativamente com o Abridor podem conjuntamente avaliar a viabilidade do Slam.

Para as duplas que jogam Transfer considerando a teoria que a mão que abriu de 1ST deve cartear para receber uma saída favorável deve-se na primeira fala fazer um Transfer para Copas marcando-se 2.
Se a mão de Resposta tiver 8 pontos com naipe sexto marca-se 3 para convidar. No entanto neste exemplo a mão tem os pontos para "game" e portanto após o Transfer deve marcar 4, visto que desse modo não há uma boa estratégia para se pesquisar a mão.

Nota: quando se tem mão fraca de 5-6 HCP, mas 6 ou 7 cartas de Copas há um outro tipo de Transfer diretamente feito no nível 4 (Texas Transfer) onde  a  voz  de 4 faz Transfer para Copas e a voz de 4 faz Transfer para Espadas, objetivando dificultar a voz de interferência do oponente, o que permitiria uma organização no Leilão dos oponentes. 

*****************************************************************************

Bolsa 25
K9873

97
97654
5
25) Aqui a voz do Respondedor deve ser para encerrar o Leilão. Para quem não joga Transfer marca-se direto 2. Se os oponentes forem a 3 considerando a mão 5-5 pode-se ainda marcar 3 mostrando ao parceiro o bicolor fraco da mão.
Para quem joga Transfer marca-se 2 pedindo ao parceiro para marcar 2.

*****************************************************************************
Teste suas marcações de Resposta para abertura de 1ST do parceiro:

Bolsa 26   Bolsa 27       Bolsa 28    Bolsa 29     Bolsa 30
K853    Q4              Q975      Q9           K3

4           AQ974       K73        K7            AJ95
A1087  KJ6542      53           AKJ4        976 
AJ42     5                 AK75      Q10874   AJ105

Bolsa 31   Bolsa 32       Bolsa 33     Bolsa 34    Bolsa 35
8            Q4             QJ10987  QJ975    KQ

AK43      AQ974      K7             K97        5
J108      KJ65         5               4             K10976
AJ942   5                A975        AQ87     A9754

Bolsa 36   Bolsa 37       Bolsa 38   Bolsa 39     Bolsa 40
K            A9542       QJ875   75              -

9874     74              K7          K109       AJ98
A754      KJ654        532       AKJ104    AJ76
AJ42     A                AK9       Q108       AJ1095