"Trial Bid" é um termo em inglês que em Bridge se traduz como TENTATIVA de GAME

Sabemos que para se chegar a game é necessário 25-26 pontos em mãos equilibradas, mas muitos games podem ser feitos com 22-23 desde que algumas combinações especiais ocorram, tais como, ter seca num naipe que o outro tem 3 cartas brancas, ter 5 cartas brancas num segundo naipe do Carteador, ter uma chave de apoio num naipe pesquisado numa tentativa. Enfim, são várias as situações que durante uma TENTATIVA de GAME ("trial bid") uma dupla pode concluir se deve ou não tentar o game. Portanto Trial Bid é qualquer método que permita pesquisa para decidir após um abono simples de naipe rico se a mão pode ter chance de fazer 10 vazas.

Evidentemente existem vários métodos de se convidar a game após um apoio simples no nível 2 do tipo:  Abridor  Respondedor  ou  Abridor  Oponente  Respondedor ou Abridor Oponente Respondedor
              1             2                       1            1                2                    1          2                3
               ?                                              ?                                                              ?

Toda dupla precisa ter sua convenção de "trial bid", pois não há um método padrão e nem aqui estamos defendendo algum método, mas sim expondo uma proposta e falando de algumas outras. Ou seja, se uma dupla não estabelecer de comum acordo um método de "trial bid" ela se mostrará não entrosada e poderá ensejar entendimentos contraditórios durante o leilão, quando na verdade o objetivos da convenção "trial bid" é para turbinar a dupla e não para confundir a mente do parceiro! (o que será que ele quer dizer com isso?) 

Antes de mais vamos separar o que não é "trial bid" e que muitos jogadores assumem ser!
Abridor   Respondedor
    1              2
    3   <= essa marcação indica que o Abridor tem naipe sexto e mão fraca e teme que 
                   haja uma reabertura de leilão onde os oponentes ganham o parcial ou até que
                   cheguem a game com sucesso nele!
Abridor    Respondedor
    1              2
    3   <= idem e tem até nome esta conhecida convenção de sign-off: "one_two_three"
                   pois para os oponentes reabrirem é mais difícil em nível de 3 ou no nível 4.

Portanto, não usem este tipo de "trial bid" com um parceiro sem antes combinar, pois este método se for usado como de "trial bid" é muito pobre e só pesquisa se a mão do Respondedor é máxima, e esta seqüência tem seu uso maior como barragem e não como convite.

Que Métodos de "Trial Bid" Usar?

1) Marcação de naipe lateral com pelo menos 3 cartas ou 4 cartas fracas é muito comum de ser usado e nesse caso esse naipe mostra o ponto mais vulnerável do Carteador, daí ser entendido como um "trial bid" no negativo. O Respondedor então avalia sua mão como se segue:
a) remarca o naipe de abono, mostrando máxima fraqueza e não ter nada de bom a dizer;
b) marca um outro naipe no nível 3, de hierarquia menor ao naipe de abono, indicando concentração de honras (ou uma seca ao invés de honras, caso seja este o acordo prévio da dupla);
c) pula a game marcando direto o naipe abonado em nível 4, ou dá um cue-bid em nível 4 considerando a hipótese de ser uma tentativa até para Slam! 
Exemplo1 de tentativa  
Abridor  Respondedor
    1           2
    3 <= esta voz pede controle nesse naipe, é uma marcação no negativo
                 o Respondedor marca 3 com: Jxx AQxx xx  Q10xx (bom controle de Copas)
                                             marca 3 com: 10xxx AKx Jxxx xx (bom controle de Copas)
                                             marca 3 com: Kxxx xx xxx KQxx (o Carteador pode ter seca de )
                                             marca 3 com: Qxx Kxx xxx QJ109 (não controle de Ouros)
                                             marca 3ST com: 10xx QJx K10x A1098 (mão equilibrada máxima)
                                             marca 4 com: Qxx Kxx x Axxxxx (cue-bid e controle de Ouros)
                                             marca 4 com: Qxx xx AKxx 109xx (tenho honras e naipe em Ouros)
                                             marca 4 com: Q10x x Ax Q109xxx (splinter - e controle de Ouros)
                                             marca 4 com: Qxxx Axx x J109xx (controle Ouros - seca) 
Exemplo2 de tentativa  
Abridor  Respondedor
    1           2
    2ST <= esta voz mostra uma mão 5-3-3-2 com 15-17 HCP e pede esclarecimento da mão do
                  Respondedor que pode até passar com mão mínima e equilibrada:
                  Respondedor marca Passo com: xxx Q10xx Kxx  Q10xx (a mão não oferece corte)
                                           marca seca com mão mínima: 10xxx x Qxxx KJxx (marca 3)
                                           marca seca com mão mínima: Jxx K10x - Jxxxxx (marca 3)
                                           marca 3 com mão mínima: Kxx xx Qxx J10xxx (sem A e K lateral)
                                           marca 3ST com mão máxima equilibrada: Jxx K10x K10x Q109x
                                           marca 4 com mão máxima de distribuição: Jxxx xx K10 A1098x
                                           marca 4 com mão máxima de distribuição: Qxx AQx x 10xxxxx 
                 Nota: é comum também que o Respondedor marque honras no nível 3 ao invés de seca.

"trial bid" no naipe longo é outro método usado onde busca-se duplo fit ou permitir ao Respondedor reavaliar sua mão com base numa hipótese de segundo naipe quinto ou quarto na mão do Abridor, o que obviamente mostra indiretamente os naipes curtos do abridor.

Oposto ao método do "trial bid" no naipe longo, existe o método do "trial bid" no naipe curto, em geral numa seca procurando valorizar os 14 a 16 HCP da abertura. Nesse caso o Respondedor pode reavaliar sua mão considerando a carta seca do Abridor. Este método é bem efetivo, mas também expõe muito a informação da mão do Abridor para os Oponentes, o que faz o ataque ser mais eficiente.

Oposto ao método do negativo existe o "trial bid" no positivo, onde a segunda voz do Abridor é mostrar o lateral de 2, 3 ou até de 4 cartas onde se tem concentração de honras altas. Isso permite uma certa comunicação da dupla e o Respondedor pode por sua vez dizer também onde ele possui honras altas, ou pode reavaliar sua mão para uma melhor ou pior possibilidade de game. Honras duplicadas, por exemplo AQx - KJx no mesmo naipe inferioriza a mão e KQx ou KJ10 - na seca também desvaloriza a seca.

Finalmente Two-Way Game Try é o método que incorpora o "trial bid" no naipe longo com o "trial bid" no naipe curto. O busca atender aqueles que querem unir as vantagens de mais de um método. Para se usar esse "trail bid" composto é necessário sacrificar a primeira voz do Abridor fazendo ela ser um "relay" ou voz de espera na marcação do naipe seguinte:
Se o leilão foi:
Abridor   Respondedor                                                             Abridor     Respondedor
    1             2                                     * => relay                     1               2
    2*          2ST <= voz obrigatória                                         2ST*             3
     ?                                                                                                   ?
Em ambos os casos o Abridor a seguir marca seu naipe longo, sendo que se marcar 3 após o "relay" (voz de espera) de 2ST e a voz obrigatória de 3 ele estará dizendo que seu segundo naipe longo, em geral 5 cartas, é em Paus, para não perder o modo de explicitar o naipe de Paus. Por outro lado, o Abridor marca direto no nível 3 a sua seca.

Nota: algumas dupla usam o "Two-Way Game Try" de forma modificada e ao invés de marcar o naipe longo após o relay buscam marcar o lateral negativo ou o lateral positivo, deixando sempre a marcação direta no nível para marcar o naipe curto, seca ou chicana.
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