BRIDGE AULA 3 - ABERTURA DE 1 EM NAIPE – MÃOS DE 13-15

Considerações iniciais: Quando uma dupla faz um leilão, além de contar os naipes que possui há uma necessidade de definir a faixa de pontos da abertura ou da resposta, para se avaliar se a mão deve ser jogada em parcial, "game", ou ainda em Slam. Há situações em que a abertura define sua faixa de pontos numa única fala, porém há casos que ela requer duas falas; igualmente a resposta pode definir numa única fala o limite mínimo e máximo de seus pontos ou pode necessitar de duas falas.

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Considerando que para se jogar "game" é necessário 25 pontos, suponha em cada uma das mãos abaixo que os adversários nada falam e que você é o primeiro de mão. Qual é sua primeira fala de leilão? Qual é sua segunda fala se o parceiro marcou em resposta:
(a) 1ST => 6 a 10 pontos sem abono;
(b) abonou em nível 2 => 6 a 9 pontos com 3 ou 4 cartas naipe rico e 5 cartas naipe pobre;
(c) abonou em nível 3 => 10-11 pontos com 3 ou 4 cartas naipe rico e 5 cartas naipe pobre;
(d) marcou outro naipe em nível 1 => 6 ou mais - indefinido

Bolsa 01          Bolsa 02      Bolsa 03        Bolsa 04       Bolsa 05
K8532          Q4              Q9875       Q975         K3
4                   AQ974       K7               KQ1097     AJ9875
J108             KJ6542      5                 J4               976
AJ42             -                 AK975        A10            A5

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Análise: 
Bolsa 01          
K8532          
4                   
J108             
AJ42            
01) Esta mão só tem 9 pontos em cartas altas (HCP = High Cards Points) e mais 1 ponto pelo naipe 5o. de Espadas, logo não tem 13 pontos e portanto não pode ser aberta, pois não tem naipe longo (sexto ou sétimo) que justifique abertura fraca de barragem, portanto sua voz é PASSO;

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Bolsa 02      
Q4             
AQ974      
KJ6542    
-               
02) Esta mão tem 12 pontos em cartas altas e 3 pontos de distribuição pelo comprimento do naipe de Copas 1 ponto e pelo comprimento do naipe de Ouros 2 pontos. No total ela tem 15 pontos. Embora o naipe mais longo seja Ouros a mão é fraca e não comporta uma fala em revér para se marcar 2. Assim, devemos marcá-la como se fosse 5-5 e a primeira fala é 1. Se a mão fosse xx AKxxx AKxxxx - abre-se de 1 e depois marca-se Copas indicando uma mão de 4 ou 5 perdedoras.

Na segunda fala:
- se o Respondedor marcar 1, ou 1ST, a 2a. fala será de 2(se houver uma 3a. fala esta será em Ouros para mostrar mão 5-5, pois ao se abrir no naipe mais cumprido e marcar duas vezes o segundo naipe indicamos uma mão bicolor 5-5 ou 6-5;
- se o Respondedor abonar em 2 devido a mão ser 6-5, podemos pular em game marcando 4, pois basta um Rei de Copas e uma Dama de Ouros para termos 10 vazas. Ou podemos marcar cientificamente convidando o parceiro a game marcando 3 ("trial bid" = tentativa), que significa pedir apoio de Ouros. O Respondedor então marca 4 caso ele tenha pontos em Ouros ou seca com 4 cartas de Copas;
- note que não adianta marcar 3 perguntando se o parceiro tem o máximo da fala com 8-9 pontos para então marcar game ou se então tem o mínimo de 6-7 pontos para então passar. O que interessa é saber se os pontos do parceiro combinam, pois se os pontos do Respondedor estiverem em Paus, digamos AK ou KQ eles não combinam e corremos o risco de até perder até 3 Copas, portanto devemos pesquisar algo em Ouros que informa que Paus não nos ajuda, de modo que se o Respondedor tiver pontos em Paus ele deve desvalorizar a mão e marcar 3;

se o Respondedor convidar marcando 3 (10-11 pontos) devemos marcar 4, pois mão 6-5 é muito forte em distribuição, além do que 10-11 do parceiro com os 15 que a mão vale atinge os 25 para game.

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Bolsa 03       
Q9875       
K7         
5             
AK975      
03) Esta mão tem 12 HCP (pontos em cartas altas) e 2 pontos de distribuição pelos dois naipes quintos, isso dá um total de 14 pontos.

A 1a. fala deve ser 1, pois em mãos fracas 5-5 com Espadas e Paus deve-se abrir de Paus para evitar que a 2a. fala tenha que mostrar o naipe de Paus em nível 3, o que mostraria uma mão de 16 ou mais pontos, ou mão de revér. A estratégia para contar a mão  ao parceiro é tentar marcar Espadas duas vezes na segunda e terceira fala o que indicaria 6-5 ou 5-5. Uma mão 6-5 onde os poucos pontos da mão estivessem concentrados nos naipes, como KQ1092 3 4 AK10932 pode ser marcada agressivamente com uma abertura de 1 e um salto em 4.

na mão em questão:
-se o Respondedor marcar 1 ou 1 a 2a. fala é 1 e se houver uma terceira fala será em Espadas novamente para mostrar mão 6-5 ou 5-5;
- se o Respondedor marcar 1 ST então a segunda fala deve ser 2 pois o Respondedor seguramente tem 3 cartas  de Paus e a voz de 2 agora mostraria uma mão forte de revér com mais de 16 HCP;
- se o Respondedor marcar 1 então a mão cresce muito e devemos marcar 4 para mostrar que temos um bicolor fraco porém com forte distribuição 6-4 ou 6-5 ou 5-5, pois marcar 2 mostraria uma mão fraca equilibrada e não esse tipo de bicolor que temos e marcar 3 mostraria 15-17 pontos em cartas altas, coisa que também não temos.
- note que com uma mão balanceada de 18-19 hcp, após a abertura de 1 e a resposta de 1, mesmo com 4 cartas de Espadas deve-se saltar em 2ST, que é forçante a game, para primeiro mostrar que a mão é balanceada, e depois se o Respondedor marcar 3ST ou outro naipe, na nossa terceira fala marcamos 4 para indicar 4 cartas de abono.

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Bolsa 04     
Q975        
KQ1097    
J4              
A10          

04) Esta mão tem 12 HCP e podemos contar mais um ponto no naipe quinto de Copas.
A primeira fala é 1, naipe quinto, pois Espadas é naipe quarto;
A segunda fala, se o Respondedor, marcar Espadas será 2, mostrando a mão 5-4 fraca;
- se o Respondedor, marcar 1 ST, devemos passar pois ele tem os pobres;
- se ele marcar 2 devemos passar pois temos menos de 16 pontos;
- se ele marcar 3 devemos passar pois no total só temos 13 pontos mínimos e se o Respondedor tiver 11 dá 24 pontos, mas com 14 ou 15 marcaríamos game.

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Bolsa 05
K3
AJ9875
976
A5

05) Esta mão tem 12 HCP e de distribuição podemos contar mais 2 pelo naipe sexto de Copas, o que dá um total de 14 pontos.
A primeira fala é 1;
A segunda fala, se o Respondedor marcar 1 ou 1ST será 2 para mostrar naipe sexto;
se o Respondedor marcar 2 devemos passar;
se o Respondedor marcar 3, o ideal seria poder pesquisar Ouros para saber se o Respondedor tem seca ou A ou K nesse lateral fraco, de modo que em dia de sorte marcamos game.

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Teste sua marcação nas seguintes mãos e depois verifique nossas sugestões

Bolsa 06        Bolsa 07        Bolsa 08          Bolsa 09 
    Bolsa 10
K10532       Q4               Q98              Q9            K3
QJ98           Q9874        K7                 KJ10        AJ9
J8               KJ                5                   QJ4          9765
A2               AJ87           AKJ975         AQ1097   AJ75

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Análise:
Bolsa 06        

K10532        
QJ98          
J8              
A2              
06) Esta mão tem 11 HCP e mais 1 ponto do naipe 5o. de Espadas, o que resulta em somente 12 pontos, mas devido termos os dois naipe ricos devemos abrir a mão considerando que teremos uma melhor chance na disputa de parcial. Note que se Espadas e Copas fosse trocado por Ouros e Paus a mão não deve ser aberta, pois aí é o inverso, os oponente provavelmente terão vantagem na disputa de um parcial.
A primeira fala é 1;

A segunda fala, se o Respondedor marcar 1ST é passo ou 2
, não há aí uma fala mais adequada, se o naipe de Copas fosse quinto, então 2 seria óbvio, porém marcar 2 pode ser um desastre se o Respondedor tiver 6-7 pontos com 9 cartas  nos naipes pobres ou tiver 9-10 e resolver marcar 2ST considerando que se estamos falando mais uma vez, ou ainda com 4 cartas de Copas resolver abonar em nível 3 e isso ser fatal. Assim, a voz de 2 se justifica quando o Oponente marcar um naipe pobre e para disputarmos o parcial devemos marcar o naipe acima.
se o Respondedor marcar 2 devemos passar não há hipótese de game;
se o Respondedor marcar 3 (10-11 hcp) devemos passar pois temos o mínimo.

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Bolsa 07        
Q4               
Q9874        
KJ                
AJ87         
07) Esta mão tem 13 HCP e de distribuição talvez mais 1 ponto pelo naipe quinto de Copasl; A primeira fala é 1;
A segunda fala, se o Respondedor marcar 1
ou 1 ST é marcar 2;
se o Respondedor marcar 2
devemos passar;
se o Respondedor marcar 3
devemos marcar 4 num dia de sorte, pois uma mão 5-4-2-2 é superior a a uma mão 5-3-3-2 e com 14 pontos pode ser que nosso parceiro tenha 11 pontos que joguem, embora nosso maior problema possa estar no naipe de Copas que é fraco.
No joga de Quadra, se a bolsa é vulnerável, o risco de perder 4 é compensado estatisticamente com o bônus que se ganha se o contrato for cumprido. Já num torneio isso é pouco relevante, o que vale é marcar do seu lado e em mãos muito duvidosas somente se marca game quando os oponentes são mais fracos jogadores. Ou seja, essa mão está na divisória entre passar e marcar game.

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Bolsa 08         
Q98             
K7                
5                 
AKJ975      
08) Esta mão tem 13 HCP, mais 2 pontos pelo naipe sexto de Paus.
A primeira fala é 1 e se o Respondedor:
m
arcar 1 ou 1 ou 1 ou 1ST a segunda fala será 2, pois naipe sexto deve ser remarcado;
se o Respondedor marcar 2, que indica 6-9 pontos, deve-se passar, pois temos 15;
se o Respondedor marcar 3, que indica 10-11, devemos tentar game em 3ST. Uma das estratégias é marcar onde se tem honra e aqui seria marcar 3, e o parceiro marca 3ST se tiver honras em Ouros e Espadas. Se ele não tiver honra em ambos ele marca 3 com honra em Espadas e marca 4 sem honra de Espadas. Se ele marcar 3 negando honra em Ouros nossa mão coms seca de Ouros fica valorizada para jogar 5, porém se ele negar honra de Espadas, o que tende a indicar honra de Ouros, devemos passar em 4. Por outro lado se o ataque fosse em Copas, quem tem o K é que deve ser o carteador. Nesse caso nossa voz deve ser 3ST esperando que o ataque seja favorável. Note que a marcação direta de 5 faltando 3 Ases é mais puxada, pois é bem provável que o parceiro tenha somente 1 Ás.
Como se vê pela análise, precisamos buscar mais elementos para decidir se marcamos game ou jogamos parcial. É nesse diálogo que os bridgistas devem se aprimorar para buscar marcações mais científicas.

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Bolsa 09   
Q9          
KJ10       
QJ4         
AQ1097  
09) Esta mão tem 15 HCP e poderia até ser aberta de 1ST, mas vulnerável contra não ela deve ser prudentemente aberta de 1. Nesse caso:
- se o Respondedor marcar 1 ou 1
ou 1 a segunda fala do Abridor é 1ST, pois mão 5-3-3-2 é equilibrada e não se deve remarcar naipe quinto pobre a não ser por falta de opção melhor.
se o Respondedor marcar 1ST ou 2 devemos passar;
se o Respondedor marcar 3 devemos marcar 3ST.

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Bolsa 10
K3
AJ9
9765
AJ75
10) Esta mão tem 13 HCP e entre escolher Paus ou Ouros para abertura, o naipe de Paus é melhor, a não ser em mão tricolores com seca de Espadas é que devemos abrir de Ouros sem nenhuma honra alta. Quando os dois naipes tem as mesmas honras superiores, Paus é melhor de ser aberto em mão equilibrada. Evidentemente se o naipe de Paus não tiver uma honra superior A, K ou Q, e o naipe de Ouros tiver honra superior é melhor abrir de Ouros.

Logo a primeira fala nesta mão é 1.
-
se o Respondedor marcar 1 podemos marcar 2 ou 1ST, que é melhor, pois mostra uma mão equilibrada com 12-15 pontos, enquanto que 2 poderia dar a impressão de 9 cartas nos naipes pobres. Evidentemente se o Respondedor marcar outra coisa devemos abonar o naipe de Ouros;
- se o Respondedor marcar 1 ou 1 devemos marcar 1ST;
- se o Respondedor marcar 1ST ou 2 devemos passar;
- se o Respondedor marcar 3
podemos passar, pois 10-11 com 13 dá no máximo 24 pontos e portanto a mão 
estatisticamente não dá game visto que não se atingir 25 pontos.

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Teste sua marcação nas seguintes mãos e depois verifique nossa sugestão

Bolsa 11       Bolsa 12        Bolsa 13         Bolsa 14         Bolsa 15
K853          4                Q975            Q9                K3
4                  AKQ974     K73               K7                AJ95
A1087        K765          J3                 AKJ4           976
AJ42           52               AK75            Q10874       AJ105

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Bolsa 11
K853

A1087
AJ42

11) Esta mão tem 12 HCP e não atinge os 13 pontos de abertura, mas ela tem 2 Ases e 1 Rei e tem 3 naipes sendo um deles o naipe de Espdas, logo é uma exceção e se justifica ser aberta.
A primeira fala pode ser tanto de 1
com de 1. Abrir de 1, permite o abono de Paus, porém se o Respondedor marcar 1ST devemos passar mesmo tendo seca de Copas. Assim sendo é recomendado abrir mãos tricolores debaixo da seca e se esta for de Espadas abre-se de Ouros, pois não podemos abrir de Copas com 4 cartas e abrir de 1 Ouros permite a segunda fala em Paus.

Na regra geral as mãos tricolores são abertas de 1, exceção quando a seca é Ouros abre-se obviamente de 1, porém abrir de 1 Paus com seca de Copas é aceito quando o naipe de Ouros não tiver honra alta e o naipe de Paus for encabeçado de honras altas, mas o drama ocorre quando o Respondedor com mão 3=3=3=4 marcar 1ST.
Aqui a primeira fala é 1 e se o Respondedor:
- marcar 1 nossa segunda fala será 1;
- marcar 1 devemos aboná-lo em 2 para mostra a mão de 13-15 que temos;
- marcar 1ST devemos marcar 2;
- marcar 2 ou 3 (abonando) devemos passar pois temos o mínimo.

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Bolsa 12
4    
AKQ974
K765
52
AK75
12) Esta mão tem 12 HCP e mais 2 pontos pelo naipe sexto de Copas, ou seja vale cerca de 14 pontos.
A primeira fala é 1 e:
- se a resposta for 1 ou 1ST devemos remarcar o ótimo naipe sexto de Copas, sendo que se o Respondedor marcar outra coisa, podemos marcar 3 para mostrar que a nossa mão é tipo 6-4-x-x, ou seja, mãos 6-4 onde o naipe sexto é forte, devem ser marcadas assim, marca-se duas vezes o naipe longo e depois o naipe quarto se este for hierarquicamente inferior ao naipe longo. No caso em que o naipe rico sexto é fraco e o naipe quarto é forte é recomendado marcar a segunda fala como se fosse mão de 5-4, porém se houver uma terceira fala esta seria na remarção retardada do naipe sexto.
Se o Respondedor marcar 2, devido a mão ser meio especial, devemos marcar 3
, que é um "trial bid", isto é, uma tentativa de game, pedindo que o parceiro marque game se tiver honra de , ou ainda naipe longo de Ouros, ou seca em Ouros com 4 cartas de Copas. 
Se o Respondedor não tiver nada em Ouros (tipo Jxx ou xxx) ele remarca 3
e se tiver o Ás ou Qx e 8-9 pontos, ele deve dizer 4.
Se o Respondedor abonar direto em 3 convidando devemos marcar 4.

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Bolsa 13
Q975
K73
J3
AK75 

13) Esta mão tem 13 HCP.
A primeira voz é 1
e: 
se o Respondedor marcar 1 ou 1 a segunda fala é 1;
se o Respondedor marcar 1 a segunda fala é 2;
se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala é passo.
se o Respondedor abonar em 2 ou 3 devemos passar.

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Bolsa 14
Q9
K7
AKJ4
Q10874  
14) Esta mão tem 15 HCP e não é regular pois tem dois dubletons, não podendo ser aberta de 1ST.
A primeira fala pode ser 1
ou 1:
se você abrir de 1
e o Respondedor marcar naipe rico a segunda fala será 1ST; 
se você abrir de 1
e o Respondedor marcar naipe rico ou 1ST, sua segunda fala será 2.
O princípio geral é abrir no naipe mais longo, porém em mãos de 4 cartas de Ouros e 5 cartas de Paus, naipes contíguos, podemos ter uma exceção e abrir no naipe quarto desde que este seja mais forte que o naipe quinto como é o caso aqui. A idéia disso é que contamos melhor a mão dizendo que temos pelo menos 9 cartas nos naipes pobres e se o parceiro com 3 cartas de Ouros e 3 cartas de Paus preferir Ouros, paciência, jogaremos no fit 4-3 ao invés do 5-3 que é melhor, pois esta marcação sugere que a mão do Abridor tem 5 Ouros e 4 Paus.

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Bolsa 15
K3
AJ95
976
AJ105
15) Esta mão tem 13 HCP e é regular. A primeira fala é 1 e:
se o Respondedor marcar 1 marcamos 1, nosso segundo naipe:
se o Respondedor marcar 1 nossa segunda fala é 1ST, que mostra mão regular:
se o Respondedor marcar 1ST ou abonar em 2 devemos passar.
se o Respondedor marcar 3
, que é um abono quinto com 10-11 pontos, devido termos o mínimo de abertura (somente 13 HCP) devemos passar.
Nota: Alguns sistemas de leilão em Bridge, após a abertura de 1 Paus e a resposta de 1 Ouros, em mãos regulares como a mão acima, não marcam o naipe rico a menos que o naipe de Paus se quinto ou sexto. Ou seja, dá-se preferência por marcar na segunda voz a distribuição da mão e portanto esta mão teria nesse caso a sua segunda fala em 1ST ao invés de 1 Copas.

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Teste sua marcação e depois verifique nossas sugestões

Bolsa 16      Bolsa 17       Bolsa 18       Bolsa 19           Bolsa 20
8               Q4             QJ10987     QJ975           KQ
AK43        AQ974      K7               K97               5
J108          KJ65          5                 4                    K10976
AJ942      53               A975          AQ87            A9754

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Bolsa 16
8
AK43
J108
AJ942
16) Esta mão tem 13 HCP e mais 1 ponto pelo naipe quinto de Paus.
A primeira fala é 1 e:
se o Respondedor marcar 1 marcamos 1;
se o Respondedor marcar 1
marcamos 2, mas marcar 3 é aceitável também valorizando a seca;
se o Respondedor marcar 1 não podemos marcar 2
, pois isto seria marcar uma mão de 16 a 20 pontos (mão de revér), portanto temos 2 opções aqui, marcar 1ST ou remarcar Paus mesmo sendo naipe quinto. A melhor opção é marcar 1ST pois futuramente estudaremos uma forma onde o Respondedor faz pesquisa da nossa mão nessa seqüência;
se o Respondedor marcar 1ST devemos remarcar os Paus, pois certamente o Respondedor tem 3 cartas;
se o Respondedor marcar 2 devemos passar;
Se o Respondedor marcar 3, que é 10-11 pontos incluindo a distribuição, podemos pesquisar a mão para jogar em 5. Isso pode ser feito com uma tentativa ("trial bid") em 3
pedindo apoio nesse naipe. Se o Respondedor tiver Ás ou Rei de Ouros a mão pode ganhar game em Paus, portanto na resposta ao "trial bid", o Respondedor marca 4 sem suporte em Ouros e marca game em 5 em caso contrário.

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Bolsa 17
Q4
AQ974
KJ65
53
17) Esta mão tem 12 HCP mais 1 ponto pelo naipe quinto de Copas.
A primeira fala é 1
, e se o Respondedor marcar 1 ou 1ST a segunda fala será 2.
Se o Respondedor marcar 2 ou 3
devemos passar pois temos o mínimo.

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Bolsa 18
QJ10987
K7
5
A975
18) Esta mão tem 10 HCP e tem mais 2 pontos pelo naipe sexto de Espadas o que não atinge os 13 pontos para abertura, porém considerando que o naipe sexto é Espadas e que é uma mão 6-4 ela é uma exceção e deve ser aberta de 1.
se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar 2 (pois naipe sexto deve ser remarcado), e caso ele marque 2ST então marcamos 3 na terceira fala:
se o Respondedor marcar 2 devemos passar pois temos o mínimo da abertura.
No entanto, algumas duplas jogam que em situações como a da mão acima, a voz de 3 não é um convite para se marcar 4 e sim uma tentativa de entupir o Leilão de reabertura dos Oponentes, que poderiam achar um bom contrato em nível. Evidentemente o parceiro precisa saber disso e deve alertar os oponentes, que essa voz não é convite.
se o Respondedor marcar 3 teoricamente deve-se passar, mas essas mãos de 6-4 podem fazer 10 vazas com 22 pontos e portanto marcar 4 é justificável principalmente se for vulnerável em jogos de Quadra, pois aí o prêmio do game é muito valioso.

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Bolsa 19
QJ975
K97
4
AQ87
19) Esta mão tem 12 HCP e mais 1 ponto pelo naipe quinto de Espadas.
A primeira fala é 1
e se o respondedor marcar 1ST devemos marcar 2 para mostrar pelo menos 9 cartas pretas.
se o Respondedor marcar 2 devemos passar
se o Respondedor marcar 3 podemos passar, no entanto temos um bom controle em todos os naipes laterais e isso fortalece a mão, de modo que embora estatisticamente para ter game seja preciso 25 pontos essa mão é sugestiva de se arriscar a marcar 4 com menos de 25 pontos estando vulnerável em um jogo de quadra, por exemplo.

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Bolsa 20
KQ
5
K10976
A9754 
20) Esta mão tem 12 HCP mais 2 pontos por ser 5-5.
A primeira fala é 1
e se o Respondedor marcar 1 ou 1 ou 1ST devemos marcar 2 e se ele marcar qualquer outra coisa devemos remarcar o naipe Paus para mostrar 5-5, ou seja, marcar-se primeiro o naipe mais hierárquico e depois falamos duas vezes o outro naipe menos hierárquico.
Se o Respondedor marcar 2
devemos passar;
Se o Respondedor marcar 3 podemos fazer um "trial bid" em 4, de modo que o Respondedor com seca ou Rei de Paus e mais 1 Ás marca 5 e com 3 brancas em Paus marca 4
.

Nota: No caso do abono em 2 mostrando 6 a 9 pontos com pelo menos 4 cartas de Ouros, está claro que esse não será o Leilão final na prática, pois os oponentes irão reabrir o leilão, portanto se o Abridor marcar 3 ele estará tentando dificultar uma reabertura de leilão em nível 2 pois sua mão fraca, diante de uma resposta fraca, mostra que os adversários podem competir com sucesso no nível 2 e provavelmente também no nível 3.
Conclusão, uma coisa é Leilão livre em teoria outra é Leilão competitivo na prática.

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teste sua marcação e depois verique nossas sugestões

Bolsa 21     Bolsa 22       Bolsa 23     Bolsa 24     Bolsa 25
K               A9542       QJ875      75             -
9874        74              K7             K109         AJ98
A754        KJ654        532          AKJ104     QJ76
AJ42        A                 AK9          Q108       AJ1095

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Bolsa 21
K   
9874
A754
AJ42
21) Esta mão tem 12 HCP e nenhum ponto de distribuição adicional, logo sua abertura não é recomendada, pois ela não tem distribuição favorável, só devemos abrir mãos com 12 pontos quando tivermos naipe rico quinto, porém se esta não fosse aberta, a primeira fala deve ser 1.
Se o Respondedor marcar 1
devemos abonar em 2;
Se o Respondedor marcar 1 devemos marcar 2.
Se o Respondedor marcar 2 devemos passar, mas é certo que os oponentes irão reabrir o Leilão e achar um fit em naipe rico, onde irão jogar o parcial, daí a razão inicial de que não devemos abrir a mão.
Se o Respondedor marcar 3 devemos passar, a mão é muito fraca.

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Bolsa 22
A9542
74 
KJ654
A
22) Esta mão tem 12 HCP e mais 2 pontos devido ao fato de ser 5-5.
A primeira fala é 1 e se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala será 2 e se houver uma terceira fala ela será em 3 para mostrar o bicolor fraco 5-5 da mão.
Se o Respondedor marcar 2 podemos passar, pois temos o mínimo, mas se os oponentes competirem devemos marcar Ouros para indicar ao parceiro nosso segundo naipe, que se combinar pode até dar game em 4;
Se o Respondedor marcar 3 podemos tentar game em 4 pois é uma mão 5-5.
Nota: mãos 5-5 mesmo com 11-12 pontos em cartas altas devem sempre aceitar o convite feito com 10-11 pontos, quando os pontos estão concentrados nos naipes longos.

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Bolsa 23
QJ875
K7  
532
AK9
23) Esta mão tem 13 HCP e a primeira fala é 1 e se o respondedor marcar 1ST, 2 ou 3 a melhor fala é passar.

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Bolsa 24
75
K109  

AKJ104 
Q108
24) Esta mão tem 13 HCP e 1 ponto pelo naipe quinto de Ouros.
A primeira fala é 1 e se o Respondedor marcar 1 podemos dizer 2 ou 1ST , dizer 1ST sem pega de Espadas pode não ser a melhor marcação, porém é aceitável para mostrar a distribuição regular;
Se o Respondedor marcar 1 a voz ideal é 1ST;
Se o Respondedor marcar 1ST podemos passar ou marcar 2;
Se o Respondedor abonar em 2 ou em 3
devemos passar também, pois temos o mínimo.

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Bolsa 25
-
AJ98
QJ76
AJ1095
25) Nesta mão 13 HCP mais 1 ponto pelo naipe quinto de Paus.
A primeira voz é 1 e se o Respondedor marcar 1 a mão cresce e devemos abonar em salto no nível 3, tendo como segunda fala 3;
Se o Respondedor marcar 1
devemos primeiro marcar 1
para depois abonar em Ouros, pois desta forma se mostra uma seca ou chicana de Espadas, além do que o Respondedor pode ter naipe de Copas também.
Se o Respondedor marcar 1 a mão diminui, e entre remarcar Paus (mentir que é naipe sexto) ou dizer 1ST, é melhor marcar 2, esperando que o Respondedor marque agora um naipe vermelho. Porém se ele marcar 2 devemos passar mesmo com chicana.

Nota: para evitar esse problema da resposta de 1, algumas duplas abrem de 1 para depois dizer 2, esta é uma outra forma melhor de tratar a mão, e se o Respondedor abonar Paus podemos cogitar em jogar 5 marcando Copas para que o Respondedor decida entre 4 ou 5. No entanto na mão acima o naipe de Ouros é fraco e o naipe de Paus é remarcável.   

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