THROW-IN ou ENDPLAY são praticamente sinônimos

Throw-in ou Endplay é uma situação de encerramento ("puesto a la mano") em que o jogador fica okrigado a fazer uma jogada que lhe pode ser prejudicial, ou seja, resulta em permitir uma vaza não certa ao oponente.
Exemplo
a)                9
                    76                             SUL, o Carteador, fez sua última vaza na morto,
                    N                                   porém sabendo que OESTE tem o J e suas outras
J          O    E         J109           cartas são de Copas, parte para dar um "throw-in"
K5           S                                    em OESTE, ao invés de fazer a finesse de Copas. 
                  7                                 O Carteador joga Espadas e coloca OESTE em uma
                  AQ                              situação de "endplay" ao ter que jogar Copas.

São muitas as situações em que isso pode acontecer e muitas vezes o Carteador intencionalmente, como no exemplo acima, entrega a vaza que o oponente tem, para dar-lhe um "throw-in", ou às vezes um jogador realiza suas vazas, mas pode depois ficar numa situação de "endplay" permitindo uma vaza não certa ao oponente.

1- throw-in devido a guarda de uma carta TOP é bem comum de ocorrer quando após fazer a vaza da carta TOP o jogador se vê obrigado a fazer uma volta que lhe é prejudicial e que cede uma vaza ao seu oponente. 
b)               954                       Leilão:    SUL    OESTE   NORTE  ESTE
                   Qxx                                       1ST       2        3ST*   passo   *lebensohl sem pega
                   AKQx                                   passo  passo 
                   xxx
KQJxxx     N           x             vaza1: OESTE faz o K
K53         O   E      J1098x   vaza2:  SUL faz o A e ESTE balda Copas
xxx            S         J10x       vaza3-4: SUL faz AK de Paus e OESTE balda Copas  
x                            J109x    vaza5-8: o morto faz 4 vazas de Ouros e OESTE balda Espadas
                  A10x                                          e ESTE balda Copas
                  Ax                           vaza9: SUL faz a Q e OESTE balda Espadas
                  xxx                          Análise: O carteador tem duas opções de trown-in, jogar Paus
                  AKQxx                      para ESTE e assumir que ESTE tem o K, ou jogar o 10 para
                                                        OESTE e assumir que OESTE tem o K.

2- throw-in de trunfo é similar só que a possível vaza do oponente era uma perdedora de trunfo do Carteador que o coloca em posição de não realizar sua vaza de trunfo.
c)            Q762                Contrato 4  saída
                KQJ                   vaza01: SUL faz o A           
                xxx                   vaza02: SUL bate o A e ESTE balda Paus
                Kxx                   vaza03: SUL joga Copas e ESTE faz o A  
J9542      N    -            vaza04: Este joga 9 e SUL faz o K
1087    O    E Axxx     vaza05-06: NORTE faz Q e J
QJ10       S     987x     vaza07-08: SUL o A e NORTE faz K
J10                 Qxxxx  Nesse momento N-S tem 7 vazas feitas e precisa fazer mais 3 vazas 
               AK103               de trunfo, incluindo o 10 que aparentemente não faria.
               543                   vaza09: o Carteador joga Paus e ESTE faz a Q e OESTE balda Ouros
               AKx                   vaza10: ESTE joga o 9 TOP, mas OESTE está encerrado e corta.
               Axx                   vaza11: OESTE retorna Espadas e SUL faz o 10 e as outras vazas altas.

3- Throw-in de entrada ("entry") é uma situação em que o morto (ou a mão) está firme, mas o Carteador não tem comunicação para a entrada, porém ao ceder uma vaza ao oponente este, que só tem cartas menores que as maiores do morto, fica numa situação de "endplay" e portanto o Carteador realizar as vazas do morto.
d)            QJ72
                KQJ92
                x                                jogando 6ST SUL recebe a
                xxx                                saída de Q
8754        N    xxx               O Carteador faz as 3 vazas no
10853   O    E xxx               naipe rico, bate o casal de Ouros
Q9            S    J109x           bate o Rei de Paus e cede a
QJ10              xxx               vaza de Paus para Oeste que
               AK                             é obrigado a jogar uma carta
               A                               de naipe rico para o morto firme.
               AKxxxx
               AKxx

4) Throw-in de eliminação é uma situação em que o jogador após fazer uma vaza fica obrigado a retornar corte e balda que permite ao Carteador baldar uma perdedora e desdobrar o naipe trunfo.
e)              A1054       N-S VUL
                  10xx                                Leilão
                  Axx                              SUL      OESTE    NORTE    ESTE
                  A76                              1         2*      dobro     passo      *michaels
2                 N           J3              3**   passo      4       passo       ** controle de Copas
QJ9xx    O     E       xx              4        passo      6     todos passam   
Q10987     S           Jxx                   saída Q
Qx                           J10xxx     Análise: supondo que o naipe pobre de OESTE seja Ouros         
                 KQ876                         numa mão 5-5-2-1 ou 6-5-1-1, então o plano é eliminar
                 AKx                              os Ouros, bater o casal de Paus e dar a mão para OESTE
                 Kx                                 na terceira rodada do naipe de Copas. OESTE só terá
                 K83                              então naipes vermelhos e portanto voltará corte e balda
                                                          e o Carteador balda então uma carta perdedora de Paus
                                                          do morto e corta na mão, o que lhe permite fazer 12 vazas.

f)             K10x                     Outro exemplo de throw-in após eliminação
                K10xxx                 Leilão:
                xxx                        SUL   OESTE   NORTE   ESTE
                xx                          2ST    passo     3*     passo    *transfer
xx           N       J986         3     passo     3ST      passo     
xxx     O    E    7               4     todos passam
K8xx      S        J102         vaza1-2:  OESTE faz AK de Paus
AKxx                10xxxx    vaza3: OESTE joga trunfo
               AQxx                      vaza4-5: O Carteador tira os trunfos   
               AQJx                      vaza6-9: O Carteador faz AKQ e corta a última Espadas
               AQ9                        vaza10: O Carteador puxa Ouros do morto e se ESTE colocar
               QJ                           uma carta menor que o 9 o Carteador jogo o 9, caso ESTE
                                                   servir o 10 ou o J o Carteador cobre de Q e agora OESTE
                                                   fica em "endplay", retornando Ouros ou corte e balda.
Nota: esta configuração AQ9 ou AJ10 são muita usadas para dar throw-in.
 
Um interessante final de throw-in de trunfo após eliminação:
Nessa posição o Carteador precisa fazer 3 vazas para cumprir o contrato com trunfo Espadas:
g)             Q
                 -
                 97                 O Carteador não consegue fazer a finesse de Espadas pois
                 -                    a Q ficou seca no morto neste  final de 3 cartas com uma      
J5                     -        perdedora certa de Ouros e outro, meio enfumaçada, de
-                       8        trunfo. 
8                       J        Neste momento SUL joga Ouros e ESTE faz o J, mas não tem
-                       9        uma outra jogada senão a de corte e balda.
                 98                  SUL corta de 8 e agora OESTE ficou num tipo de throw-in de
                 -                     trunfo. Se subcortar com o 5 NORTE balda Ouros e depois faz 
                 5                    a Q. Se recortar com o J NORTE írá recortar  de Q e depois 
                 -                     SUL fará o 9.  

Como fazer 9 vazas carteando 3 Paus?
h)           J94
                 10843                  N-S Vul
                 K1063                  
                 52                         Leilão:    OESTE   NORTE   ESTE   SUL
K102  ====== A863                     1        passo    1       3
K73    =     N    = J65                      passo     passo   passo
AQ9   =  O   E = J8742
J764  =     S    = 3                          saída 2
             ======           vaza1   ESTE faz o  A e retorna 3
             Q75                 vaza2   SUL  serve a Q e OESTE faz o K  e retorna Espadas  
              
AQ9                 vaza3   O morto faz o  J.
              
5                      vaza4   SUL faz o K
              
AKQ1098        vaza5   SUL faz o A  e  ESTE balda o  2
Análise: Está claro para SUL que OESTE deve ter o K e portanto somente uma seqüência de "endplays" ou throw-in poderá salvar SUL de ir down.
vaza6  SUL joga Ouros e OESTE faz o Ás e retorna
Q
vaza7  Sul faz o Rei de Ouros e balda uma Copas
vaza8  Sul joga Ouros e corta eliminando Ouros de Oeste
vaza9  Sul faz a Dama de Paus
vaza10 Sul joga Paus e entrega a mão para Oeste que fica encerrado só com Copas
vaza11 Oeste retorna Copas, pois ficou em "trow-in" e Sul faz a Dama de Copas.
vaza12-13 Sul faz o último Paus e o Ás de Copas e cumpre o contrato.

Questão de terminologia: Clyde Elton Love, em seu livro "Bridge Squeezes Complete", pag. 84/85, alerta que há uma diferença entre o termo em inglês "end play" e "endplay". Entende-se "end play" como sendo o final, ou as últimas vazas, de uma mão. Por outro lado, o termo "endplay" deve ser usado em situações de squeeze, strip e trump coups ou suas combinações. De forma prematura deu-se o nome de "endplay" a estas situações devido isto ocorrer no final do carteio, no entanto, um "endplay" pode ocorrer em qualque fase do carteio, inclusive no seu início.

i)              K754                      Depois de um leilão tumultuado
                10986                    N-S chega ao contrato de 7
                QJ10                      que somente ganha devido
                K9                          OESTE estar em "endplay" na saída!
Q103        N     986           
KJ3        O    E  7542        - sair de Paus permite que o K balde uma Espadas
-                S     72             - sair de Copas permite fazer a Q e firmar o 10
AQJ10754        8632        - sair de Espadas permtie fazer o J e firmar o 7
               AJ2                         
               AQ                           Realmente um "endplay" na saída!
               AK986543
              

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