Sistema "Fiore Romano" (Manca)
Sistema Resumido- adaptado: Nelson & Carlão

Três Princípios diferem o Manca de um sistema natural: 
- usa abertura de 1 artificial para descrever mãos regulares; 
- usa abertura de 1/1 /1 para mostrar existência de canapé (segundo naipe mais longo) ou monocolor; 
- que nas aberturas de naipe em nível 1 o respondedor com 3-9- pontos (0-9 sobre Paus) marca naipe acima ou 1 ST sobre 1 para indicar negativo.

Nas mãos forçantes a game o abridor salta fazendo inversa e se o respondedor deu negativa inicialmente a marcação de naipe acima é uma segunda negativa.

1) abertura de mãos balanceadas
- abertura de 1 pode ter :
   a) 12-15 HCP mão balanceada – não precisa ter naipe de Paus
   b) 20-21 HCP mão balanceada – não precisa ter naipe de Paus
   c) 24-26 HCP mão balanceada – não precisa ter naipe de Paus
   d) mão especial de 3 ou menos perdedoras e naipe indefinido
- abertura de 1ST – mão balanceada com 16-19 pontos.
- abertura de 2ST – mão balanceada com 22-23 pontos.

2) ABERTURA DE MÃOS DESBALANCEADAS (bom naipe quinto)

RESPOSTAS PARA ABERTURA DE 1

a) a resposta de 1 => negativo 0-9- HCP nesse caso o abridor marca o seu primeiro naipe rico ou 1 ST com 12-15 HCP

o Respondedor passa com mão balanceada ou dá sign-off em nível 2 se o respondedor marcar naipe em nível 3 é convite com naipe 5o. ou 6o. 

o Abridor, na segunda fala, marca 2ST com 20-21 HCP nesse caso:
. 3 pede naipe rico (é convenção garozzo)
. 3 obriga a voz de 3 (indicando início de sign-off)
. 3 ou 3 é naipe quinto e pede apoio com cue-bid se houver 2 honras.

o abridor, na segunda fala, marca 3ST com 25-26 HCP nesse caso:
4 pode ser Baron  ou Stayman em mão fraca com naipe rico quarto e possível pobre longo
4 e 4 é para cartear

b) a resposta 1 ou 1 indica naipe quarto com mão semi-positiva de 9+ -11 HCP ou com mão positiva de 12-15 HCP, sendo que a resposta de 1 pode ser naipe 3o. em raras situações onde o respondedor tem 10-11 e 4-3-3-3 com naipe pobre.

o Abridor 2 fala marca 1, 1 ST ou abona com 12-13 HCP para indicar mínimo;
marca 2(forcing por uma volta) para indicar máximo 14-15 HCP e se tiver abono, abona depois em nível 3;
o Abridor salta para 2ST para indicar mão de 20-21 HCP

Na segunda fala do Respondedor, caso a marcação de outro naipe (ou ST) for em salto
ou em inversa fica caracterizado uma mão positiva de 12 ou mais pontos.

No caso de intervenção adversária a marcação de 1 ST passa a ser 8-11 HCP com pega; o passo indica menos de 7 HCP; o dobre indica mais de 7 HCP e que não foi possível marca a voz natural de resposta; as marcações de vozes ignoram o overcall e o cue-bid mostra uma mão forte especial.

c) 2 ou 2 da mesma forma indica naipe quinto com mão semi-positiva de 9+-11 HCP o abridor marca naipe para indicar mínimo 12-13 HCP;
o Abridor marca 2ST para indicar máximo 14-15 HCP;
o Abridor marca 3ST para indicar mão de 20-21 HCP

d) 1 ST para indicar mão positiva balanceada de 12-15 HCP o Abridor marca seu naipe rico em nível 2 para indicar mínimo 12-13 HCP;
o Abridor marca 2 para indicar mínimo 12-13 HCP sem rico;
o Abridor marca 2ST para indicar máximo 14-15 HCP
o Abridor marca 3ST com 20-21 HCP

e) 2ST indica mão balanceada de 16 ou + HCP
o Abridor marca 3 para indicar tricolor e 3¨pede a seca (3ST é Ouros)
o Abridor marca 3 para indicar 12 HCP
o Abridor marca 3 para indicar 13 HCP
o Abridor marca 3 para indicar 14 HCP
o Abridor marca 3ST para indicar 15 HCP

f) 2 ou 2 mostra naipe HHxxx com pelo menos 12 HCP e pede força e abono:
   o Abridor marca 1o. escalão com 12-13 HCP sem abono;
   o Abridor marca 2o. escalão com 12-13 HCP com abono
   o Abridor marca 3o. escalão com 14-15 HCP sem abono;
   o Abridor marca 4o. escalão com 14-15 HCP com abono;

nota: não faz parte dos escalões o naipe de Paus pois 3 indica tricolor com abono no rico mencionada e 3 pede a seca e 4 pede máximo e mínimo.

OBS. Caso o Respondedor marque outro naipe após a pesquisa de força e abono, este estará fazendo um interrogativa

Tratamento de abertura de 1 com mão especial

1o duas ou três cartas sem honra (A/K/Q)
2o seca ou chicana –
3o honra seca ou honra segunda (H ou Hx)
4o honra terceira (Hxx)
5o quatro cartas (xxxx) é abono no naipe da pergunta
6o honra quarta (Hxxx)
7o duas honras (HH ou HHx)
8o duas honras quarta (HHxx ou HHxxx)
9o três honras (HHH ou HHHx)

a) 1 passo 1 passo
   (2 ou 2 ou 2 ou 2) => são interrogativas Beta

b) 1 passo 1 ST passo
    (3 ou 3 ou 3 ou 3) => são interrogativas Beta

RESPOSTA SOBRE ABERTURA DE   1 / 1 /1

Uma resposta em naipe acima indica mão negativa até 9- HCP, nesse caso se o Abridor marcar 1ST ele estará mostrando um canapé fraco no naipe da resposta negativa e se marcar o naipe da resposta negativa estará mostrando um canapé de 16 ou + HCP.
A resposta de naipe é semi-positiva de 9+-11 HCP
A resposta de 1 ST é positiva de 12-15 HCP
O abono imediato (6-7 HCP) em nível 2 mostra 4 cartas
O abono na terceira fala do Respondedor indica (8-9 HCP)
O abono em nível 3 mostra 5 cartas e (9+ a 11 HCP).

RESPOSTA SOBRE ABERTURA DE 1 ST (16-19 HCP)

2 é início de sign-off (menos de 6 HCP) e obriga o abridor a marcar 2 para dar sign-off passando, ou marcando naipe; a voz de 2ST é negativo impossível e mostra interesse de Slam em naipe pobre cabendo ao Abridor marcar:
3ST com os dois pobres e máximo
3 com naipe 4o ou 5o (3 pergunta a força)
3 com naipe 4o ou 5o (3 pergunta a força)
3 mínimo sem pobre
3 máximo sem pobre
o Respondedor encerra o leilão em 3ST ou em 5 ou 5 sendo que as vozes de
4 e 4 são interrogativas no naipe (xx, Hx, xxx, Hxx, HH ou HHx) em 5

escalões onde H é A ou K ou Q.
2 é stayman, requer 7 HCP e um naipe rico e as respostas são:
2 com 4 cartas e 16-17 HCP
2 com 4 cartas e 16-17 HCP
2ST nega rico e mostra 16-17 HCP
3 indica 16-17 HCP e pode indicar os dois ricos ou um rico 5o
    (3 pede esclarecimento e a voz de 3ST indica os dois ricos)
3 com 4 cartas e 18-19 HCP
3 com 4 cartas e 18-19 HCP
3ST com os dois ricos e 18-19 HCP
2 e 2 indica naipe 5o com um mínimo de 7-8 HCP e pede força e apoio em 5
   escalões (mínimo sem, mínimo com, máximo sem, máximo com, AKxx)
2ST convite 7-8 HCP
3 ou 3 ou 3 ou 3 convite naipe 6o com duas honras (AJ ou KJ)
  no caso de interferência joga-se Lebensohl onde:
2ST força Abridor a marcar 3 para que o Respondedor dar sign-off a seguir,
as marcações em nível 2 são sign-off
as marcações em nível 3 são forçantes
o cue-bid pede naipe rico sem pega e retardado após 2ST mostra pega.
4 é naipe longo de Copas sem interesse em Slam => obriga a voz de 4
4 é naipe longo de Espadas sem interesse de Slam => obriga a voz de 4
4ST é convite a 6ST

RESPOSTA SOBRE ABERTURA DE 2 (17-20 HCP)

2 pede a explicação da mão

o Abridor marca: 2 com naipe longo de Copas e pelo menos 4 cartas de Paus
o Respondedor marca 2ST para perguntar a distribuição
o Abridor marca: 2 com naipe longo de Copas e pelo menos 4 cartas de Paus
o Respondedor marca 2ST para perguntar a distribuição
o Abridor marca: 2ST com naipe longo de Ouros e pelo menos 4 cartas de Paus
o Respondedor marca a pega que tem em naipe rico querendo jogar 3ST ou
   marca 3ST se tiver pega nos naipes ricos.
o Abridor marca: 3 com naipe 6º ou 7º de Paus.
o Respondedor marca na seqüência a pega que tem para jogar 3ST
  3 ou 4 são barragens respectivamente com 5 ou 6 cartas de abono
  2 ou 2
são sign-off com naipe longo – menos de 5 HCP
  no caso de interferência no nível 2 => o dobre é punitivo
=> marcação de naipe é sign-off
=> passo mostra menos de 6 HCP
=> 2ST é positivo (10 ou +) pede naipe
=> 3ST é para cartear (8-10 HCP) c/ boa pega
no caso de interferência em nível 3 => vale os mesmos princípios
no caso de interferência o cue-bid é interesse em Slam.

RESPOSTA SOBRE ABERTURA DE 2 MULTI (7-10 sexto rico ou tricolor com 17-20)
a marcação de 2 é negativo para jogar em Copas e pode ser negativo ou positivo para jogar em Espadas; o abridor passa c/Copas ou corrige para 2 sendo que o respondedor pode marcar 3 como barragem ou marcar 2ST como convite, cabendo ao abridor fechar em game com o máximo.

a marcação de 2 é negativo para jogar em Espadas, porém semi-positiva para jogar em Copas, sendo que o abridor passa com naipe 6 fraco e com 6 fraco marca 3 com o mínimo e marca 4 com o máximo.

a marcação de 3 ou 3 é forçante e pede apoio ou a marcação do monocolor com o mínimo;

a marcação de 3 é barragem corrigível;
a marcação de 3 é convite a 4 se o Abridor estiver no máximo e forçante a game se o Abridor tiver o naipe de Copas.

A marcação de 2ST é positivo e pede monocolor e força: 
3 máximo c/Copas; 
3 máximo com Espadas; 
3 mínimo com Copas; 
3 mínimo com Espadas. 
A inversão é para facilitar cue-bids e marcação de seca no caso tentativa de slam. No entanto se o Abridor marcar o monocolor é sign-off, pois era um psíquico.

Nota em todas essas seqüências se o Abridor tiver tricolor forte ele marca debaixo da seca pulando uma a voz de resposta normal ou marca 2ST com seca de Espadas.

Se o Abridor tiver tricolor forte, o Respondedor ao marcar a seca pede os pontos da mão em escalão:
 1º escalão 17 HCP; 2º escalão 18 HCP; 3º escalão 19 HCP; 4º escalão 20 HCP.

RESPOSTA SOBRE ABERTURA DE 2 OU 2 (12-16 HCP)
a resposta de 2ST é positiva e pede a distribuição:
o Abridor marca: 3 com 5422; 3
com 5431 e 3 cartas de Ouros; remarca o naipe de abertura com 6421; marca o outro rico com 5431 e 3 cartas nele; 3ST com 5521; 4 com 5530 e 3 cartas do outro rico ; 4 com 5530 e 3 cartas de Ouros a voz de abono em nível do rico é convite e o abono em 4 é convite;
a marcação de outro naipe é sign-off e indica naipe longo sólido.

No caso de interferência o dobre é punitivo pois os naipes do Abridor são conhecidos, e a voz de 2ST ignora o overcall e pede normalmente a distribuição.

Na aproximação para slam:
-cue-bids após naipes combinados;
- a voz de 4ST e 5ST é Avarelli;
- durante o leilão o salto injustificado em outro naipe é pergunta de controle (control asking bid)  no naipe e há dois tipos de respostas:
- quando a mão perguntada é regular, sem seca ou chicana, a pergunta tem 4 escalões de resposta: 
1o. escalão nada; 2o. escalão K; 3o. escalão A; 4o. escalão AK
- quando a mão é indeterminada e pode ter seca ou chicana, a pergunta tem 6 escalões
   de respostas: 1o. nada, 2o. seca, 3o. chicana, 4o. K, 5o. A, 6o. AK ou AQ
exemplo1: 1 passo 2 passo ou 1 passo 3
passo
(3 ou 4 ou 4) são asking bids no naipe mencionado em 6 escalões
exemplo2: 1 ST passo (4 ou 4) é asking bid com resposta em 4 escalões
exemplo3: (1 ou 1 ou 1) passo 3 é asking bid em 6 escalões.

Overcall contra ST adversário é Brozel somente em 2a. ou 3a. posição:
não há dobro direto punitivo, somente o parceiro pode querer deixar dobrado;
dobro indica monocolor e obriga a voz de 2 ou permite o passo com muito jogo;
2 é bicolor de Paus com Copas;
2 é bicolor de Ouros com Copas;
2 é bicolor de Copas com Espadas;
2 é bicolor de Espadas com pobre;
2ST é bicolor pobre;
marcação de naipe em nível 3 é barragem com naipe muito longo.

No leilão competitivo segue as seguintes convenções: 
Sobre abertura de 1 a voz de 2 é naipe de overcall 
Sobre abertura de 1 a voz de 2 é naipe de overcall 
Sobre abertura de 1 a voz de 2 é forçante a game em mão de mais de 20 HCP, com tricolor
       ou bicolor (5-5, 6-5 ou 6-4) 
Sobre abertura de 1 a voz de 2 é forçante idem a anterior 
Sobre abertura de 1 em naipe o overcall de 2ST é bicolor com 3 a 4 perdedoras
            e o advancer (parceiro do overcaller) pergunta o bicolor como se segue:

se a abertura foi de 1 pergunta em 3 e o overcaller marca
3 com bicolor de Ouros e Copas
3 com bicolor de Ouros e Espadas
3ST com bicolor rico

se a abertura foi de 1 o overcaller marca:
3
com Copas e Paus
3 com Espadas e Paus
3ST com bicolor rico

se a abertura foi de 1 o overcaller marca:
3 com Ouros e Paus
3 com Espadas e Paus
3ST com Espadas e Ouros

se a abertura foi de 1 o overcaller marca
3 com Ouros e Paus
3 com Copas e Paus
3ST com Copas e Ouros

Overcall em salto em outro naipe é monocolor 6o. ou 7o. fraco (7-10 HCP)
nesse caso a voz de 2ST do advancer pede honra lateral que deve ser marcado somente com máximo que requer 2 honras no naipe do overcall.

Detalhamento da Convenção Italiana (Garozzo) para pedir naipes sobre 2ST (20-21)

O respondedor marca 3 e o Abridor explica a mão como segue:
1) 3 = com 1 ou 2 ricos
2) 3 = com Copas e 1 pobre
3) 3 = com Espadas e 1 pobre;
4) 3ST = com 1 ou 2 pobres.

As seqüências de vozes pedindo esclarecimento são sempre naipe acima ("relay"):

Em (1) após 3, que indica 1 ou 2 ricos, o Respondedor marca o naipe seguinte ("relay") para perguntar ao abridor sua mão. O Abridor marca 3 com 4 cartas de Espadas (note o Transfer implícito), marca 3ST com 4 cartas de Copas, marca 4 com os dois ricos e 3 cartas de Paus (note o Transfer implícito para Paus), marca 4 com os dois ricos e 3 cartas de Ouros

Em (2) após 3, que indica Copas e 1 pobre, o Respondedor marca o naipe seguinte ("relay") para perguntar ao Abridor sua mão. O Abridor marca 3ST dizendo que o outro naipe é Ouros, marca 4 dizendo que o outro naipe é Paus

Em (3) após 3, que indica Espadas e 1 pobre, o Respondedor não marca o naipe seguinte porque 3ST seria cartear e portanto faz o "relay" em 4 e o Abridor marca 4 com naipe de Ouros e marca 4 com naipe de Paus

Em (4) após 3ST que indica 1 ou 2 pobres, o respondedor faz "relay" em 4 e o Abridor marca 4 com 4-3-3-3 e naipe de Ouros, marca 4 com 4-3-3-3 e naipe de Paus, marca 4 com os dois pobres e 3 cartas de Espadas, marca 4ST com os dois pobres e 3 cartas de Copas, marca 5 com 5 cartas de Paus e marca 5 com 5 cartas de Ouros.

As vozes de 3 e 3 do Respondedor indicam naipe quinto e são forçantes, cabendo ao Abridor marcar 3ST sem nenhuma honra 3a. ou 4a. de abono, abonar a "game" com uma honra 3a., 4a. ou com 4 cartas brancas, dar "cue-bid" com 2 honras terceiras ou quartas.

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