REVOKE

Chamamos de "Revoke" ao ato inadvertido de usar um trunfo para ganhar uma vaza quando se tem carta do naipe corrente. O "Revoke" é configurado (não pode voltar atrás) quando a vaza seguinte já foi iniciada. As vezes o "Revoke" somente é percebido vazas depois ou no final do carteio. Em todos esses casos o árbitro deve ser  chamado para julgar conforme regulamento e aplicar a penalidade, que em geral, transfere duas vazas da dupla que fez a vaza, fazendo Revoque, para a outra dupla, ou seja, quem fez o Revoke (Carteador ou defensor) nunca poderá ter uma vantagem nas várias decisões possíveis do árbitro.

No caso de um defensor infrator perceber imediatamente o "Revoke", quando a vaza está ainda em curso, ele poderá voltar a carta jogada, porém esta ficará penalizada conforme decisão que o árbitro irá aplicar. A carta penalizada ficará exposta na mesa e quando esse naipe for jogado o defensor deverá servir essa carta, ou quando o defensor infrator fizer uma vaza ele deverá usar essa carta para iniciar a vaza seguinte. Dependendo do caso, o parceiro do infrator não poderá jogar uma carta do naipe da carta exposta durante a infração.

Isso não se aplica ao Carteador, pois o fato do Carteador mostrar uma carta ainda não jogada só dá vantagem aos defensores, porém se um defensor mostrar uma carta de outro naipe, possuindo carta do naipe corrente, ele estará dando informação adicional ao parceiro.  

Nota: há um caso polêmico de Revoke que num Grand Slam em 7 faltando o Ás de trunfo, devido a dupla oponente ter feito um Revoke num naipe lateral, ao se aplicar a penalidade de passar uma vaza para a outra dupla devido o Revoke, o contrato foi cumprido. Portanto Revoke é coisa séria para se evitar de fazer.
///