RESPOSTAS EM NÍVEL 3 APÓS ABERTURA DE 1ST

Num Leilão livre, isto é, sem interferência dos oponentes, quando se joga que a resposta de 2 é um transfer para 3 e a resposta de 2ST é um transfer para 3, ambas aparentemente atuando como sign-off, porém podendo ser mãos fortíssimas, as mãos 5-4 em naipe pobre ou mesmo os bicolores 5-5 envolvendo um naipe pobre e um naipe podem ser melhor esclarecidas através de uma convenção de Leilão que vamos explicar abaixo.

Abridor  Respondedor
   1ST          2  <= transfer para 3  (1) 
                   2ST  <= transfer para 3  (2)
                    3  <= mão 5+ e 4
                    3  <= mão 2-2-5-4 
                    3  <= mão 5+ 4  e seca de  (3154 ou 2164)
                    3  <= mão 5+ 4  e seca de (1354 ou 1264)

(1) Abridor Respondedor
         1ST        2
           ?
Na seqüência do transfer para 3 o Abridor pode marcar "un passant" 2ST. Isso permite que o Abridor possa convidar o Respondedor a game dizendo se tem ou não tem bom apoio em com mão máxima.
Denomina-se de transfer com "pre-accept" a essa possibilidade de poder mostrar interesse em jogar 3ST caso o naipe do Respondedor seja de convite.

Algumas duplas convencionam que "quebrar o transfer", ao marcar 2ST, indica não interesse, ou provável dubleton branco de Paus, enquanto que marcar direto 3 mostra honra 3a. e máximo. Entenda-se máximo como ter controle nos outros naipes e ter possibidade de se fazer mais 3 vazas imediatas, além das 6 vazas no naipe do transfer.
Outras duplas internacionalmente convencionam exatamente o contrário, ou seja, quebrar o tranfer mostra ter gostado da mão. Considerando que aqui no Brasil muitos experts adotam que quebrar o transfer mostra não ter gostado da mão e marcar 3 direto mostra máximo e honra terceira, vamos adotar neste texto o que se joga mais no Brasil. Assim, marcar direto mostra ter gostado da mão.

Por exemplo, se o Respondedor tiver uma mão tipo:
(a)
xx Jx xxx KQ10xxx  (b) xx xx xxx AQ10xxx  (c) xx Kxx xx J1098xx
Abridor Respondedor
   1ST         2
    3          ? 
Em (a) e (b) o Respondedor deve marcar 3ST, pois o Abridor está indicando interesse em jogar 3ST devendo ter uma honra terceira de Paus e Ases nos outros naipes. Já em (c) a mão deve ser de sign-off mesmo e o Respondedor deve passar em 3.

(2) Abridor Respondedor
         1ST        2ST <= transfer para 3
          3          ?
O mesmo critério anterior se aplica aqui, sendo a quebra do transfer a marcação de 3

Por exemplo, se o Respondedor tiver uma mão tipo:
(a) xx Jx AJ9xxx xxx  (b) xxxx xx Qxxxxx x  (c) Ax x 1087xxxx xxx
Abridor Respondedor
   1ST         2ST
     ?
Em (a) se o Abridor marcar 3 que indica não ter gostado da mão o Respondedor deve corrigir para 3 que encerra o Leilão, porém se o Abridor marcar 3, que significa que ele gostou da mão, o Respondedor deve aceitar o convite e tentar game em 3ST. Em (b) e (c) o Respondedor tem uma mão de completo sign-off e portanto deve recusar qualquer convite feito durante o transfer.  

Marcação de bicolores 5-5 e unicolores forte

Abridor    Respondedor
  1ST                2 <= transfer para
2ST/3   3/3/3 <= mostram respectivamente 5-5 / 5-5 / 5-5
                                              e além de forçante a game indicam interesse em Slam

Abridor   Respondedor
   1ST               2
 2ST/3         4 <= mão forte, pede início de cue-bid


Abridor    Respondedor
  1ST                2ST <= transfer para
2ST/3      3/3 <= mostram respectivamente 5-5 / 5-5
                                         e além de forçante a game indicam interesse em Slam

Abridor   Respondedor
   1ST               2ST
 2ST/3         4 <= mão forte, pede início de cue-bid


Abridor    Respondedor                                              Abridor   Respondedor
   1ST               2 <= transfer para                         1ST            2 <= transfer para           
    2               2 <= indica bicolor 5-5               2            3 <= indica bicolor 5-5
                                     forçante ao nível 3                                                  forçante a game

Pesquisa da mão em nível 3

Abridor    Respondedor
   1ST             2
   2              3 <= pergunta a mão
     ?
Abridor marca: 3 com mão 4-3-3-3
                            O Respondedor faz relay em 3 e Abridor esclare o naipe: 
                            3 <= 3-3-3-4      e    3ST <= 3
-3-4-3
Abridor marca: 3 com os dois naipes pobres na mão 2-3-4-4  
Abridor marca: 3 com os dois naipes pobres na mão 3-2-4-4 
Abridor marca: 3ST com pobre 5o.
                            O Respondedor poder fazer relay em 4 para saber o naipe quinto
                             Abridor marca 4 com 5
                                           marca 4 com 5 (nega A) e  marca 4 com 5 e A

Abridor    Respondedor
   1ST             2
   2              3 <= pergunta a mão
     ?
Abridor marca: 3 com dois naipes 4-4
Abridor marca: 3 com dois naipes 4-4  
Abridor marca: 3 com dois naipes 4-4
Abridor marca: 3ST com mão de 1 só naipe: 3-4-3-3 

Abridor    Respondedor
   1ST             2
   2              3 <= pergunta a mão
     ?
Abridor marca: 3 com dois naipes 4-4 
Abridor marca: 3 com dois naipes 4-4
Abridor marca: 3ST com mão de 1 só naipe: 4-3-3-3 

Marcação de mãos de 5-4

Abridor  Respondedor
   1ST           3  <= mão 5+ e 4
    ?
3 <= relay, pergunta a mão do Respondedor
                         Respondedor marca:
                         3   com seca de em mão 
x=1=4=5+ 10-14 hcp
                                  Abridor marca 3 com pega de negando pega de e o Respondedor decide
                                  Abridor marca 3ST com pega nos ricos e sem interesse de Slam em pobre
                                  Abridor marca naipe pobre em nível 4 com interesse de Slam e pedindo cue-bid
                         3   com mão 
1=x=4=5+ 10-14 hcp
                                  Abridor marca 3ST com boa pega nos ricos ou marca naipe pobre em nível 4   
                        3ST 
  com mão  2=2=4=5    10-14 hcp
                        4ST   com mão 
2=2=4=5    15-16 hcp quantitativo (convite)
                        5ST   com mão 
2=2=4=5    17-18 hcp forçante Slam (Abridor escolhe o contrato)
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-3-2

Marcação de mãos de 2-2-5-4

Abridor  Respondedor
   1ST           3  <= 2-2-5-4
    ?
3  <= tem pega de e não tem pega de
3  <= tem pega de e não tem pega de
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4  <= mão máxima com 4+
4  <= mão máxima com 4+

Marcação de mãos de x-1-5+4

Abridor  Respondedor
   1ST           3  <= x-1-5+4
    ?
3  <= tem pega de e não tem pega de
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4  <= mão máxima com 4+
4  <= mão máxima com 4+

Marcação de mãos de 1-x-5+4

Abridor  Respondedor
   1ST           3  <= 1-x-5+4
    ?
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4  <= mão máxima com 4+
4  <= mão máxima com 4+

Marcação de Smolen em mão 6-4 ou  5-4 ou  6-4 ou 5-4

Abridor  Respondedor                                                 Abridor  Respondedor
   1ST            2                                                                 1ST           2
    2            3 <= Smolen (6-4)                            2           3 Smolen (6-4)
     ?                                                                                        ?
Abridor marca:                                                              Abridor marca:
    3 apoio 3. mínimo                                                  3ST nega apoio 3o.
   3ST nega apoio 3o.                                                        4 apoio 3 máximo e cue-bid
    4 apoio 3 máximo e cue-bid                                 4 apoio 3 máximo e cue-bid  
    4 apoio 3 máximo e cue-bid                                 4 apoio 3 mínimo

Abridor  Respondedor                                                 Abridor  Respondedor
   1ST            2                                                                 1ST           2
    2            3 <= Smolen (6-4)                            2           3 Smolen (6-4)
    3              ?                                                                   3ST             ?
Respondedor marca:                                                   Respondedor marca:
                3ST com mão 5-4-2-2                                4 splinter (mão 6-4) interesse em Slam
                 4 splinter                                                               4 splinter (mão 6-4) interesse em Slam
                 4 splinter                                                               4 para jogar
                 4 cue-bid sem controle nos pobres                 4ST quantitativo mão 5-4-2-2 e
                 4 para jogar                                                                  Abridor passa ou marca 6ST

Nota: duas seqüências não forçante a game
Abridor  Respondedor                                                  Abridor   Respondedor
  1ST           2                                                                   1ST            2
  2            2 (5-4 7/8 hcp)                                   2             2 (5-4 7/8 hcp)
   ?                                                                                         ?
Abridor passa com apoio 2o. ou mínimo                    Abridor passa com apoio 2o. ou mínimo
apoia com 3 e máximo                                               apoia com 3 e máximo


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