FSF = Fourth Suit Forcing ( quarto naipe forçante a "game" ou por uma volta ?)

Escolha qual a corrente que você quer seguir e faça um acordo com o seu parceiro:

A) A opinião do OKBridge é que deve ser forçante a "game":

Quando um Respondedor não é passado e sua segunda fala é o quarto naipe num Leilão onde o oponente não intervém, sua fala é artificial e mostra 12 ou mais pontos estabelecendo uma seqüência forçante a "game" no Leilão.

Por exemplo:
Abridor   Respondedor
   1               1
   2               2 <= é artificial, não precisa ter naipe de Copas, e pergunta a mão do Abridor
    ?                               para resolver achar contrato em mãos como: AQxxx J9x Kx Kxx
O Abridor responde:
2 - abono no primeiro naipe do Respondedor mostra 3 cartas
2ST - mostra pega no segundo naipe do Abridor
3 - mostra segundo naipe do Abridor ser 5o.
3 - remarcação do primeiro naipe do Abridor mostra 6-4 negando abono 3o e pega
3 - abono no segundo naipe do Respondedor mostra 4 cartas no naipe
Nota: Algumas duplas convencionam marcar 3 com honra 3a. e 15 HCP e 3ST com 15 HCP e boa pega no quarto naipe (AJ9 ou KQ10 ou AQ)  

FSF não se aplica para a seguintes situações:
a1) Quando o quarto naipe é falado no nível 1
Abridor  Respondedor
   1             1
   1             1  <= embora seja forçante por uma volta, não é forçante a "game"

a2) Quando se joga 2/1, o Respondedor ao fazer sua primeira fala no nível 2 já estabeleceu um Leilão forçante a "game", logo a marcação do quarto naipe é natural, não é artificial para forçar "game".
Abridor  Respondedor
   1              2
   2              2 <= mostra naipe de Copas ou uma mão com honras em Copas

a3) Quando o Respondedor pula em naipe na segunda fala esta fala não é artificial:
Abridor  Respondedor
   1             1
   2             3 <= mostra convite com bicolor de Espadas e Ouros

No caso de querer forçar a "game" o Leilão seria:
Abridor  Respondedor
   1             1
   2             2 <= forçante a "game"
   2X              3 <= forte bicolor de Espadas e Ouros

B) A opinião de Kantar (e nossa) é que não é forçante a "game" 
 
Dentre os que não consideram a marcação do quarto forçante a "game", está o famoso Grande Mestre Eddie Kantar, também escritor e colunista de Bridge, que publicou no Boletim da ACBL de jan-fev de 2000, um artigo considerando o quarto naipe é forçante a "game" somente quando leiloado em nível 3, o que contraria aqueles que preconizam que o quarto naipe é forçante a "game" quando leiloado no nível 2.

Kantar argumenta que:
a) após dois um naipe pobre e dois naipes ricos terem sido marcados no nível 1:
Abridor Respondedor                      ou            Abridor  Respondedor
   1            1                                                     1              1
   1              ?                                                      1               ?

b1) O Respondedor pode passar com 5-6 HCP e 3 cartas de Espadas, e com suporte de 4 cartas em Espadas o Respondedor marca:  2 com   7 a 10 pontos (HCP + distribuição),
                                                           3 com 11 a 12 pontos (HCP + distribuição) e
                                                           4 com 13 a 16 pontos (HCP + distribuição).

b2) O Respondedor com mão balanceada marca: 
       1ST com   7 a 10 HCP (exceção - mão não balanceada com 5 cartas no quarto naipe não falado),
       2ST com 11 a 12 HCP e
       3ST com 13 a 15 HCP  

b3) O Respondedor remarca naipe 6o. de Copas (às vezes naipe 5o. bem sólido):
       2 com   6 a 9 pontos,
       3 com   9 a 11 HCP e bom naipe, pedindo apoio de 2 cartas e 14+ ou mais de abertura,
       4 com 11 a 14, e ótimo naipe 6o. ou 7o. com uma perdedora nele.

b4) O Respondedor abona o primeiro naipe do Abridor:
       2/2 com 7 a 10 pontos e 4 cartas (ou 3 cartas quando o 4o. naipe é ruim),
       3/3 com 11-13 pontos (convite) e 4 cartas de abono.

b5) Usa o quarto naipe com:
       - mão balanceada e 11+ pontos, sem pega nele e geralmente 5 cartas de ,
       - com 14+ pontos e abono no naipe pobre do Abridor, buscando jogar 3ST,
       - com naipe 6o. com pontos para "game", mas naipe fraco para saltar, quer honra 3a.
       - com outro naipe quarto ou quinto, e pontos para game.

b6) Com dois naipes convidando, salta-se no quarto naipe não falado:
       - com 10-11 HCP e naipe 5o. + quarto naipe 4o. ou 5o.  
Nota: Alguns jogadores, convencionam que o salto no quarto naipe indica um naipe 6o. pobre em mão de convite com 10-11 HCP.

b7) Quarto naipe forçante em 2 ou 2.
Abridor  Respondedor            ou         Abridor  Respondedor
   1             1                                         1            1
   1             2                                         1            2
    ?                                                                ?
Kantar conclui, que este Leilão não é forçante a "game" a menos que o quarto naipe seja leiloado no nível 3. Logo, o Abridor tem que saltar no nível 3 (em 3 ou 3ST) com 15-17 para expressar interesse de "game", pois em alguns casos o Abridor tem que preferir Copas com duas cartas, especialmente na seqüência após a marcação de 2 como quarto naipe. A voz de 2ST mostra uma pega no quarto naipe, mas não é forçante, pois mostra mínimo 12-13 HCP. 

C) Em competição
Não se usa a convenção de quarto naipe forçante, ela fica desativa, quando há interferência adversária, nesse caso é muito usado o cue-bid no naipe adversário para estabelecer um Leilão forçante a "game".

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