Parabéns ao Time brasileiro feminino que ao vencer na categoria feminina o 51o. Campeonato Sul Americano realizado no Hotel Portales, na alta atitude de Cochabamba na Bolívia, consegue a única vaga sul americana para o mundial feminino de 2001 em Bali na Indonésia.


Da esquerda 
para a direita:
Heloisa Nogueira, 
Isabella Vargas, 
Agota Mandelot, 
Ana Assumpção e 
Leda Leme Pain, 

e ao fundo a 
bandeira brasileira
infelizmente
colocada de 
ponta cabeça.




Segundo Agota, esposa do campeão brasileiro de bridge Pedro Mandelot, o hotel era muito agradável, barato e com bom serviço, o que abrilhantou o evento.

As duplas brasileiras eram: Agota Mandelot e Leda Dulce Leme Pain, Heloisa Nogueira e Ana Maria Assumpção e as cariocas Isabella Vargas Andarde e Sylvia Figueira de Mello, porém com o infortúnio do falecimento de Gustavão, pai de Sylvia Mello, esta voltou ao Rio e não pode jogar a fase final do campeonato. No entanto a dupla Isabella Vargas e Sylvia Mello (Tubiska) jogou muito bem na fase classificatória. Sylvinha é considerada uma das melhores jogadoras brasileiras, é irmã do campeão mundial Roberto Mello, e foi parceira do campeão Zé Barbosa, tido como um dos mais fortes jogadores de bridge do Rio de Janeiro. 

As irmãs Heloisa e Ana, são em São Paulo uma dupla feminina muito forte, pois jogam juntas há muito tempo. Ana é esposa do campeão mundial Pedro Paulo Assumpção e Heloisa Nogueira é esposa de Ruy Nogueira Filho, forte jogador de bridge rodado no clube Harmonia.

A dupla Agota e Leda é recente. Ambas têm muita experiência em bridge, porém há um destaque para Agota, pois já venceu o Sul Americano por 11 vezes. Agota é filha do saudoso engenheiro húngaro Ferenc Szarvas, que foi forte jogador de bridge rodado aqui em São Paulo, e que em 1930 teve a primazia de participar na Europa do primeiro torneio mundial de mãos preparadas. 

Na fase classificatória o time brasileiro feminino, ao contrário do time masculino que liderou o round-robin de ponta a ponta, não foi bem e terminou em terceiro.

No masculino, o Brasil na semi final enfrentou e massacrou o Chile, entrando como favorito na final contra a Argentina que vencera o Uruguai. Porém deu Argentina para espanto dos brasileiros que acompanharam as notícias de longe.

No feminino, o Brasil enfrentou o Chile, enquanto que a Argentina enfrentou o Uruguai. Num jogo bem disputado o time brasileiro feminino passou para a final para enfrentar o forte time feminino argentino.

A final foi duríssima, porém o time de Agota venceu por 18 pontos de vantagem, dando a Leda seu primeiro título de campeã sul americana de bridge.

O time feminino da Argentina foi:
MALENA IACAPRARO
CHARO GARATEGUY
GLORIA ROSENFELD
SILVIA BOLDT
AMANDA SALAMANCA
SUSANA VILA SÁNCHEZ
Capitã: CRISTINA ANTONINI

Veja a foto do feminino da Argentina aqui

Veja outra foto do feminino brasileiro aqui

Veja foto da dupla Agota e Leda em ação aqui

Agota não esquece da pitoresca bolsa contra o Chile:

                           AK
                           K9
                           10842
                           A10943
      942                                   7653
      J8                                      Q742
      A63                                   KQ975
      KJ865                               -
                          QJ108
                          A10653
                          J
                          Q72

Leilão:  Este   Norte (Agota) Oeste  Sul (Leda)    todos Vul
             passo        1ST             passo      2
             dobro     redobro        passo     passo
             passo
saída  J

Agota comentou que embora não jogue 1ST fraco, mas sim de 15-17, rasgou as convenções e abriu de 1ST com 14 pontos em cartas altas na distribuição 5-4-2-2. A chilena em Oeste dobrou 2
para pedir saída e teve azar de encontrar as 8 cartas restantes de Paus com seus oponentes que além disso tinham 24 pontos na linha e poderiam ter até mais pontos em cartas altas.

Como ela, e principalmente sua parceira, agüentaram esse redobre não sabemos, pois 2 Ouros seria um bom jogo para E-O, talvez 2 abaixo, embora o ideal fosse ver N-S cartear 3ST que dá 5 vazas na saída. A saída de completou o insucesso da bolsa para o time chileno e a sorte para o time brasileiro que fez 1560 pontos ao cumprir o contrato com duas vazas a mais.

É claro que num jogo. bem disputado como estava. uma situação dessas decide a classificação de um time. Que fique aqui uma lição para aqueles que dobram o meio do leilão para indicar uma saída e esquecem que podem não ter as vazas necessárias para agüentar um eventual redobre.

/ / /