NEW MINOR FORCING 

Tal como a convenção Check-Back Stayman a convenção New Minor Forcing (NMF) é uma ferramenta de leilão que serve para pesquisar outro naipe ou abono terceiro em uma mão de abertura mínima de 12 a 15 HCP, que foi aberta em naipe pobre e cuja segunda fala foi 1ST.

Normalmente em aberturas de naipe pobre evita-se remarcar naipe quinto não sólido e sim somente naipe sexto ou sétimo. Além disso, quando a abertura é feita em naipe pobre, as duplas que jogam 2/1 e mesmo algumas que jogam SAYC, adotam não marcar em segunda fala no nível 1 o naipe rico quarto quando a mão for equilibrada, deixando para fazê-lo somente quando o naipe pobre for quinto, porém tal procedimento pode ficar inibido em mãos com 4 cartas de Copas quando a resposta for 1

Isso faz que com que as mãos 4-4-3-2  e  4-3-3-3 e algumas mãos 5-4-3-1  e  5-4-2-2 tenham como segunda fala a marcação de 1ST pelo abridor.

Em razão disso, para saber como é a mão do Abridor, foram criadas algumas convenções tais como o Check-Back Stayman e o NMF. No Check-Back o Respondedor na segunda fala pergunta ao Abridor se ele tem outro naipe rico ou abono terceiro marcando 2. No NMF, como o próprio nome diz, a pergunta forçante é feita marcando-se o outro naipe pobre ("minor"). Isto é, se o Abridor abriu de Paus a pergunta é feita com 2, se o Abridor abriu de Ouros a pergunta é feita com 2

Com a convenção NMF o sign-off de resposta no naipe pobre de abertura pode ser feito em nível 2, porém no Check-Back, quando a abertura é de 1, para se chegar ao sign-off em Paus é preciso antes marcar 2 para depois dar sign-off em Paus no nível 3 ou no nível 4 em algumas raras situações.

Exemplos em leilão livre (NMF fica desativado em leilão competitivo):
Abridor  Respondedor       Abridor  Respondedor     Abridor  Respondedor  Abridor Respondedor
  1C            1                        1           1                      1            1                   1           1
 1ST            2 <= NMF        1ST           2 <= NMF      1ST           2 <= NMF    1ST          2 <=NMF

Ambas as convenções indagam:
1º) se o abridor tem outro naipe rico quarto; 
2º) se o abridor tem abono terceiro no naipe rico falado com mínimo ou com máximo; 
Nota: no caso do Abridor ter outro naipe rico e também abono 3o. ele deve exprimir o abono terceiro na sua 4a. fala.

Portanto  Após o Abridor marcar 1ST na segunda fala o capitão do leilão passa a ser o Respondedor e este tem por objetivo 4 coisas:
- dar um sign na sua segunda fala;
- convidar o parceiro a game;
- forçar o leilão a game, buscando o melhor fit ou contrato;
- convidar o parceiro a Slam através de splinter e cue-bids cooperativos.
Esses objetivos podem ser tentados através do sacrifício de certas marcações naturais de leilão racionalizando-se as vozes mais úteis para esses objetivos maiores. 

REGRAS DO NMF

Regra1 - O Respondedor, sem abono e com menos de 10 HCP não pode marcar o outro naipe pobre e portanto fica obrigado a passar em 1ST:
Abridor Respondedor                  
    1           1                                 
    1ST         passo <= K932 74 AJ932 63   ou   J7543 Q5 K7653

Regra2
- A remarcação do naipe rico indica naipe sexto (ou quinto sólido) e é sign-off, pois se houvesse alguma hipótese de game o convite tem que passar pelo NMF ou ser feito em salto no nível 3. 
Abridor Respondedor                  
    1           1                                
   1ST           2 <= sign-off  QJ1094 82 Q43 J52   ou   K96543 94 Q32 J3            

Regra3 = A marcação do Respondedor de outro naipe rico em nível 2 mostra mão fraca e o Abridor deve optar entre passar mesmo com abono quarto em Copas ou dar simples preferência em Espadas.
Abridor Respondedor                  
    1           1                                
   1ST           2 <= sign-off  Q9754 KJ82 1043 5   ou   J6543 Q10694 Q32
Abridor Respondedor
    1           1
   1ST           2 <= pede escolha entre os ricos, mão 6-5
                                Q10984 J108743 103     ou   K10654 Q108542 2 3       

Regra4 - A marcação de outro naipe em nível 3 é convite a game e indica bicolor 5-5 e o Respondedor pode passar em caso de misfit, porém se a indicação do bicolor for feita passando antes pelo NMF a seqüência fica forçante pois o Abridor não pode passar na marcação de novo naipe pelo Respondedor. 
Abridor Respondedor
    1           1                                   
    1ST          3 <= 5-5 convite KJ1094 AJ982 3 J2   ou   K10654 AQ1084 Q2
Abridor Respondedor
    1           1
   1ST           2
   2ST           3 <= mostra 5-5 em mão de resposta forçante a game
                            KQ1094 AQ982 3 Q2   ou   KJ10954 AK1084 Q2 -  (4a. fala 4)

Regra5 - A remarcação do naipe do Respondedor em salto no nível 3 é convite com 6 cartas, porém se for feita em nível 2 após passar pelo NMF é forçante por uma volta 
Abridor Respondedor
    1           1                                   
    1ST          3 <= naipe sexto K4 AJ9872 3 QJ2   ou   K106 AQ10884 Q92 3    
Abridor Respondedor
    1           1                                   
    1ST          2
    2           2  <= naipe 6o. forçante por uma volta, pede apoio de honra 2a. ou esclarecimento
                           K109754 AJ98 K3 2    ou    AQ10986 4 Kx KJ93    
     
Regra6 - O abono no naipe pobre passando antes pelo NMF é forçante a game e se fosse feito direto no nível 3 sem passar pelo NMF seria convite (10-11 pontos).
Abridor Respondedor
    1           1
    1ST          2
    2           3 <= abono quarto forçante a game 
                           KQ1094 K2 AQ43 J2   ou   KJ65 Q4 KJ832 A3
Abridor Respondedor          
    1           1
    1ST          3 <=convite 10-11 KJ1094 82 AQ43 J2   ou   KJ65 Q4 KJ832 J3

Regra7
- Após o NMF, quando o Abridor nega outro rico e apoio terceiro, a marcação do Respondedor em novo naipe em salto é um splinter indicando abono no naipe pobre de abertura.
Abridor Respondedor
    1           1
    1ST          2
    2           3 ou 4 <= é splinter forçante a game com abono quarto de Ouros 
                           KQ1094 2 AQ743 Q2   ou   AKJ65 Q94 KJ102 3
Abridor Respondedor          
    1           1
    1ST          2  
    2ST          4 <= splinte com abono de Paus, tentativa de Slam
                           4 AK982 43 AQ754   ou - KQ754 Q2 AJ9753

Outras Explicações - As possíveis vozes após uma pesquisa NMF

Abridor Respondedor
   1           1
  1ST           2
    ?
O Abridor marca 2 informando ter 4 cartas de Copas
O Abridor marca 2 negando 4 cartas de Copas e mostrando abono terceiro e mínimo
O Abridor marca 2ST negando naipe de Copas e abono de Espadas
As vozes de 3, 3 e 3 não são usadas, mas algumas duplas criam uso particular
O Abridor marca 3 negando naipe de Copas e mostrando abono terceiro e máximo (14-15 HCP)

Abridor Respondedor
   1           1
  1ST           2
O Abridor marca 2 negando apoio terceiro em Copas e naipe quarto de Espadas
O Abridor marca 2 mostrando apoio terceiro em Copas e mínimo
O Abridor marca 2 mostrando uma mão bem regular 4=3=3=3 ou 4=2=3=4
As vozes de 2ST, 3, 3 não são usadas, mas alguma dupla pode achar algum uso!
O Abridor marca 3 mostrando apoio terceiro e máximo (14-15 HCP)           

Portanto somente pulamos para o nível 3 com máximo e abono, pois é temerário com máximo querer marcar o outro rico sem segurança de que não estamos diante de um possível misfit!

Note que se o leilão fosse
Abridor Respondedor
    1           1
    1 <= AJ97 85 KQ4 K1074
              o Respondedor com  105 K10952 J85 Q83 irá marcar 2
              assumindo 5 cartas de Paus no Abridor, ao passo que se o Abridor
              marcar 1ST o Respondedor passa.

Abridor Respondedor
    1           1
    1ST           ?      O Respondedor marca 2 para cartear (sign-off)
                             O Respondedor marca 2 NMF pesquisa
                             O Respondedor marca 2 para escolha no nível 2
                             O Respondedor marca 2 para cartear (sign-off)
                             O Respondedor marca 2ST convidando a 3ST e negando 5 cartas de e naipe de
                             O Respondedor marca 3 convidando com 10-12 HCP e 4 ou 5 cartas de abono
                             O Respondedor marca 3 convite a game com bicolor 5-5
                             O Respondedor marca 3 convite a game com bicolor 5-5
                             O Respondedor marca 3 convite com seis cartas
                             O Respondedor marca 3ST para cartear
                             O Respondedor marca 4 Gerber perguntando os Ases
                             As vozes 4 e 4 não são usadas, porém para alguma dupla pode ser útil
                             O Respondedor marca 4 para cartear
                             O Respondedor marca 4ST quantitativo com 18-19 HCP convite a 6ST
                             O Respondedor marca 5 para cartear

Abridor Respondedor
    1          1
    1ST           ?      O Respondedor marca 2 NMF
                             O Respondedor marca 2 para cartear (sign-off)
                             O Respondedor marca 2 para escolha do rico no nível 2
                             O Respondedor marca 2 para cartear (sign-off)
                             O Respondedor marca 2ST convidando a 3ST e negando 5 cartas de e naipe de
                             O Respondedor marca 3 convite com bicolor 5-5
                             O Respondedor marca 3 convite 10-12 HCP e abono quarto nega 5 cartas de
                             O Respondedor marca 3 convite a game com bicolor 5-5
                             O Respondedor marca 3 convite com seis cartas
                             O Respondedor marca 3ST para cartear (13-17 HCP)
                             O Respondedor marca 4 Gerber perguntando os Ases
                             O Respondedor marca 4 RKC1403 para Ouros
                             A voz de 4 não é usada, porém para alguma dupla pode ser útil
                             O Respondedor marca 4 para cartear
                             O Respondedor marca 4ST quantitativo com 18-19 HCP convite a 6ST
                             O Respondedor marca 5 para cartear

Abridor Respondedor
    1          1
    1ST         2
    2           ?       Na continuação, após o Abridor ter negado outro rico ou apoio terceiro
                             O Respondedor marca 2 mostrando 5-5 e forçando por uma volta o leilão
                             O Respondedor marca 2 mostrando naipe 6o. e forçando por uma volta
                             O Respondedor marca 2ST convite com 10=12 HCP
                             O Respondedor marca 3 naipe quarto forçante a game
                             O Respondedor marca 3 abono quarto forçante a game
                             O Respondedor marca 3 splinter com abono quarto de Ouros
                             O Respondedor marca 3 forcante a game em naipe de Espadas e pede cue-bid
                             O Respondedor marca 3ST com 13-17 HCP para cartear
                             O Respondedor marca 4 splinter com abono quarto de Ouros e tentando Slam
                             O Respondedor marca 4 RKC1430 em Ouros
                             A voz de 4 não é usada
                             O Respondedor marca 4 para cartear
                             O Respondedor marca 4ST com 18-19 HCP convite a 6ST
                             O Respondedor marca 5 para cartear
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