LEI 30 - PASSO FORA DA ROTAÇÃO CORRETA (HORÁRIA)

Quando um jogador passou numa rotação errada (e sua fala é cancelada, para aceitar a fala correta que não foi exercitada - veja Lei 29):

A.

Antes de Qualquer Jogador Ter Leiloado

 

Quando um jogador passou fora de rotação antes de qualquer jogador ter leiloado, como penalidade o infrator deve passar quando do seu turno de falar e a Lei 72B1 deve ser aplicada.

B.

Depois de Qualquer Jogador Ter Leiloado

 

1.

Na Vez do RHO (Oponente a Direita) Leiloar

(a)

Ação Requerida pelo Infrator

Após qualquer jogador ter leiloado, para um passo fora de rotação feito na vez do parceiro do infrator leiloar, como penalidade o infrator precisa passar toda vez que for sua vez de falar e a Lei 72B1 precisa ser aplicada.

(b)

Ação Aberta para o Parceiro do Infrator

O parceiro do infrator pode falar qualquer voz suficiente, ou passar, mas não pode dobrar ou redobrar na sua vez de leiloar, e Lei 72B1 pode ser aplicada.

 

2.

Na Vez do LHO (oponente a Esquerda) Leiloar

   

Após qualquer jogador ter leiloado, um passo fora de rotação, na vez do LHO do infrator leiloar, é tratado como uma mudança de fala e a Lei 25 é aplicada.

C.

Quando o Passo É uma Convenção

 

Quando o passo fora de rotação é uma convenção, a Lei 31, não é aplicada. Um passo é uma convenção, através de acordo especial entre os parceiros de uma dupla, ele promete mais do que uma quantidade de força, ou se ele é artificial ele promete, ou nega, valores outros do que no último naipe mencionado.