LEI 25 - POSSIBILIDADE LEGAL E ILEGAL DE UMA FALA

A.

Imediata Correção de Descuidos

 

Até que seu parceiro faça uma Fala, um jogador pode substituir sua descuidada Fala por  sua intencionada Fala, mas somente se ele faz isso sem pausa para pensar (mostrando que foi um "lapsus lingue"). Se for legal sua última Fala ela permanece sem penalidade; se for ilegal, ela fica sujeita as Leis aplicáveis.

B.

Atraso ou Correção Intencional

 

Até que o Oponente a esquerda (LHO), isto é, jogador seguinte Fale, uma Fala pode ser substituída nas situações em que a sessão A anterior não se aplica:

 

1.

Substituir Fala Condenada

A Fala substituída pode ser aceita (tratada como legal) a critério do jogador LHO que foi prejudicado; então, a segunda Fala fica válida e o Leilão prossegue sem penalidade. Se o jogador LHO fez uma Fala antes de que seja notada a infração, então o Diretor determina que o jogador LHO retorne sua Fala para que o ofensor aplique sua Fala original na sua vez, o ofensor retira sua Fala sem penalidade, e LHO pode retroceder sua Fala sem penalidade (mas veja Lei 16C2).

 

2.

Não Condenada

   

Se a Fala substituída não é aceitada, ela é cancelada, e

   

(a)

A primeira Fala Ilegal: se a primeira fala foi ilegal, o infrator fica sujeito a Lei aplicável (e a saída penalizada da Lei 26 pode ser aplicada na segunda Fala).

   

(b)

Primeira Fala Legal: se a primeira Fala foi legal o ofensor precisa de:

     

(1)

Deixando a primeira Fala ficar permitida, (penalidade) seu parceiro precisa passar na sua próxima vez de  Falar (veja Lei 23 quando o passo prejudica o lado não ofensor), ou,

     

(2)

Substituindo outra Fala por qualquer fala legal, (penalidade) o Leilão prossegue normalmente e o parceiro do ofensor não pode basear sua Fala na informação da Fala retirada); O lado ofensor pode receber uma pontuação não maior do que abaixo da média (veja Lei 12C1).

   

(c)

Saída Penalizada

   

Em ambos os casos b1 e b2 acima, o parceiro do infrator será sujeito a uma saída penalizada (veja Lei 26) se ele se tornar o saidor.