LEBENSOHL COMO DEFESA NA INTERVENÇÃO ADVERSÁRIA
APÓS PARCEIRO ABRIR DE 1ST (15-17)


Essa convenção é usada após o parceiro ter aberto de 1ST e após o oponente seguinte fazer uma intervenção ("overcall") em nível dois (2C / 2D / 2H / 2S). Nesse caso a convenção de Transfer fica desativada e passa a valer a convenção Lebensohl, aqui analisada, que irá suprir a falta da convenção Stayman, pois esta ficou destruída pelo "overcall" adversário.

Regra 1: A resposta dada em naipe em nível 2 é "sign-off", ou seja, o Abridor deve passar.
Abridor    Oponente    Respondedor
  1ST             2C       (2D ou 2H ou 2S) <= "sign-off"  
  1ST             2D             (2H ou 2S) <= "sign-off"

  1ST             2H                    2S  <= "sign-off"

Regra 2: O dobre é punitivo, exceto caso o dobre seja em 2C quando este indicar uma fala artificial alertada pelos oponentes (normalmente indicando um unicolor sexto qualquer), neste caso o dobre passa a ser a voz de Stayman, ignorando o "overcall" adversário. Ou seja, o dobre recupera a voz de Stayman evitando-se assim que se perca o uso dessa importante forma de se analisar a mão do abridor de Sem Trunfos. 

Regra 3: A resposta de 2ST é indeterminada e força o abridor a marcar 3C. Segue as seguintes alternativas para o respondedor:

a) o Respondedor passa em 3C indicando que tem naipe longo de Paus e mão fraca;
Abridor    Oponente    Respondedor  Oponente
  1ST             2H                  2ST                passo
  3C            passo            passo              passo         

a mão do respondedor pode ser: S63  H95 DQ83 CK98765 

b) o Respondedor, na segunda fala, marca um outro naipe em nível 3, de menor hierarquia que o naipe de "overcall" adversário, indicando naipe longo e mão fraca ("sign-off").
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                   1 ST           2S             2ST                 passo 
                    3C          passo    (3D ou 3H) <= "sign-off"
Respondedor =>  SH975 DAQ873 C10965 => 3D
Respondedor =>  SHJ98754 D 873 CJ65 => 3H

c) o Respondedor, na sua segunda fala, marca 3ST indicando que tem pega no naipe adversário e pontos suficientes para jogar "game", sem ter interesse em naipe rico. 
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                   1 ST           2S             2ST                 passo 
                    3C          passo          3ST <= "sign-off"
Respondedor =>  SQ106  H95 DAQJ873 C96 
Respondedor => S K6  H Q95 DA73 C K10962 

Obs. Denomina-se "Reverse Lebensohl" ao uso invertido da sinalização de pega no naipe adversário, isto é, no "Reverse" marca-se 3ST direto quando se tem pega.

d) o Respondedor, na segunda fala, marca o naipe falado pelo adversário  ("cue-bid"), que tem um significado (tipo Stayman) de pedir naipe rico, porém adicionalmente dizendo ter pega no naipe da intervenção adversária. 
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                    1ST          2S              2ST                passo
                    3C         passo           3S   <= informa ter 4 cartas de Copas e força
                                                                    de game e pega, o abridor decide.
Respondedor =>  SQ106  HKJ95 DQ873 C K6 
Respondedor => S K6  H QJ95 DA7 C J10962 
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                   1 ST          2D               2ST              passo
                    3C         passo            3D  <= "cue-bid" informa ter pega no naipe 
                                                                        adversário e ter um naipe rico.
Respondedor =>  SQ1076  H95 DA8 CK9643 => 3D
Respondedor => S K986  H AQ95 DJ973 C 6  => 3D

e) o Respondedor, na segunda fala marca um outro naipe hierarquicamente superior ao do adversário indicando, ter naipe quinto com pega no naipe adversário e força de "game".

Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                    1ST           2D              2ST               passo
                    3C          passo     (3H ou 3S) <= informa ter pega no naipe
                                                                               adversário e ter um naipe quinto
Respondedor =>  SQ106  HK9875 DQ83 CK6 => 3H
Respondedor => S KQ762  H 5 DA7 C 109642 => 3S 

Regra 4: quando o Respondedor dá um "cue-bid" no naipe do oponente ele nega pega neste naipe e indica ter naipe rico quarto, de modo que o abridor deve marcar seu primeiro naipe rico em seqüência.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                   1ST          2D              3D <= informa NÃO ter pega no naipe
                                                                    e ter pelo menos um naipe rico quarto
Respondedor =>  SKQ106  HK987 D3 CJ876 => 3D
Respondedor => S KQ76  H 52 D 87 C A10964 => 3D 

Regra 5: quando o Respondedor marca naipe nível 3 ele mostra que tem naipe quinto e força de game, porém que não tem pega no naipe do adversário.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                   1ST           2H                 3S <= indica força de game, naipe quinto e
                                                                       ausência de pega no naipe adversário.
Respondedor =>  SKQ1064  H8 D J73 CK876 => 3S
Exemplo: Abridor Oponente   Respondedor     Oponente
                    1ST          2S      (3C ou 3D ou 3H) <= forçante – naipe quinto

Regra 6: quando o Respondedor marca 3ST direto ele nega interesse em naipe rico e nega pega no naipe adversário, porém mostra força de game. O Abridor, quando não tem pega também, deve marcar naipe em nível 4 ou naipe pobre em nível 5 se tiver os dois e máximo.

Nota1: normalmente quando o adversário marca um "overcall" artificial indicando um bicolor, o "cue-bid" do Respondedor deve ser dado no naipe conhecido do bicolor.

Nota2: quando o "overcall" adversário é dado em nível 3, qualquer marcação de naipe do Respondedor é forçante e indica naipe quinto, pois o dobre NÃO é punitivo pela óptica do Respondedor e sim informativo indicando mão equilibrada, e se presta a iniciar uma comunicação nas marcações de naipes quartos, no entanto o Abridor pode convertê-lo em punitivo ao passar. Um "cue-bid" do Respondedor pode indicar um bicolor ou interesse de slam!

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