Jacoby 2NT

Esta convenção deve-se a Oswald Jacoby nascido em 1902 em Nova York e que se tornou colunista de Bridge em Dallas no Texas. Ele foi um dos melhores jogadores de Bridge dos EUA e pertenceu ao time inicial dos FOUR ACES como parceiro de Sidney Lenz na época do famoso match entre Culbertson-Lenz. Cabe a ele várias inovações nos sistemas de leilão americano, tal como o Transfer para ricos após a abertura de 1ST. Depois da segunda Grande Guerra retornou as disputas de Bridge no auge da era Goren voltou a disputar a classificação nacional para atingir mais de 8 mil pontos e posteriormente suplantar Goren, o então primeiro colocado na ranking, por mais de mil pontos.

2ST => Jacoby 2NT, é marcado pelo Respondedor não passado, e estabelece uma seqüência forçante a game, após a abertura de 1 em naipe rico. 
O Respondedor não pode ter carta seca ou chicana, e precisa ter 13 ou + pontos e 4 ou + cartas de abono no naipe rico do Abridor e pede para o abridor marcar em nível 3 o naipe de sua seca ou chicana se tiver. Veja as outras respostas:  
   Abridor             Respondedor
      1H                       2ST
(3S/3C/3D)=> indica seca/chicana do naipe marcado;
     3H              => nega seca/chicana e mostra abertura forte 18 a 20 HCP
     3ST             => nega seca/chicana e mostra mão média 15 a 17 HCP
     4H              => nega seca/chicana e mostra mão fraca 11 a 14 HCP
  (4
C/4D)      => mostra naipe quinto e mão fraca (versão anterior mostrava chicana).

  Abridor             Respondedor
      1S                       2ST
(3H/3C/3D)=> indica seca/chicana do naipe marcado;
     3S              => nega seca/chicana e mostra abertura forte 18 a 20 HCP
     3ST             => nega seca/chicana e mostra mão média 15 a 17 HCP
     4S              => nega seca/chicana e mostra mão fraca 11 a 14 HCP
(4
C/4D/4H)=> mostra naipe quinto do naipe marcado
Nota: Após mostrar a seca o pulo para "game" no naipe de trunfo mostra mão fraca de 12 a 14 HCP.

Na verdade esta convenção tem recebido muitas alterações e antes o Abridor marcava sua segunda fala de outro naipe em nível 4 para indicar um chicana, porém atualmente a chicana é marcada repetindo-se a seca marcada em nível 3. Assim sendo reserva-se a marcação de outro naipe em nível 4 para a marcação de bicolores 5-5 ou 6-5.

Outra alteração adotada por muitas duplas está em limitar a voz do respondedor em 13 a 15 HCP, para permitir um leilão mais cooperativo e garantir sign-off correto do Abridor.

Outra alteração usada consiste em não mais marcar a seca/chicana do Abridor e sim marcar naturalmente o outro naipe quarto ou quinto ou ainda a concentração de honras do Abridor. Quando se faz isso pode se mudar também  a pontuação de ilimitada ou de 13 a 15 HCP usada na convenção Splinter onde necessariamente o Respondedor tem seca ou Chicana no naipe mencionado em salto no nível 4.

Portanto é sempre importante saber que versão da convenção 2ST Jacoby está o parceiro jogando atualmente, caso contrário isso pode gerar desentendimento de leilão.

/ / /