Comentários sobre mãos de uso do GAZZILLI versão Hindu

Mãos do Abridor (1a. ou 2a. posição)
Para treinar o uso do Gazzilli, analise sua segunda fala nas respostas possíveis de 1 quando da abertura de 1 e nas respostas de 1ST quanda da abertura de rico. Considere também todas as terceiras falas possíveis diante das segundas falas possíveis do Respondedor. Segue as mãos e nossos comentários:


01) K8xxx   KJx   AKQJx   -
1.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= bicolor 5-5 com 17+ hcp e portanto o Abridor deve pergunta a força da mão do Respondedor.
se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque agora sua mão falando 3 que indica 5-5
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 3 (que indica 5+) marque 4 
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 3 8-9 abono segundo, a mão pode não combinar se
                              o Respondedor tiver honras em , logo passe não Vul, porém em jogo de quadro Vul
                              vale a pena arriscar 4, embora mesmo com Hx é puxado se o Respondedor não tiver
                              o A, pois vc está sujeito a perder 3 vazas em com esse naipe fraco de trunfo.
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 3ST passe
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 4  passe (ele pode ter x xx xx AKxxxxxx)
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 4 marque 5 (ou 5 e se vier cue-bid em rico ....)
                   se o Respondedor na 3a. fala marcar 4 abono de honra segunda e 10-11 hcp passe, pois
                              vc não tem domínio no naipe de trunfo e se p Respondedor tivesse abono 3o. de
                              com 8-11 hcp ele teria marcado, após 2, em salto 3.
se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  naipe 5o. ou 6o.) abone 3 convidando
se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) passe
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres) arrisque 5
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3 não forçante
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 5
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  com 6) faça tentativa de slam marcando 5 (pede 2H)
se o Respondedor marcar 3 (6-11 hcp e 10-11 pontos) marque 4, pois seu naipe é muito fraco
                                                                      
02) Kxx  AKJ10x   QJx  AQ
2.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         2  <= 20 hcp balanceada com naipe rico 5o., então pergunta força da mão do Respondedor 
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp) marque 2 que indica 5 com apoio 3+ e 17+ hcp e
         nesse caso em continuação o Respondedor faz um relay em 2ST perguntando a mão do Abridor
         e o Abridor marca 3ST que indica mão 3=5-3-2 com 17-19 hcp  

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) marque 3ST contando sua mão
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  naipe sexto sign-off) marque 4
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com 5+ além de 4) marque 3ST ou 5
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3ST
se o Respondedor marcar 3  (8-10 hcp 5-5 a mão pode ter Slam) marque 5 (pede 2 honras
                                                       para marcar 6) ou 4ST e se faltar 1 Ás pare em 5. Outra fala seria
                                                       pular em 4 deixando a conclusão do Leilão para o Respondedor, que
                                                       com AJxxx e A10xxx deve passar, pois não sabe do seu QJx e
                                                       o máximo cobrindo suas perdedoras laterais. Aqui a fala de 3 não
                                                       caracteriza sua verdadeira mão ao Respondedor e deve ser usada
                                                       quando sua mão for
Kx  AJ10xx   Jx  KQxx.   
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 4
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6+) marque 4 que pode ser interpretado como 5+,
                                               ou como um cue-bid pedindo cue-bid de , e se vier 4 ou 5 marque ,
                                               se vier 4 pergunte os ases e com 2 marque 6.

02) Kxx  AKJ10x   QJx  AQ
2.2
Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= 20 hcp balanceada com naipe rico 5o., então pergunta força da mão do Respondedor 
se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 3ST contando sua mão 
                
se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) marque 3ST mostrando mão balanceada
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 4+ e 3+) marque 3ST mostrando mão balanceada
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 5
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3ST, está fora A e AK?
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 5
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 4 ou "un passant" cue-bid em 4 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp splinter seca de e naipe 5+) marque 4, bom naipe 
                            
03) AKxxx   AKx   KQxx   
3.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= 5-4 com 17+, então pergunte a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 2 que pode ser 5-4 com 15-16 hcp, ou uma mão de 17+ hcp de 5 com outro naipe. Nesse caso o Respondedor faz um relay em 2 e você esclarece a mão marcando 3 que indica 5-4 17-20 hcp. Cabe agora ao Respondedor definir o contrato final e se vc recebe apoio de pergunte os ases e se ele tiver 1 Ás marque 6.

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  naipe 5+ e provável 1) passe, pois é prenúncio de misfit
                                                       ("in misfit hand drop the bidding as soon as possible" Terence Reese)
                                                       embora a mão seja muito forte e com sorte possa ganhar 4.
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 2) passe ou marque 3 esperando algo construtivo,
                                                       pois a chance das Espadas estarem 4 a 2 e vc dar 2 vazas de Espadas
                                                       obedece uma relação de 48% contra 35% do 3 a 3 ou 3 contra 2.
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 5
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 4ST e com 1 Ás marque 6
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 5
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) marque 4 sua mão é muito forte, pode abonar com 1 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp apoio de 3) tente 6 perguntando os ases e com 2 ases ou 
                                                       ainda com 1 Ás e a Q o petit pode ser cumprido, ou na retranca, dê
                                                       um cue-bid em 4, que pede cue-bid em 4 com o Ás, se vier 4 passe.
                                                         
                       
04) Kxx  J97xx   AK   AQx  
4.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         2  <= mão balanceadam, 15-20 e rico 5o. deve passar por 2 Gazzilli, que pede a força da mão. 
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp) marque 2ST que indica 5-3-3-2 e 15-17 hcp,
         nesse caso em continuação o Respondedor passa ou que esclarece a mão como se segue:
         3  <=4-5 7-9 hcp sem pega de => marque 3ST com 17 hcp e apoio de  
         3  <=4-5 7-9 hcp sem pega de => passe, vai haver problema de comunicação 
         3  <=FG tem apoio de 3 e pede cue-bid, marque 3ST mostrando fraca e 2 pegas nos pobres
         3  <=FG 6+, dê um cue-bid em 4 e se vier 4 marque 5 pedindo duas honras para Slam
         3ST <=para jogar
         4ST <=quantitativo a Slam, marque 6ST, com 17 hcp

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) passe
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  naipe sexto sign-off) convide marcando 3 pois vc tem
                                                       bons laterais para cobrí-lo e Respondedor está curto em .
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com 5+ além de 4) marque 3 sign-off ou passe
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3ST ele pode ter o K 6o.
se o Respondedor marcar 3  (8-10 hcp 5-5 a mão pode até ter Slam) marque 4 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 4 seu naipe de trunfo é fraco 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6+) marque 4 cue-bid e se vier 4 convide com 5
        

04) Kxx  J97xx   AK   AQx  
4.2
Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= mão balanceada, 15-20 e rico 5o. deve passar por 2 Gazzilli, que pede a força da mão. 
se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 2ST contando a mão balanceada com 16-17 hcp
                
se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) passe, pois vc só tem 17 hcp
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 4+ e 3+) marque 2ST sign-off
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 3 sign-off
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) arrisque 3ST
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) passe
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 4
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp splinter seca de e naipe 5+) marque 5   
                            
 

05) KQJ10xx  Ax  Kx  AJx
5.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= 6 com 17+, então pergunte a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 3 para indicar naipe sexto. Cabe agora ao Respondedor definir o contrato final. Se ele marcar 4, pergunte os ases se tiver 1 Ás marque 6.

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  naipe 5+ e provável 1) passe
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 2) convide em 3 pedindo máximo com A e Q ou 2 Ks
                                                       quaisquer, ou marque um naipe pedindo apoio, por exemplo, 3.
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) arrisque 4 ele pode ter Q!
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) arrisque 4 seu naipe é autônomo
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) arrisque 4
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) marque 4 sua mão é forte e deve abonar com Ax 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp apoio de 3) tente 6 marcando cue-bid em 4 e se vier 
                                                       4 marque 6, se vier 4 (cue-bid de K ou seca) pesquise por 1 Ás
                                                       para marcar 6, pois o cue-bid em 4 sugere 10-11 hcp e 1 Ás.


06) K8xxx  x   AJx   KJxx                  
6.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= 5 e 4 11-16 hcp, então marque 2 para depois confirmar essa mão não FG
Se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 2 para indicar 5 e 3+ 11-14 hcpy e deixe que o Respondedor defina o contrato final. 

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  naipe 5+ e provável 1) passe mesmo com seca
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 2) passe
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 3
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3 e perceba que se não
                                                        houve ainda interferência é porque quem tem jogo tem as Espadas
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) passe rápido 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp apoio de 3) passe, pois com abono terceiro o naipe de trunfo
                                                       está muito frágil e sua mão é mínima. 


07) Kx   AKJ10x   QJxxx   
7.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         3  <= mão de 5-5 com 14-16 hcp. 
se o Respondedor marcar: 
         3  <=sign-off, passe
         3  <=6, marque 4
         3ST <=passe
         4  <=FG, 4o. naipe marque 4
         4  <=convite, marque 4, dizenda que aceita jogar em 4 com dubleton de apoio
         4  <=8-11 hcp com 3, passe, só tem 14 hcp, com KQ vc poderia dizer 4, mas é outra mão 
        
07)
Kx   AKJ10x   QJxxx    x 
7.2
Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         3  <= mão de 5-5 com 14-16 hcp.

se o Respondedor marcar: 
         3  <=sign-off, passe
         3  <=provável pedido de pega, marque 3ST
         3ST <=passe
         4  <=sign-off, provável 7, passe
         4  <=convite, marque 4, dizendo que aceita jogar em 4 com dubleton de apoio
         4  <=8-11 hcp com 3, passe


08) AKJxxx    x    AKxx   Qx  
8.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2ST  <= 6 e outro naipe 4o. com 17+, é uma das 3 exceções de 17+ que não passa por 2
se o Respondedor marcar 3  é um relay perguntando o outro naipe 4o. e o Abridor marca:
                                 3 com 6 e 4
                                 3 com 6 e 4
                                 3 com 6 e 4      e deixa que o contrato final seja decidido pelo Respondedor
se o Respondedor marcar 3 teoricamente deve-se passar a não ser que o naipe seja e nese caso
                                 entre marcar 4 convite ou 5 é uma questão de palpite
se o Respondedor marcar 3 passe, pois o Respondedor deve ter 6
se o Respondedor marcar 3 abono segundo, passe
se o Respondedor marcar 3ST passe, mesmo que estranhando essa marcação
se o Respondedor marcar  4 arrisque 5 pois ele deve ter 6
                                                       


09) Kxx   AJ97xx     AK    AQ   
9
.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         2  <= 21 hcp semi balanceada deve ser aberta de 2, mas como tem um naipe rico sexto fraco pode ser aberta em nível 1, embora o Respondedor com 4 pontos e abono possa passar.
Se for aberta de 1 e o Respondedor marcar 1 marca-se 2 para saber a limitação de pontos do Respondedor. 
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp) não se pode saltar em 3  com 3 cartas de , marca-se 2
         nesse caso em continuação o Respondedor faz um relay em 2ST perguntando a mão do Abridor
         e o Abridor marca:  3 que indica 3=6 com 17+ hcp. Nesse momento é o Respondedor que
         decide o contrato e portanto o fato de ter aberto com 21 hcp pode gerar um "underbid" se o
         Respondedor tiver 10-11 hcp.  

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) marque 4
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  naipe sexto sign-off) marque 4
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com 5+ além de 4) marque 3ST 
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3ST
se o Respondedor marcar 3  (8-10 hcp 5-5 a mão pode ter Slam) marque 5 ou 4ST
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 6 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6+) pergunte os ases e marque 6

02) Kxx  AJ97xx   AK  AQ
9.2
Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= pergunta força da mão do Respondedor 
se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 3 contando sua mão em parte, pois vc tem 2 pontos a mais do seria esperado, mas agora quem decide o contrato é o Respondedor 
                
se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  abono segundo) marque 4
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 4+ e 3) marque 3ST contando sua mão
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 5
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3ST
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 5
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  3 de apoio) marque 6 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp splinter seca de e naipe 5+) marque 3 mostrando seu naipe 6o. e pedindo apoio ou a remarcação em 4, que então mostraria 2 secas no Respondedor e portanto um naipe bem longo de  



10) AQJ9xxx Ax Kx  kx
10.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= com 17+ hcp marca 2 perguntando a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2 (8-11 hcp) marque 3 para indicar 6+ 17+ hcp sem 3 e aguarde a fala do Respondedor para depois marcar 4 contando que tem 7 cartas. Assim a definição do contrato final é transferido duas vezes para o Respondedor.

se o Respondedor marcar 2  (5-7  hcp  naipe 5+ e provável 1) faça uma tentativa marcando 3
                                                       que deve ser entendido como convite se o Respondedor limitado a 7 hcp
                                                       tiver: A e Q ou tiver K e k nos laterais, pois 3 mostra naipe sólido.
se o Respondedor marcar 2  (6-7  hcp  com 2) marque 3 mostrando naipe longo e sem específico
                                                       naipe fraco para fazer um "trial bid" pedindo apoio, logo o apoio
                                                       desejado deve ser de A ou K, e não de Q e J nos laterais. 
se o Respondedor marcar 2ST (6-7  hcp  com naipes pobres 5/4 ou 5/5) marque 3 e o Respondedor
                                                        sabe que vc sabe que ele tem seca e mesmo assim vc prefere .
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3 como um convite
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3 como um convite
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) marque 4 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp apoio de 3) pense em Slam e pergunte os ases.
                                                       
11) KQxxx   -    AJx   KJxxx          
11.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         3  <= com mão 5-5 e 14-16 hcp e se o Respondedor marcar:
                                 3 então marque 5 sua distribuição recomenda
                                 3 então passe, provavelmente o Respondedor tem naipe sétimo
                                 3 então passe
                                 3ST voz esquisita, passe e se dobrarem marque 4
                                 4 estando Vul marque 5 e nVul passe embora a mão seja atrativa

12) KQxx   AKJ10x   Axx 
12.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         2  <= com mão de 17+ hcp pergunte a força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp) então marca-se 2 que indica 5 e 3 com 17+ hcp.
         então o Respóndedor faz um relay em 2ST para perguntar a mão e
                     Abridor marca um splinter em 4 para indicar abono 4o. em mão 4=5=3=1
                     Agora cabe ao Respondedor definir o contrato final

se o Respondedor marcar 2 (5-7 hcp e abono segundo), o Abridor marca 3 convite a 4 com
                                                      4 cartas de abono e mão de 17 hcp.
se o Respondedor marcar 2 (5+ com 5-7 hcp e provável seca de ) Abridor deve marcar 4
se o Respondedor marcar 2ST (5+ e 4 com 6-7) marque 4 pois o Axx ajuda muito
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) marque 3 como sign-off7
se o Respondedor marcar 3  (8-10  hcp mão bicolor 5 e 5) marque 4 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) marque um cue-bid em 4 e se vier um cue-bid em
                                                        4 pergunte os ases pensando em jogar 6 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp apoio de 3) pense em 6 e pergunte os ases

12) KQxx   AKJ10x   Axx 
12.1 Abridor  Respondedor
         1            1ST                                              
         2  <= esta é uma exceção que não passa pelo 2 Gazzilli para mostrar rever com 17+ hcp.
Na continuação se o Respondedor marcar 2ST provável (3=2=4=4) com 8-9 hcp, marque 3 para
                                            que o Respondedor possa ver melhor sua mão. 
                             se o Respondedor marcar 3 passe, misfit, nada a fazer 
                             se o Respondedor marcar 3 marque 5
                             se o Respondedor marcar 3 abono segundo 6-8 hcp, passe
                             se o Respondedor marcar 3 abono 3o. provavelmente de Ás arrisque 4
                             se o Respondedor marcar 3ST 9-11 hcp, passe.


13) AKJxxx   x   AKxx   Qx  
13.1 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2ST  <= após a resposta de 1ST, todas as mãos 6-4, rico e outro naipe com 17+ hcp, não passam pela 2a. fala do Abridor em 2 Gazzilli. Nesse caso o Respondedor faz um relay em 3 perguntando a mão e o Abridor, nesse caso acima, marca 3 para mostrar seu 6-4.
           Na continuação se o Respondedor marcar:
                 3 que indica 6+ e sign-off, o Abridor deve passar diante do misfit
                 3 que indica abono segundo e 6-7 hcp, o Abridor deve passar
                 3ST que mostra máximo 9-11 hcp com os outros dois naipes, o Abridor deve passar
                 4 que indica 6+ e sign-off, o Abridor deve passar
                 4 que é um convite para 5, o Abridor deve aceitar e marcar 5
                 4 para jogar, o Respondedor pode ter uma mão tipo: 
x   KQJ987x   xxx   xx  
                 4 para jogar, ex. 
Qx   KJxx   xxx   A109x  

14) AKxx   AJ97xx   x   AQ   
14.1 Abridor  Respondedor
           1            1                                              
           2  <= com mão de 17+ hcp pergunte a força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp), o Abridor marca 3 que indica 6 e 4 com 17+ hcp.
         então o Respondedor pode encerrar o Leilão em 4 com mínimo de 8-9 hcp ou tentar algo
         dando algum cue-bid no nível 4, ou ainda perguntando os ases para ir a Slam.

se o Respondedor marcar 2 (5-7 hcp e abono segundo), o Abridor marca 4.
se o Respondedor marcar 2 (5+ com 5-7 hcp e provável seca de ) Abridor pode arriscar 6
                                                       direto com boa chance de sucesso, pois a marcação de splinter em 4
                                                       não se aplica, ela conflita com a mão 5-5. Na verdade a marcação
                                                       correta para este 6-4 é pular agora em 4.
se o Respondedor marcar 2ST (5+ e 4 com 6-7) marque 4 pois a seca de x não ajuda muito
                                                       e o carteio deve ser um corte cruzado para fazer 10 vazas.
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) passe é prenuncio de misfit
se o Respondedor marcar 3  (8-10  hcp mão bicolor 5 e 5) pense em 6, tem boa chance,
                                                       pergunte os ases e se o Respondedor tiver 1 Ás marque petit slam. 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  6) pense em Slam, marque cue-bid em 3 esperando por
                                                       4 e marque 5 pedindo 2 honras de apoio 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp splinter seca de e naipe 5+) marque 5 evitando um Slam
                                                       inferior diante do misfit, ou em carteio difícil em 4 apesar do quase
                                                       certo dubleton de Copas na mão do Respondedor. 

14) AKxx   AJ97xx   x   AQ   
14.2 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2ST  <= mão 6-4 com 17+ hcp exceção que não precisa passar por 2 Gazzilli quando a resposta é dada em 1ST como no caso desta mão. Assim, o Respondedor pode perguntar a mão em 3 ou dar um sign-off marcando seu naipe longo, provavelmente em 3 (ex. 
xx   x   KJ108xxx   Jxx) , que obriga o Abridor a passar diante do misfit encontrado.
         Se o Respondedor marcar 3 o Abridor marca 3 e aguarda a decisão do Respondedor.
         Se o Respondedor marcar 3 estará indicando um abono de 2 cartas e 6-7 hcp, sem interesse
                  maior em game com provável 3=2=4=4, mas o Abridor pode arriscar 4, que não será fácil.
         Se o Respondedor marcar 4, que indica 8-11 hcp com abono 3o., o Abridor deve passar, mas
                  se quiser tentar Slam deve dar um cue-bid em 4 para ver se aparece o importante cue-bid
                  de 5.


15) A   AJ109x   Kxx   K10xx
15.1 Abridor  Respondedor
         1            1                                              
         2  <= mão de 5 e 4 limitada em 15 hcp também precisa passar por 2.
se o Respondedor marcar 2 (8+ hcp) então o Abridor marca 2 e o Respondedor faz um relay marcando 2 para o Abridor esclarecer sua mão não forçante:
         Abridor marca 2ST com 2=5=2=4 e 11-16 hcp
                       marca 3 com 5-5 e 11-13 hcp (com 14-16 hcp teria pulado em 3)
                       marca 3 com  1=5=3=4 e 11-16 hcp
                       marca 3 com 6-4 e 11-16 hcp
                       marca 3 com  3=5=1=4 e 11-16 hcp
         Assim, aqui o Abridor marca 3 e aguarda a voz do Respondedor que define o contrato
se o Respondedor marcar 2 (6-7 hcp com apoio segundo) o Abridor passa
se o Respondedor marcar 2 (5+ com 5-7 hcp e provável seca de ) Abridor passa
se o Respondedor marcar 2ST (5+ e 4 com 6-7) o Abridor marca 3 sign-off
se o Respondedor marcar 3  (6-7  hcp  com naipe longo em ) passe ou convide em 4
se o Respondedor marcar 3  (8-10  hcp mão bicolor 5 e 5) passe 
se o Respondedor marcar 3 (8-11 hcp  abono de 3) marque 4.
                                                        

Mãos do Respondedor (3a. ou 4a. posição)
Analise sua fala de resposta diante da abertura de 1 em naipe rico. Depois considere sua segunda e terceira fala caso o Abridor marque 2 Gazzilli. Finalmente considere também as outras segundas falas do Abridor até 3ST e explique qual será sua segunda fala. Veja nossos comentários aqui.


16) KQxxx   x   xx   Jxxxx
16.1  Abridor   Respondedor
             1              1
             2                ?
A voz do Respondedor não é remarcar pois o Abridor pode ter 5 e 4+ limitado a 16 hcp e se fosse marcado 2 o Abridor deve passar a menos que tenha 17+ com algo especial. Portanto o Respondedor deve marcar a mão como tendo 4 e 5, o que obriga a marcação de 3. E cabe ao Abridor decidir o contrato final. 

16) KQxxx   x   xx   Jxxxx
16.2  Abridor   Respondedor
             1              1ST
             2                ?
A primeira fala do Respondedor aparentemente é 4, a voz direta de 4 deve ser entre 0-6 hcp, mas embora essa mão tenha 6 hcp ela tem uma seca e um dubleton e isso valoriza muito a mão. Trocando Espadas por Copas e se a abertura fosse 1 a justificativa para pular em 4 é muito forte, pois os oponentes irão achar mais fácil o fit em Espadas. Mas aqui se eles acharem o fit em 4 temos a voz de 4 no mesmo nível. Assim, após marcar 1ST a segunda fala do Respondedor é 4 e agora o Abridor sabe que deve haver pelo menos uns 6 hcp na mão do Respondedor que deve ter naipe 4o. ou 5o. de abono.    

17) KQxxx   Kx  x   AQxxx                  
17.1  Abridor   Respondedor
             1              1
             2                ?
O Respondedor tem mão positiva e portanto deve marcar 2, que agora pergunta a mão do Abridor para que o capitão fique sendo o Respondedor.

Se o Abridor marcar 2 que indica uma mão mínima tipo 5-3-3-2 com 3 cartas de , ou uma mão mínima com 5 e 4+ com 11-14 hcp ou máxima com 5 e 4+ com 15-16 hcp, então o Respondedor poderia marcar 3, 4o. naipe FG, pedindo apoio de Espadas com 3 cartas ou marcação de 3ST com pega de Ouros. 
No entanto, se o Abridor tiver 4 a mão pode ganhar 6 se o Abridor tiver algumas chaves como o K, o A e o A, ou trocando o A pelo J e o A, etc. 
Então o Respondedor deve marcar o relay de 2 que agora não é mais um sign-off e nem indica 5, mas sim pergunta a mão do Abridor, que então pode marcar:
 2ST com 2=5=2=4 11-16 hcp => Respondedor marca 3 cue-bid de apoio ou 4 esperando
                                                                          cue-bid em 4 para então dar cue-bid de apoio em 4, mas
                                                                          se vier 4 o contrato encerra em 5
  3 com 5 e 5+     com 11-13 hcp => Respondedor marca 4ST e passa em 5 (1-4) e marca 5
                                                                           se a resposta for 5 (0-3) e marca 6 se vier algo melhor 
  3 com 1=5=3=4  11-16 hcp => Respondedor marca 5, pois a mão não é favorável 
  3 com 6 e 4        com 11-16 hcp => Respondedor marca 4, pois não se sabe de 3 ases e da Q
  3 com 3=5=1=4  11-16 hcp => Respondedor marca 4
  3ST com 5-3-3-2                 13-15 hcp => Respondedor pode reabrir em 4 esperando melhor contrato
                                                                           em 4 ou 5, ou mesmo em 4 se o Abridor remarcar

se o Abridor marcar 2 que indica 3 e 5 com 17+ então o Respondedor deve fazer um Leilão para ir a 6 dando inicialmente um splinter em 4 ou perguntando direto os ases.  

Se o Abridor marcar 2ST que mostra uma mão equilibrada de 15-17 Respondedor deve marcar 4, que não pode ser splinter - pois não há naipe combinado - e passa em 4 ou 5 que deve ser apoio 3o., porém se vier 4 o Respondedor pode marcar 4 aceitando jogar no fit 5-2.

Se o Abridor marcar 3 que indica 5 e 4 com 17+ hcp sem 3 o Leilão agora fica fácil, o contrato final será em 6 ou até em 7 se o Abridor tiver 3 ases e o K. Pergunte os ases e marque o contrato final se essas 4 cartas chaves forem encontadas.

Se o Abridor marcar 3 que indica 5 e 4 com 17+ hcp sem 3 a mão se mostra não favorável e qualquer Slam. O jeito é jogar no fit 5-2 de Copas. Marque 4 encerrando o Leilão embora se tudo estiver favorável a mão pode até ganhar Grand Slam.

Se o Abridor marcar 3 que indica 6 com 17+ hcp sem 3 deve-se tentar Slam. Marque 4 mostando seu bicolor e se vier 4 marque 4 como que encerrando o Leilão. Se vier abono em 5 marque 6. Se vier abono em 5 (Ax) pergunte os ases e se o Abridor tiver 3 ases marque 6. Se tiver somente 2 ases passe em 5.

Se o Abridor marcar 3 que indica 4 e 6 com 17+ hcp a mão deve ter Slam. Pergunte os ases e se o Abridor tiver 3 ases marque 7 que não pode ser ruim. Se tiver só 2 ases marque 6.

Se o Abridor marcar 3ST que indica 5-3-3-2 com 18-19 hcp marque 4 para o Abridor escolher entre e e depois marque Slam naquele que vc receber abono 3o., ou marque Grand Slam se vc conseguir pesquisar o K e os 3 ases faltantes.

Se o Abridor marcar 4 que indica 5 e 5 com 17+ pergunte os ases e se ele tiver 3 ases marque 7, pois ele deve ter o K e em último caso joga-se pela finesse.

Se o Abridor marcar 4 que indica 5 e 5 com 17+ encerre o Leilão em 4. A mão é de misfit. 

18) KJxxxx  x   xxx  Jxx                    
18.1 Abridor  Respondedor
           1            1                                              
           2  <= com essa mão só há uma resposta, 2.
Se o Abridor marcar 2ST, com mão tipo 1=5=4-3 ou 1=6=4-2 de 18-20 hcp, marque 3, naipe acima,
                                           e se Abridor marcar 3 na 3a. fala passe
Se o Abridor marcar 3 que indica 5-5 e 17+ hcp, o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3 que indica 5-5 e 17+ hcp, o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3 que indica 6+ e 17+ hcp, o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3 que indica apoio 3o. e 16-17 hcp, o Respondedor deve passar, pois com 
                                           19-20 hcp o Abridor marcaria 4.
Se o Abridor marcar 3ST (18-20 hcp), passe, provavelmente ele quer receber uma saída favorável
Se o Abridor marcar 4, que indica mão de 6-5 e 17+ hcp, marque 5 valorizando o J ou passe
Se o Abridor marcar 4, que indica mão de 6-5 e 17+ hcp, passe 


18) KJxxxx  x   xxx  Jxx    

18.2 Abridor  Respondedor
           1            4  <= 0-6 hcp e 5+ cartas de apoio no naipe trunfo                                             
            

19) x   AJ97xx   xxx   Qxx    
19.1 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2  <= agora marca-se 4 com 5+ trunfos de apoio e 7-9 hcp, para diferenciar do abono
                         direto em 4, que indica 0-6 hcp, embora no bridge competitivo os oponentes devam
                         achar o fit de Espadas e provavelmente marcar 4 que pode ganhar ou ser uma ótima
                         defesa, desta forma quando se está em 3a. posição, ou seja, quando o 4o. de mão não
                         provavelmente tem abertura com Espadas, admite-se o pulo direto a 4

19.2 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2  <= marca-se negativo com abaixo de 8 hcp, logo a voz é 2 sign-off com 5+
Se o Abridor marcar 2ST, com mão tipo 5=1=4-3 ou 6=1=2-1 de 18-20 hcp, marque 3, naipe acima,
                                           e se Abridor marcar 3 na 3a. fala passe
Se o Abridor marcar 2 que deve indicar 6 e 17-18 hcp o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3, que indica 5-5 e 17+ hcp o Respondedor deve marcar 4 
Se o Abridor marcar 3, que indica 5-5 e 17+ hcp o Respondedor deve marcar 4
Se o Abridor marcar 3, que indica apoio 3o. 16-17 hcp o Respondedor deve marcar 4
Se o Abridor marcar 3, que indica 6 e 19-20 hcp, marca 4, pois vc tem 1 Ás e uma Q.
Se o Abridor marcar 3ST, que indica mão balanceada 18-20 hcp, passe
Se o Abridor marcar 4, que indica mão de 6-5 e 17+ hcp, marque 5
Se o Abridor marcar 4, que indica mão de 6-5 e 17+ hcp, marque 5
Se o Abridor marcar 4, passe
 

20) AJxxx  9x  KQxxx  x
20.1 Abridor  Respondedor
           1            1                                              
           2            2 <= mão de 7+ hcp, vamos saber agora a mão do Abridor
se o Abridor marcar 2, que sua mão limitada, provavelmente de 5 e 4 devemos mostrar o nosso
                                            bicolor no intervalo 8-10 hcp e deixar que o Abridor defina o contrato final
se o Abridor marcar 2, que indica apoio de pelo menos 3 e 17+ hcp, deve-se fazer o relay em 2ST para saber a mão do Abridor que marca: 
    3  indicando 3=5=1=4 17+ hcp, Respondedor marca 4, seca de não valoriza a mão
    3  indicando 3=5=4=1 17+ hcp, Respondedor marca 6, depois de perguntar ases
    3  indicando 3=6=x=x 17+ hcp, Respondedor marca 4
    3  indicando 4=5=2=2 17+ hcp, Respondedor marca 6 se Abridor tiver 3 ases 
    3ST indicando 3=5=x=x 17+ hcp, Respondedor marca 4
    4  indicando 4=5=3=1 17+ hcp, Respondedor marca 6 se Abridor tiver 2 ases e KQ
    4  indicando 4=5=1=3 17+ hcp, Respondedor marca 4
20) AJxxx  9x  KQxxx  x
20.2 Abridor  Respondedor
           1             4 <= splinter 10-11 hcp e 4+ cartas de apoio                                              
se o Abridor marcar 4 cue-bid, marca-se 5 negando controle de e possível chicana de
se o Abridor marcar 4 cue-bid, marca-se 4
se o Abridor marcar 4 sign-off, passar                                         

21) Ax  Qxxxx   Jxxxx              
21.1 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2              ?
o Respondedor com menos de 8 pontos deve marcar que tem os pobres, logo sua voz é 2ST que indica 6-7 hcp e 5/4 nos pobres. 

Se na continuação o Abridor marcar:
      passo, indica uma mão balanceada de 15-17 hcp com boa pega de
      3 sign-off, provavelmente com 5 e 4 até 17 hcp, então o Respondedor passa
      3 sign-off, provavelmente uma mão balanceada com 3, sem boa pega de , ou uma mão de 17
                             hcp tipo 5 e 4, sem boa perspectiva de game, então Respondedor passa
      3, não FG, 6+ 17-18 hcp, pede 7 hcp com 2 cartas de apoio para marcar 4, Respondedor passa 
      3, FG, mão tipo 5-6 com 17+ hcp ou 4-5+ com 18-20 hcp, Respondedor marca 3ST
      3ST, para jogar, provavelmente bons 18-20 hcp
      4, convite, 5-4 17-18 hcp, Respondedor com 5 marca game em 5
      4, convite, 5-4 17-18 hcp, Respondedor com 5 marca game em 5
      4, para jogar
      5, para jogar
      5, para jogar    

21) Ax  Qxxxx   Jxxxx 
21.2 Abridor  Respondedor
           1            1ST                                              
           2              ?
o Respondedor com menos de 8 pontos deve marcar que tem os pobres, logo sua voz é 2ST que indica 6-7 hcp e 5/4 nos pobres. 

Se na continuação o Abridor marcar:
      passo, indica uma mão balanceada de 15-17 hcp com boa pega de
      3 sign-off, provavelmente com 5 e 4 até 17 hcp, então o Respondedor passa
      3 sign-off, provavelmente uma mão balanceada com 3, sem boa pega de , ou uma mão de 17
                             hcp tipo 5 e 4, sem boa perspectiva de game, então Respondedor passa
      3, não FG, 5+ e 5  com 17-18 hcp, pede 7 hcp e 3 cartas de apoio de para marcar 4, ou
                             2 cartas de apoio em para marcar 4 e Respondedor da sign-off em 3 
      3, não FG, 6+ com 17+ hcp, Respondedor marca 4 na esperança de uma saída favorável
      3ST, para jogar, provavelmente bons 18-20 hcp
      4, convite, 5-4 17-18 hcp, Respondedor com 5 marca game em 5
      4, convite, 5-4 17-18 hcp, Respondedor com 5 marca game em 5
      4, para jogar
      5, para jogar
      5, para jogar    


22) KQxxx    Kx   x    AQxxx    


EM  CONSTRUÇÃO
23) KJxxxx  x    xxx   Jxx

24) AKJxxx  x   xxx   Qxx
               
25) AJxxx  9x  KQxxx    x

26) KQxx   xx  xxx  Jxxx              

27) xx   Kx    QJx   AQxxx    

28) x     Jx    KJ987xx    xxx  

29) x    Axx   KQxxx   AQxx  

30) AJx  9x   KQxxx   Jxx