Combinações num naipe - e orientação de como fazer a finesse

AQ10
    N
O     E
    S
 432 

1) Para se poder fazer 3 vazas nesse naipe é preciso encontrar KJ em OESTE e isso ocorre em 1/4 das vezes. Porém para se fazer 2 vazas basta encontrar o K ou o J em OESTE.
Em qualquer caso, partindo de SUL jogue o 2 e se nenhuma honra aparecer em OESTE passa o 10 fazendo dupla finesse contra K e J. Se o 10 perdeu para o K então agora AQ são vazas certas, porém se o 10 perdeu para o J ou se o 10 ganhou a vaza, volte para SUL em qualquer outro naipe possível e jogue o 3 e se aparecer o K então cubra com o Ás, caso contrário passe a Q na esperança que o K tenha ficado em OESTE.  

  KJ9 
    N
O     E
    S
  654 

2) Para se fazer 2 vazas nesse naipe é preciso que o AQ esteja em OESTE e portanto partindo de SUL jogue o 4 e passe o J e se acertar, volte para SUL em outro naipe e jogue o 5 e se não aparecer o Ás passe o K. Porém se o Ás está marcado em ESTE devido ser ele o Abridor e portanto possuidor de pontos onde o Ás é necessário para compor uma abertura de 12-13 pontos, então jogue para que OESTE tenha Q10 e nesse partindo de SUL jogue o 4 e passe o 9 na esperança de arrancar o Ás fato que indica que ESTE não possui Q10.
Se você perdeu a primeira vaza de J para a Q ou de 9 para o 10 para tentar fazer pelo menos uma vaza no naipe volte para SUL e jogue o 5 e se OESTE servir pequena veja que é o mais provável de ter o Ás e se for OESTE então entre de K e se for ESTE então passe o J.

A432 
    N
O     E
    S
QJ109 

3) Esta situação é a mais fácil possível, partindo de SUL jogue Q e se OESTE não cobrir de K então deixe correr, servindo pequena de NORTE, e se ESTE não fez a vaza repita jogando o J. Prossiga enquanto o K não aparecer.  

AJ32 
    N
O     E
    S
K654 

4) Para se fazer 4 vazas nesta situação os resíduos devem estar 3 a 2 e a Dama precisa estar segunda ou terceira em OESTE. Portanto você bata o Rei e depois joga pequena para passar o Valete caso OESTE não se apresente com a Dama.  

AJ32
    N
O     E
    S
K945
5) Nesta situação para se fazer 4 vazas o procedimento é igual ao anterior, porém no caso de que precisamos garantir 3 vazas nesse naipe e portanto o perigo é a distribuição 4 a 1 com um dos lados tendo Q1087, a jogada de segurança consiste em jogar pequena para o Ás da NORTE e depois puxar pequena de NORTE e se em ESTE não apareceu nem o 10 nem a Dama então passar o 9 contra a hipótese de Q10xx em ESTE. Perceba que se ESTE negar o naipe na segunda jogada então joga-se e o Rei e depois pequena para o Valete de modo que E-O somente fará a Dama no naipe. 
AJ32 
    N
O     E
    S
K54 
6) Nesta situação com 4 cartas, fazer 4 vazas é muito difícil, pois somente com resíduos 3 a 3 é que se consegue sucesso. Assim, o importante é garantir 3 vazas e a jogada de segurança consiste em ganhar contra Dama seca, segunda ou terceira em qualquer lado e mais ainda com Dama quarta em OESTE. Portanto, a segurança é bater o Ás, puxar pequena para o Rei e se não caiu a Dama, então jogar pequena para o Valete e se OESTE servir alguma intermediária jogue o Valete. 
AJ32 
    N
O     E
    S
K1054 

7) Este naipe naipe oferece finesse de Dama dos dois lados, pois você tem o Valete e o Dez. Você precisa ter um bom palpite e decidir de qual lado irá fazer a finesse. No entanto, pode ser que o Leilão ofereça alguma pista indicando qual oponente é mais provável de ter a Dama. Por exemplo, se um jogador abriu de 1ST ele será o mais indicado. Se um jogar marcou dois naipe diferentes o parceiro dele será o mais indicado. Outra indicação é quando durante o carteio um jogador que não falou no Leilão aparece com 10-11 pontos, de modo que seu parceiro fica sendo o mais indicado a ter esses 2 pontos.

A432
    N
O     E
    S
J1098 

8) Nesta situação onde falta K e Q bater o Ás só ajuda se uma honra estiver seca ou as duas honras nascerem segunda. O correto é jogar por honras divididas ou as duas honras colocadas em OESTE. Faça portanto duas vezes a finesse. Inicialmente jogue de SUL o J e se OESTE não cobrir com uma honra deixe correr. Se ESTE fez a vaza então depois repita a finesse jogando o 10 e se OESTE não cobrir deixe correr. Você só perde duas vazas se KQ estiver com ESTE e isso só ocorre 1/4 das vezes.  

AQ32
    N
O     E
    S
10987 

9) Esta situação é parecida com o caso (1) pois é uma situação em que para se fazer as 4 vazas é preciso fazer uma dupla finesse na esperança que OESTE tenha o K e J. Porém para se fazer 3 vazas basta OESTE ter uma das honras. Portanto, saindo de SUL jogue o 10 e se OESTE não cobrir deixe correr. Se o 10 fez a vaza repita a dupla finesse novamente. Se o 10 perdeu para o K então depois faça a finesse de Valete jogando o 9 e deixando correr caso OESTE não se apresente com o Valete. Se o 10 perdeu para o Valete, depois repita a finesse jogando o 9 e deixando correr na esperança que o Rei esteja com OESTE. 

K432 
    N
O     E
    S
J1098 

9) Nesta situação para se fazer se fazer 3 vazas é necessário fazer finesse de Dama, pois não há sentido em jogar o Rei para pegar a Dama seca. Portanto, partindo de SUL jogue o Valete e deixe correr. Se OESTE cobrir de Dama então cubra de Rei. Se OESTE e ESTE servirem pequena repita a jogada jogando o 10. Se o Valete perder para o Ás, depois jogue o 10 de SUL e faça nova finesse de Dama.  

A432 
    N
O     E
    S
Q765 

10) Aqui não há uma finesse propriamente dita, mas sim a colocação do Rei. Em princípio se o naipe estiver 3 a 2 para se fazer 3 vazas há duas hipóteses: jogar pelo Rei segundo que deve ser feito somente quando o Rei está marcado em OESTE devido alguma abertura de OESTE mostrando que ele deve ter o Rei; jogar pelo Rei em ESTE, deve ser feito caso não haja indicação de Leilão. Nesse caso bata o Ás e jogue o 2 de NORTE e se ESTE servir pequena jogue a Dama de SUL ou se você estiver jogando pelo Rei segundo sirva pequena na esperança que apareça o Rei em OESTE. 

A432
    N
O     E
    S
Q1065

11) Aqui temos o adicional de SUL possuir o 10 e portanto podemos fazer 3 vazas mesmo que ESTE tenha KJxx. A jogada correta é bater o Ás e jogar pequena de NORTE e se ESTE servir pequena passe o 10 que permite ganhar 3 vazas se o Rei estiver segundo em OESTE ou se estiver quarto em ESTE. Jogar a Dama na segunda rodada do naipe somente se justifica se ESTE estiver marcado com uma abertura e portanto com probabilidade de ter o Rei. 

A432 
    N
O     E
    S
Q1098

12) Aqui o correto é fazer a dupla finesse, isto é, partindo de SUL jogue o 10 e se OESTE servir pequena deixe correr servindo pequena também de NORTE. Se o 10 perdeu para o Valete você precisa depois repetir a finesse agora de Rei. Partindo de SUL jogue a Dama e deixe correr se OESTE servir pequena. Você deixa de fazer 3 vazas somente se KJ estiver em ESTE. 
O curioso dessa situação é que na primeira rodada ao jogar o 10 se aparece o K então cubra de Ás e faça agora finesse contra o Valete em ESTE. Nesse caso você faz 4 vazas no naipe. Se OESTE está marcado com o Rei então jogue a Dama na primeira rodada pois se ESTE tiver o Valete seco você pode fazer 4 vazas "escopando" o Valete ao jogar a Dama.
No entanto, se ESTE está marcado com o Rei devido ter mostrado uma abertura no Leilão então o correto é bater o Ás de NORTE e puxar pequena na esperança que o Rei esteja segundo ou terceiro em ESTE.
Note portanto que o Leilão é um indicativo de como se deve fazer o carteio.

  A32 
    N
O     E
    S
Q10987
13) No caso do seu naipe estar divido 5 a 3 a solução anterior também se aplica, ou seja, jogue pela dupla finesse iniciando por SUL de Dama ou de 10 conforme seja o mais indicado a seu ver. Quando você tem um fit de 8 cartas, 4 a 4 ou 5 a 3, o resíduo está distribuído 3 a 2 em 68%, portanto não se preocupe muito com a divisão 4 a 1 que ela é bem menos provável. Logo a dupla finesse é o recomendado, pois evita o dilema de bater o Ás e depois jogar pequena e se ESTE serve pequena você fica sempre na dúvida se ESTE tem o Kxx e OESTE o Jx, ou se ESTE tem o Jxx e OESTE tem o Kx.
Além disso, se OESTE tiver KJxx fazendo a dupla finesse você só cede uma vaza no naipe.