ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE DOBRE PUNITIVO E INFORMATIVO

Dobre Informativo na abertura do adversário: 
quando o oponente abre, dobrar na primeira rodada do leilão, significa que temos poucas cartas no naipe do adversário (dubleton, seca ou chicana), e que temos 12 ou mais pontos. O parceiro só pode deixar dobrado o leilão se tiver várias cartas (5 ou +) com honras no naipe do adversário, caso contrário ele deve marcar seu naipe mais longo, ou o naipe acima em mão fraca 4-3-3-3 quando o naipe quarto for o naipe do adversário, pois 1ST indicaria resposta semi-positiva com 7-10 pontos.

Exemplo1: Abridor marca 1
D e você em segunda posição tem a seguinte mão:
SAQ1054 H A975 D 3 C KQ10 => Deve dobrar em preferência a marcar 1S, pois o parceiro pode estar bem curto em Espadas (seca ou dubleton) e ter 4 ou mais cartas de Copas, ou ainda longo em Paus. Desta forma dobrar dá mais possibilidades de se encontrar um naipe comum (achar um "fit"). Marca-se uma 1S quando se está curto num outro naipe, no caso, em Copas ou em Paus.

Exemplo2: Abridor marca 1
D e você em segunda posição tem a seguinte mão:
S AQ1054 HA975 D 83 C Q10 => Deve agora marcar 1S pois não tem 3 cartas em todos os outros naipes e não tem força na mão para justificar dobrar e falar outro naipe caso o parceiro marque 2C.

Exemplo3: Abridor marca 1
D e você em segunda posição tem a seguinte mão:
S AQJ1054 HAJ75 D 8 C A10 => Deve agora dobrar, pois embora tenha dubleton em Paus, se o parceiro marcar 2C você pode marcar 2S pois tem mão forte com mais de 15 pontos em cartas altas.
O ato de dobrar e falar outro naipe indica mão com 16 ou mais pontos.

Recapitulando, para se dobrar informativo é preciso: 
1) ter 3 cartas nos outros 3 naipes caso a mão seja fraca entre 12-15 pontos, ou 
2) é preciso ter uma mão com 16 ou mais pontos de modo que se (após o dobre) o parceiro marcar o naipe onde estamos curto, poderemos falar outro naipe para indicar mão forte.
Ou seja, dobrar e depois marcar outro naipe é sinal de dobre forte com pelo menos 16 pontos, pois em mãos bicolores fraca não se dobra, mas sim adota-se a convenção "Michaels".

O dobro informativo vale para as aberturas adversária de 1 em naipe, de 2 fraca em naipe e de 3 fraca em naipe, porém não vale quando o adversário abre de 1ST. O dobro de 1ST é em princípio punitivo e requer outra abertura superior a 1ST em mãos equilibradas (18 ou +) ou preferencialmente ter um naipe longo sólido (que perde no máximo uma vaza) acompanhado de pelo menos 1 Ás e um Rei em naipe lateral.
Exemplo: 
Abridor   Você =>
S AQJ1054 HAJ75 D 8 C A10 
   1ST       dobro pois com naipe sexto longo e pegas laterais vc irá fazer pelo menos 7 vazas
Abridor   Você =>
S KQJ5 HKJ9 D KJ3 C A10
   1ST       dobro pois com 18 pontos bem colocados dificilmente o Abridor irá cumprir o contrato
Abridor   Você =>
S AQ94 HKJ75 D K83 C K10 
   1ST       passo pois vc não tem naipe sólido de ataque e estará sempre dando vaza ao jogar
Nota: o grande problema de dobrar 1ST com muito jogo é que o parceiro pode querer tirar o dobro quando tiver um naipe longo e estiver com quase zero pontos em cartas altas.      

Quando o adversário abre de 4H, o dobre (informativo) indica estar curto em Copas e promete 4 cartas de Espadas. Não é punitivo, mas deve ter 3 ou 4 possíveis vazas laterais para agüentar o dobre feito caso o parceiro opte por passar quando estiver muito fraco. Se o dobrador tiver somente naipes pobres ele deve dizer 4ST ao invés de dobrar.
Abridor   Você
=> S AQ54 H75 DKJ32 8 C AK10  ou  S AQ8 H5 D KQ1086 C AK104
   4       dobro
Abridor  Você 
=> S Q4 H5 DAJ1087 C AKQ105  ou => S 4 HA95 DAK108 C QJ1085
   4        4ST

Quando o oponente abre de 4S, o dobre é punitivo e indica mão equilibrada, em geral com duas ou mais cartas no naipe de Espadas e vazas certas nos outros naipes. Para se dobrar informativo 4S marca-se 4ST, que indica tricolor ou pelo menos dois naipes na mão do dobrador (5-5-x-x ou 5-4-3-1), logo seu parceiro deve marcar em seqüência seu primeiro naipe, mesmo que este seja quarto e haja outro quinto de maior hierarquia.
Abridor   Parceiro  Respondedor    Nós
4
S           dobro           passo              ?  com S 10 H K9745 D 8xx  C K1087 <= passo  
                             pois o parceiro pode ter 
 
S Kx  H Q83  D AK107  C AQ65
Abridor   Parceiro  Respondedor    Nós
  4
S           4ST           passo               ?  com S 1054 H K9745 D C K1087 <= 5C  
                            pois o parceiro pode ter 
 
S H Q3  D AK1075  C AQ654

Quando o oponente abre de 5D ou 5C o dobre indica bons pontos, mas em princípio nega vazas no naipe de barragem do oponente. Se o jogador em segunda posição tiver interesse de jogar dobrado ele deve passar esperando que o parceiro reabra o leilão com dobre, pois se ele dobrar há o perigo do parceiro marcar o naipe que ele está curto e portanto não ser capaz de cumprir o contrato por falta de apoio em trunfos.

Dobre NEGATIVO no overcall oponente.

Quando o parceiro abre e o oponente dá um overcall em nível 1, 2 ou 3, o dobre não é punitivo e sim informativo, denominado de dobre Negativo, que indica que temos os naipes não falados e temos:
- acima de   6 pontos quando o dobre for em nível 1, 
- acima de   8 pontos quando o dobre for em nível 2 e
- acima de 10 pontos quando o dobre for em nível 3. 
O parceiro Abridor pode até passar no dobre informativo se este tiver 4 cartas com honras no naipe do oponente e estiver curto nos outros naipes não falados.

Quando o dobre negativo é feito no nível 1 há algumas convenções usuais como:
Abridor  Oponente   Nós 
  1C            1D             ?    => dobre indica ter 4 cartas dos dois naipes ricos e 7 ou + pontos
                                            => marcar naipe rico indica ter 4 cartas no naipe e 7 ou + pontos

Abridor  Oponente  Nós
1C/1D       1H            ?     => dobre indica ter 4 cartas de Espadas e 7 ou + pontos
                                            => marcar 1S indica ter 5 cartas de Espadas e 7 ou + pontos  

Abridor  Oponente  Nós
1C/1D      1S             ?     => dobre indica ter 4 cartas de Copas e 8 ou + pontos

Dobre punitivo em leilão competitivo.

O dobre punitivo ocorre quando sabemos que temos mais pontos que os oponentes e que eles estão nos impedindo que façamos um game ou parcial em nosso contrato. Nesse caso, o dobre de um leilão que está em nível 4 ou 5 é punitivo e não mais informativo.

O dobre é punitivo também quando a dupla já se informou o que tinha de se informar e o oponente ainda intervém no leilão para nos tirar o carteio de um parcial ou game que vamos fazer, nesse caso a mão que tem honra(s) no naipe do oponente deve dobrar punitivo.

O dobre é punitivo quando é feito após uma seqüência em que o parceiro abriu, o oponente dobrou, e o você Respondedor redobrou, indicando estar curto no naipe do parceiro (Abridor) e ter 10 ou mais pontos. Qualquer dobre que se siga agora é punitivo e indica pelo menos 4 cartas no naipe do oponente. Em geral o dobre pede também saída em trunfo para evitar que o oponente faça vazas em corte no lado curto, isto é, no morto.

Respondedor: SAQ952 H5 DQ107 CK1087
Exemplo1: Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
                       1
H          dobro            redobro          passo
                     passo  1
S/2D/2C       dobro <= punitivo

obs. Quando se tem 9-10 pontos com abono quarto no naipe do abridor não se redobra e sim marcar-se 2ST. Com abono quinto marca-se game direto se a abertura for em naipe rico.

O dobre é punitivo quando uma dupla marca game para ganhar e a outra marca um contrato superior em defesa.
Exemplo1: Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
                       1ST         passo               3ST                 4
D 
                     passo      passo             dobro <= punitivo não precisa ter honra em Ouros mas HCP
Exemplo2: Oponente1 Abridor Oponente2 Respondedor
                         passo           1
S          passo             2H
                          2ST*            4
H            5C             dobro <= punitivo
obs. neste exemplo 2ST* é um bicolor 5-5 ou 6-5 de naipe pobre e o dobro do respondedor
mostra não interesse em marcar 5
H e sim interesse em punir 5C, pois na dúvida ele deve passar para deixar o parceiro decidir entre dobrar ou marcar 5H. Muitos jogadores passam com seca para o parceiro decidir e dobram com duas cartas no naipe de defesa para avisar o parceiro das perdedoras imediatas. Mas o mais significativo está em dobrar com honras (não o Ás) no naipe da defesa, pois isso diminui o valor da mão para competir em nível 5 caso o parceiro tenha seca, ou até chicana.  

Exemplo3. Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
                       1
H           2D                   2H                  2S
                       3
H       dobro <= punitivo ou cooperativo 
obs. neste exemplo Oponente2 marcou, em princípio,  que não tem abono de Ouros e que tem honras em Espadas, logo o dobro indica honras em Copas e estar curto em Espadas. O Oponente2 só deve tirar o dobre se tiver apoio de 3 cartas em Ouros e naipe longo de Espadas com seca de Copas.

4) Dobre responsivo é um tipo de dobre negativo que ocorre quando os oponentes se abonam numa típica seqüência como abaixo:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
  1
H         dobro               2H                dobro
 passo       ?

nota1: quanto Oponente1 dobrou ele informou que tem em princípio 3 cartas nos outros 3 naipes ou mão indefinida muito forte. Oponente2 ao dobrar informou que não tem um naipe quinto, ou mais longo, mas e que possui dois naipes quartos com pelo menos 8-9 pontos.

nota2: se Oponente2 marcasse um naipe isso não seria forçante, ou seja, o dobrador só deve falar novamente se tiver mão forte com 16 ou mais pontos, mas pode abonar com 4 cartas se o leilão for empurrado para o nível 3.

nota3:  da mesma forma se Oponente2 após dobrar, transferindo a marcação de naipe para Oponente1, falar um outro naipe em nível 3, ele simplesmente está negando apoio no naipe marcado por Oponente1 e está marcando um dos seus dois naipes.

nota4: a voz forte é o cue-bid ou após o dobre uma marcação de naipe em salto.

Oponente2:
S52 H532 DQJ107 CKQ108
Exemplo1: Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
                       1
H         dobro                 2H               dobro
                     passo        2
S                  passo             3C <= indica ter Paus e Ouros
                     passo        3
D                  passo           passo
                     passo
Obs. Se Oponente2  tiver: 
SQ52 H532 DQ107  C KQ108  ele passa em 2S.
         Se Oponente2  tiver: 
SQ2   H532 DQ107  C KQ1087 ele marca  3C direto.

Dobre de 3ST convenções populares:
- Quando o parceiro fala um naipe no leilão e os oponentes vão para 3ST o dobre pede saída no naipe marcado pela dupla atacante. 
- Se o dobre foi feito por quem deu o overcall é sinal que falta somente uma honra no naipe e que ele tem Ás lateral e portanto esse dobre exige a saída no naipe do overcall.
- Se foi dado pelo parceiro de quem deu o overcall, é sinal que este tem uma honra alta no naipe do overcall (A/K/Q) e segura algum naipe do adversário. 
- Quando ambos os defensores falaram naipes distintos no leilão, o dobre pede saída no último naipe falado.
- O dobre de 3ST, quando não há interferência no leilão, pede ao saidor que saia no primeiro naipe marcado pelo jogador que será o morto. 
- Quando não houve marcação de naipe pelo morto, num leilão tipo 1 ST passo 3ST dobro - o dobre pede tradicionalmente saída de Espadas, mas se o saidor estiver curto em Copas e muito comprido em Espadas, é sinal que o dobre é para sair de Copas.

O dobre de petit slam ou grand slam, feito pelo parceiro do saidor em contrato carteado em naipe, pede saída no naipe mais longo do saidor. É sinal que haverá um corte nesse naipe. Porém se o dobrador marcou um naipe no leilão, o dobre proíbe a saída nesse naipe, mesmo em contrato de ST, e sugere que o dobrador tem honras altas em outro naipe.

Quando o oponente é o Abridor e o nosso parceiro dobra, se o Respondedor do Abridor marcar naipe e nós passarmos por falta de pontos, o segundo dobre do parceiro continua sendo dpbre informativo e pede que mencionemos nosso naipe mesmo que estejamos com muito pouco jogo. Evidentemente com 5 cartas, preferencialmente 6 cartas, no naipe adversário e sem naipe para falar devemos passar.

///