Como jogar Bridge em 10
Minutos
(1) Introdução
O jogo de Bridge é um dos mais excitantes jogos do mundo. É fácil
aprender, mas leva tempo para saber jogar bem; é muito divertido e
desafiador! Diferentemente de outros jogos e esportes, cada mão de
Bridge demora cerca de 5 minutos para ser jogada do início ao fim. A
ação, a pressão, as estratégias e emoções, os instantes de realização
(ou derrota) transcorrem maravilhosamente rápidos. O sentimento de
acerto de uma única mão de Bridge pode durar por anos, tal como lances
criativos no jogo de xadrez.
Qualquer um pode competir. Idosos e
jovens, ricos e pobres, homens e mulheres, saudáveis e deficientes,
todos podem competir em igual nível. Você nunca é muito velho para
aprender disse, aos 90 anos, Boris Schapiro um antigo campeão inglês de
Bridge. Muitos acreditam que o Bridge impede uma degenerescência
cerebral!
Os jovens irão aprender o valor da ética , bom comportamento e
equilíbrio emocional. Certa vez, Larry King, famoso promovedor de jogos
de Tênis considerou o Bridge melhor que o Tênis, e acrescentou, você não
precisa correr e dar uma batida especial para fazer uma jogada
vencedora, você simplesmente precisa pensar!
O jogo de Bridge tem mudado a vida de pessoas. Ele tem ensejado
casamentos (e divórcios), grandes amizades, oportunidades de negócios,
grandes satisfações e ocasional sadismo massacrando adversários. Enfim,
ele certamente pode lhe trazer mais vida e satisfação.
(2) Como Começar
Bridge é jogado numa mesa, redonda ou quadrada, com 4 pessoas, cada uma
associando um ponto cardeal (Norte Sul Leste Oeste). O jogo é uma
batalha entre dois times, Norte-Sul contra Este-Oeste, ou você e seu
parceiro contra a dupla de oponentes.
Para jogar você precisa de um baralho
de 52 cartas (não entra Coringa). São 4 grupos de 13 cartas
representando um naipe (Espadas ,
Copas ,
Ouros e
Paus ).
No jogo de Bridge os naipes obedecem uma hierarquia e Espadas tem a
maior hierarquia e Paus a menor.
Cada naipe tem 13 cartas e o Ás é a
carta maior e o Dois a carta menor:
A K Q J 10 9 8 7 6 5 4 3 2
Após os jogadores se sentarem aquele
que tirar a cartas maior fica sendo o Dador. Ele embaralha as cartas e o
jogador a sua direita corta em dois montes, de modo que o Dador inverte
o monte de baixo para cima e começa a distribuir as cartas uma a uma
iniciando pelo jogador a sua esquerda até que cada jogador tenha
recebido 13 cartas.
Caso a formação das duplas não tenha
algum outro critério, as duas cartas maiores tiradas podem formar uma
dupla e as duas menores a outra dupla. Quem tirou a carta maior escolhe
a cruzeta, Norte-Sul ou Este-Oeste. Muitas vezes joga-se revezando as
duplas, de modo que cada um joga com os outros três de parceiro.
(3) Classificando suas cartas
Após as cartas terem sido dadas, cada jogador inicia a organizar suas 13
cartas separando as cartas por naipes e ordenando cada naipe na
seqüência conforme exemplo abaixo:
A
J 4 2 Q
9 7 3 10
6 5 K
2
Nota: A expressão "mão de Bridge" tem
dois significados. Refere-se as 13 cartas que cada jogador recebeu e
também se refere as 52 cartas dadas que configurou uma distribuição
específica após o corte e a dada das cartas. Ou seja, um jogador pode
dizer como raridades que teve uma "mão de Bridge" com 9 cartas de um
único naipe, ou pode dizer que a "mão de Bridge" dada não tinha nenhuma
carta alta acima do 10 na cruzeta N-S.
Geralmente os artigos de Bridge em
revistas e livros apresentam as cartas seguindo a hierarquia dos naipes
(maior menor)
e separaram os naipes verticalmente como se segue:
A
J 4 2
Q
9 7 3
K
2
10
6 5
Você está agora pronto para jogar, pois
as cartas foram dadas e cada jogador arrumou sua mão separando em naipes
e ordenando por valor. Agora o jogo constará de duas fases: LEILÃO e
CARTEIO.
(4) Vazas
O principal objetivo do Bridge é fazer "vazas". O Leilão é uma fase onde
se tenta predizer quantas vazas cada cruzeta pode fazer. Portanto o
primeiro entendimento a ser feito é o que é a vaza. Veja aqui.
Entendendo que existe 13 vazas em cada
"mão de Bridge", durante a fase de CARTEIO, podemos tentar entender a
fase de LEILÃO onde se relaciona vazas e LEILÃO.
(5) O LEILÃO
No LEILÃO os lances são feitos de forma verbal e devem ter sempre a
mesma entonação de voz. Você contrata (se obriga a fazer) o número de
vazas correspondente ao maior lance de LEILÃO. É o Dador das cartas que
dá o primeiro lance de LEILÃO, ou diz PASSO, abstendo-se de dar lance.
Qualquer jogador pode dar um lance no LEILÃO e este termina após um
lance ser dado e os outros três jogadores falarem PASSO abstendo-se de
competir no Leilão. Caso ninguém dê lance no Leilão a mão é denominada
de passada e não é carteada (não é jogada).
Dar um lance significa que você, em
nome da sua dupla, se obriga a fazer o número de vazas que seu lance
indica. O número mínimo de vazas para se obrigar a fazer é de 7 vazas e
o número de vazas máximo, obviamente, é de 13 vazas (todas). No entanto,
não se diz "Me Obrigo a Fazer 7 Vazas", ou "Me Obrigo em Nome da Dupla a
Fazer 10 Vazas", por convenção se diz 1 para significar 7 vazas e se diz
7 para significar 13 vazas. Para se obrigar a fazer 10 vazas, basta
dizer 4. Portanto você pode dar qualquer lance de 1 a 7 que isso
significa somar mais 6 vazas ao lance mencionado.
Os lances seguem sempre o sentido horário e quando você dá o lance é
preciso dizer um naipe ou dizer Sem Trunfos, que se considera de maior
hierarquia entre os naipes. Quando se leiloa um contrato Sem Trunfos não
se permite cortar vazas e se aplica mais quando o interessado tem 3
cartas em todos os naipes e ausência de naipe longo.
Os lances possíveis de Leilão são:
1
1
1
1
1ST (requer ou promete fazer 7 vazas)
2
2
2
2
2ST (requer ou promete fazer 8 vazas)
3
3 3
3
3ST (requer ou promete fazer 9 vazas)
4
4
4
4
4ST (requer ou promete fazer 10 vazas)
5
5
5 5
5ST (requer ou promete fazer 11 vazas)
6
6
6 6
6ST (requer ou promete fazer 12 vazas)
7
7
7
7
7ST (requer ou promete fazer 13 vazas)
Durante o LEILÃO cada jogador deve falar na sua vez, e ele pode dar um
lance ou dizer PASSO. Além disso, o jogador pode dizer DOBRO para um
lance feito pelo oponente e este pode dizer REDOBRO. Dizer DOBRO
significa duvidar que o contrato seja cumprido, mas se for cumprido os
pontos referentes serão computados dobrados, porém se o contrato não for
cumprido as multas serão computadas dobradas.
Quando você dá um lance em naipe é porque você e seu parceiro devem ter
bastante cartas nesse naipe, 8 ou mais cartas, e por conseqüente os
oponentes tem poucas, 5 ou menos.
A grande vantagem de dar lance no naipe
longo, para propor que ele seja o naipe de Trunfo,
é que você, ou seu parceiro, estarão curtos em outros naipes e portanto
poderão usar a propriedade de fazer a vaza, cortando com uma carta de
Trunfo, quando não tiverem mais carta do naipe corrente (que está sendo
jogado) e que você seria obrigado a servir (ou seguir) se tivesse cartas
nesse naipe.
Desta forma o LEILÃO é geralmente uma
disputa para que o naipe onde você e seu parceiro tenham juntos um
grande número de cartas seja o naipe Trunfo.
Por exemplo, se houver uma convenção, entre você e seu parceiro, na qual
ele somente dará um lance inicial de fazer 7 vazas em Espadas, caso
tenho 5 cartas ou mais cartas nesse naipe, e se você, por coincidência,
tiver também 5 cartas no naipe de Espadas, fica claro para você que sua
dupla possui juntos 10 ou mais cartas nesse naipe. Logo Espadas para
vocês é o naipe ideal para ser o naipe de Trunfo.
Porém, se você tiver somente 1 cartas nesse naipe, provavelmente os
adversários terão 6 ou 7 cartas em Espadas, logo você pode propor um
outro naipe para seu parceiro, que rapidamente entenderá que você não
tem o naipe dele, mas que tem 5 ou mais cartas nesse outro naipe.
Quando você e seu parceiro possuem muitos Ases, Reis e Damas em todos os
naipes, que são estatisticamente as cartas que mais fazem vazas, e não
possuírem um naipe longo de 5 ou 6 cartas, tende a ser mais interessante
cartear sem que haja um naipe de Trunfo definido, ou seja, é mais seguro
cartear em Sem Trunfos (ST).
Em mãos que você tem 4 cartas num naipe
e seu parceiro tem no máximo 3 cartas nele, ou vice-versa, de modo que
vocês não possuam nenhum naipe oitavo ou nono juntos, é muito comum o
contrato final ser em Sem Trunfos.
DICA: Certas estatísticas apontam que para uma dupla que tenha a metade
dos Ases, Reis e Damas do baralho, basta ter junto um naipe de 8 cartas
(4-4, 5-3, 6-2, 7-1) para ser um bom contrato tentar fazer 8 vazas com
esse naipe de trunfo; basta ter junto um naipe de 9 cartas (5-4, 6-3,
7-2, 8-1) para ser um bom contrato tentar fazer 9 vazas com esse naipe
de trunfo; basta ter junto um naipe de 10 cartas (5-5, 6-4, 7-3, 8-2)
para ser um bom contrato tentar fazer 10 vazas com esse naipe de
trunfo.
(6) Veja a Ordem
dos Lances num LEILÃO
Evidentemente o LEILÃO não permite voltar lance e portanto se o oponente
leiloou 1,
caso você tenha o naipe de Paus longo, você não pode dar o lance de 1,
pois Paus é de hierarquia inferior e este lance em nível 1 foi portanto
coberto. Logo o seu lance deve ser 2 para
competir em Paus. Caso o lance oponente fosse 1 você
poderia dizer no mesmo nível, 1 ou
1ST, pois Espadas e Sem Trunfos têm hierarquia superior a Copas.
Eis aqui um exemplo de LEILÃO
N = Pedro |
E = Maria |
S = Paulo |
O = Luiz |
1 |
2 |
2 |
passo |
4 |
passo |
passo |
passo |
Pedro, o Dador, iniciou o LEILÃO
prometendo fazer 7 vazas se o Trunfo for Ouros.
Maria, oponente de Pedro e de Paulo e parceira de Luiz, prometeu fazer 8
vazas se o Trunfo for Paus. Paulo, que tinha um naipe longo de Copas,
prometeu fazer 8 vazas se o naipe de Trunfo for Copas.
Luiz, que tinha poucas cartas altas, e não tinha muitas cartas de Paus,
PASSOU, quer dizer não deu lance.
Pedro, parceiro de Paulo, tinha também boas cartas em Copas e como sabia
que fazer 10 vazas em Copas dá um prêmio adicional de bonificação em
pontos, marcou 4 para
que Paulo, carteando pela dupla, tentasse cumprir o contrato para ganhar
o prêmio.
Perceba que o LEILÃO se encerrou após 3
PASSOS seguidos.
A voz de DOBRO poderia ter sido feita pela dupla Maria-Luiz, caso
achassem que o contrato de 10 vazas em Copas não seria cumprido. Ou
seja, que eles iriam fazer pelo menos 4 vazas. Num curso de LEILÃO essas
vozes de DOBRO duvidando são mais claramente explicadas e existe
inclusive vozes de DOBRO que podem ter um sentido informativo após o
início do Leilão. Por exemplo, Maria ao invés de dizer 2 que
indica 5 ou 6 cartas de Paus, poderia ter dito DOBRO no sentido de dizer
que tem 4 cartas em cada um dos outros naipes não falados. Seu parceiro
Luiz poderia então marcar um naipe de 4 cartas sabendo que a dupla teria
juntos 8 cartas desse naipe e que portanto os oponentes teriam no máximo
5 cartas.
(7) O Carteio começa
Após os 3 passos do Leilão, o carteio começa, e o jogador a direita de
quem mencionou primeiramente o naipe vencedor do LEILÃO, no caso Luiz,
será o Saidor. Ele escolhe uma carta e a deposita no meio da mesa. Nesse
momento o parceiro de Paulo, passa a ser o Morto e expõe suas cartas na
mesa para que todos vejam. Paulo, o primeiro declarante das Copas, se
torna o Carteador e ele irá jogar pelo Morto e por si mesmo. O Morto
(Pedro) nada mais faz a não ser separar alguma carta solicitada pelo
Carteador e colocar no meio da mesa, caso o Carteador não a alcance
direito.
Veja o diagrama:
Pedro (Morto)
A
K 2
Q
J 8 6
A
5 4 3 Contrato: 4 =>
requer fazer 10 vazas
5
2 Carteador: Sul
Luiz Maria Saidor: Oeste
J
9 8 7 6 N Q
10 5
7
5 O E 2
10
8 7 6 S Q
J 9
7
3 A
K 10 9 8 4
Paulo (Carteador)
4
3
A
K 10 9 4 3
K
2
Q
J 6
Paulo, no seu contrato de 4 precisa
fazer 10 vazas sendo o naipe Trunfo Copas. A luta da dupla oponente
Maria e Luiz é fazer 4 vazas para evitar que o contrato seja cumprido.
Se o Carteador fizer 9 vazas diz-se que ele irá fazer 1 abaixo, em
inglês 1 down.
(8)Seqüência do Carteio
Luiz que é o Saidor inicia jogando uma
carta de Paus, pois este é o naipe mencionado por sua parceira Maria. O
lance de Leilão de 2 de
Maria serve também para indicar uma boa saída parceiro, sugerindo que o
naipe onde ela tem cartas altas que se tornarão vazas potenciais. Luiz
inicia com o 7
e Maria faz a primeira vaza com o K.
Quem faz a vaza inicia uma nova vaza e Maria joga então o A
e faz a segunda vaza.
Na terceira vaza Maria joga o 4
e o Carteador serve a Q
e como Luiz não tem mais cartas de Paus ele corta a vaza de Paus alta
com o seu 5
que é Trunfo, porém o Morto também não tem mais cartas de Paus e
portanto recorta com o 6.
O Carteador inicia a quarta vaza jogando Copas do Morto para o seu A
e ambos oponentes servem Copas encerrando cartas de Trunfo na mão dos
oponentes. O Carteador tem agora todas as cartas altas e portanto faz o
contrato com uma vaza a mais, isto é, declara que faz as vazas restantes
e abre as cartas.
O carteio terminou com N-S realizando
11 vazas e E-O somente 2 vazas. Isso tudo, Leilão e Carteio, ocorreu de
3 a 5 minutos, o que faz o jogo não ser monótono.
(9) A Contagem de
Pontos
A segunda principal idéia do Bridge é a contagem de pontos e os bônus ou
prêmios que se ganha em determinados contratos.
Contagem
dos pontos vazas após a sexta vaza contratada:
- cada vaza em naipe naipe pobre ( ou ) vale
20 pontos;
- cada vaza em naipe rico ( ou )
vale 30 pontos;
- jogando em Sem Trunfos a primeira vaza vale 40 pontos e as demais 30
pontos.
Nota: se no leilão o número de vazas contratados atingir 100 ou mais
pontos, então isso dá a dupla contratante um prêmio, denominada de GAME,
caso o contrato seja cumprido, porém se o número de vazas contratadas
não atingir 100 pontos, mesmo que se faça mais vazas que somadas
resultam em 100 pontos, não haverá o prêmio de GAME, e somente um prêmio
menor, denominado de PARCIAL, dado ao contrato feito.
Contagem dos pontos de parcial => a cada contrato parcial cumprido
deve-se somar o valor de 50 pontos de prêmio de parcial + valor de cada
vaza após a sexta (as seis primeiras não são somadas).
No caso de
contrato que atinge 100 pontos, deve-se somar aos pontos das vazas ao
prêmio de:
- Game
não vulnerável dá prêmio de 300 pontos
- Game vulnerável dá prêmio de 500 pontos
Em contratos que se atinge 12 ou 13 vazas há, além do prêmio de game, um
prêmio de:
- Pequeno Slam, para 12 vazas contratadas e feitas, no valor de 500
pontos (nãoVul) e 750 (Vul);
- Grande Slam, para 13 vazas contratadas e feitas, no valor de 1000
pontos (nãoVul) e 1500 (Vul).
O significado de Vulnerável ou Não Vulnerável advém de uma melhor de
três de game. Ou seja, no início ninguém é vulnerável, após uma dupla
fazer um game ela se torna vulnerável. Se a mesma dupla fizer outro
game, o placar da melhor de três é 2 a zero, porém se a outra dupla
fizer o game o placar fica 1 a 1 e ocorre uma negra para decidir que
vence por 2 a 1. Ou seja, 4 situações podem ocorrer N-S e E-O não
Vulnerável, N-S e E-O Vulnerável, N-S Vul e E-O nVul, finalmente N-S
nVul e E-O Vul.
Terminada uma melhor de três troca-se de parceiro.
Nota: quando não se cumpre o contrato
existe uma multa de 50 pontos por vaza nVul e 100 pontos por vaza Vul,
portanto ao invés de se ganhar os prêmios, se perde na multa. Além
disso, se o contrato for dobrado a multa é dobrada e segue uma tabela.
Veja aqui.
Existe métodos de LEILÃO que permite
que você e seu parceiro façam uma avaliação mais precisa das mãos e
possam se aproximar ou atingir os contratos mais adequados. Para tal
você, juntamente com seu parceiro, precisam estudar um Sistema de Leilão
comum.
10) Modos de se Jogar Bridge
Na verdade descrevemos anteriormente um modo de jogar Bridge mais
caseiro, que chamamos de RODADO ou em inglês "Rubber Bridge", porém o
mais popular talvez seja o TORNEIO, que é feito com a participação de 40
a 100 pessoas jogando num salão de um Clube. Finalmente o terceiro modo
é o de QUADRA onde um time joga contra outro time. Leia mais na sessão
"Modalidades de Jogar"
Na famosa revista norte-americana BRIDGE WORLD há uma série de textos
para iniciantes em Bridge.
Veja o link abaixo:
http://www.bridgeworld.com/default.asp?d=intro_to_bridge&f=introtobridgemainpage.html
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