DEFESA CONTRA DOBRE EM 1ST  (15-17 HCP)

Se você senta na mesa com um novo parceiro e ocorre uma situação do seu parceiro parceiro abrir o Leilão com 1ST e o Oponente a sua direita dizer dobro. Sugerimos que você conduza o Leilão seguindo um tratamento tradicional em que:
- o Redobro mostra que sua dupla detém a maioria dos pontos em cartas altas e há um interesse em dobrar os oponentes;
- que a marcação de um naipe em nível 2 é sign-off indicando mão fraca;
- que o passo é uma exclusão das situações anteriores.

O significado tradicional do redobro do Respondedor quando o dobro é punitivo é para jogar
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            redobro
tradicionalmente o redobro mostra uma mão regular de 6 a 7 pontos em cartas altas e pede para que o Abridor passe, pois considera que ele terá boa chance de fazer o contrato caso os oponentes passem. 

Nesse caso, se os oponentes marcarem um naipe no Leilão, o dobro do Abridor ou do Respondedor é punitivo, indica 4+ cartas no naipe, excepcionalmente 3 cartas com honra. 
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            redobro            2
  passo      passo                 ? <= dobro é punitivo e a marcação de outro naipe no nível não é forçante 

O passe do Abridor, um "passo forçante", mostrando não ter cartas de Paus que justifiquem dobrar o Oponente2 transfere para o jogador da dupla que agora será o último a falar a decisão de dobrar punitivo ou Leiloar algo. Ou seja, não deve, em princípio, passar.

Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            redobro         passo/2
  passo         2                passo             passo
      ? <= dobro é punitivo e a marcação de outro naipe no nível não é forçante 

Agora o passo do Respondedor é que é forçante e o Abridor que está agora na última posição é que deve dobrar punitivo ou Leiloar algo, não devendo portanto passar.

Quando a mão do Respondedor é fraca, porém tem um naipe 5o. ou 6o. o Respondedor marca seu naipe 
Abridor   Oponente1       Respondedor        Oponente2
   1ST          dobro          2/2/2/2  <= mão fraca, naipe longo, Abridor deve passar

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Por outro lado, se você está formando uma parceria mais firme então sugerimos usar uma convenção mais elaborada. 
Dentre as várias existentes sugerimos o uso da Convenção Bergen contra Dobre em 1ST. 

Marty Bergen desenvolveu um método de Leilão para situações em que o nosso oponente faz um dobre punitivo contra nossa abertura de 1ST. A idéia básica dessa defesa é procurar minimizar o prejuízo tentando achar um melhor contrato que 1ST dobrado, ou mesmo até achar um bom contrato caso os oponentes decidam entrar no Leilão de forma competitiva por um parcial. 

Com essa convenção é também possível competir normalmente no Leilão caso o dobre não seja punitivo e sim prometa  valores de distribuição em um naipe longo ou dois naipes 5-5 e não prometa muitos valores em cartas altas, tal como ocorre em convenções como DONT, BROZEL em que o dobre mostra um naipe sexto qualquer com cerca de 10 hcp.  Nesse caso o parceiro do Abridor de 1ST irá prosseguir no Leilão usando qualquer das convenções que a dupla tenha adotado para fazer Transfer ou Stayman, ignorando o dobre oponente. Ou seja, Jacoby Transfer (2/2), Stayman (2), Gerber (4), etc continuam valendo e portanto este é o ponto bom desta convenção.

Portanto diante da seguinte situação?
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro               ? <= antes de tudo pergunte o que significa o dobro

A) Quando o Dobre Oponente de 1ST for punitivo então:

a1 - Sendo o Dobre realmente punitivo no caso do Respondedor ter um naipe com 5o. ou 6o. de ele deve marcar seu naipe para atrapalhar posssível encontro de "fit" no nível 2 pelos oponentes e o Abridor deve passar mesmo com dubleton.
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro              2  <=   J9xxxx xx xxx xx (marcação obrigatória)

a2- O mesmo princípio de atrapalhar os oponentes se aplica quando o Respondedor tem uma mão com menos de 4 hcp, porém com naipe 7o. qualquer ou 6o. bem consistente de cartas intermediárias.
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro               ?      <=   QJ98xxx xx  xx xx = marque 3  barragem (preemptive) 
                                                     <=  x   K109xxxx 109xx x = 3 barragem
                                                     <=  xx xx J10965432 x = 3 barragem
                                                     <=  xx x 9xxx KJ1098x = 3 barragem

a3- Após um dobre punitivo o redobro do Respondedor obriga o Abridor a marcar 2.
Nesse caso o Respondedor estará indicando que tem um naipe longo diferente de Espadas. Assim,
se o naipe 5o. ou 6o. do Respondedor for ele passa;
se o naipe 5o. ou 6o. do Respondedor for ou ele corrige e o Abridor passa, mesmo que tenha sido dobrado e o Abridor tenha dubleton. Provavelmente este será o menos pior dos contratos!
Exemplos:
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            Redobro           passo
   2           passo                ?     <=   xxx xx  xxx Q10xxx = passo
                                                     <=  xx   Kx 109xxxx xxx = 2
                                                     <=  xxx K1098x 9xxx x = 2

a4- voz convencional: Após um dobre punitivo e um redobre pedindo salvação em 2, a voz de 2 é convite indicando 5 a 7 hcp e naipe 6o. ou 7o. de .
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            Redobro           passo
   2         qualquer            2     <=   KJxxxx xx Q10xx <= convite a game
                                                                 QJ9xxx xx  A10x 10xx <= convite a game
                                                                K1098xxx x Q10xx < = convite a game
                                                                Q109xxxx xx  K10xx - < = convite a game

a5- voz convencional:
Após um dobre punitivo e redobre pedindo salvação em 2, a voz em salto de 
3 ou 3 são análogos convites com naipe longo. De modo que o Abridor com honra 3a. e Ases deve tentar game. Exemplos
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            Redobro           passo
   2           passo                3                passo
   3ST <=    AQ10x Qxx  Axx Axx
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro            Redobro           passo
   2           passo                3                passo
   3ST <=     Q109x Kxx  KJ10 AQJ   

B) Quando o dobro Oponente não e punitivo e obriga o parceiro a falar

No caso em que o Dobre adversário não é punitivo a convenção Bergen utiliza algumas falas convencionais para mostrar uma mão fraca de 6 a 7 hcp, porém competitiva para disputar um parcial quiça até para tentar um "game". 

b1 -
escolha qual será o significado do redobre de sua dupla
proposta b1.1: o redobre indica uma mão fraca (6 a 7 hcp) com os dois naipes pobres:
                           exemplo: Kxx xx Qxxx Jxxx
                           exemplo: xx Qx Qxxx Q9xxx
                           exemplo: xx x QJxxx K8xxx
                           exemplo: x AJx Qxxx 109xxx
proposta b1.2: o redobre indica uma mão fraca (6 a 7 hcp) com seca ou chicana em 1 naipe rico
                           exemplo: Jxx x Axxx J9xxx                      em geral uma distribuição
                           exemplo: x Kxxx Q10xx Q9xx                  tipo 5-4-3-1
                           exemplo: 8xxxx - Qxxx Axxx
                           exemplo: x Kxx KJxx 108xxx

O tratamento tradicional também pode ser uma escolha para o Redobro, porém sugerimos que use a proposta b1.1 que permitirá ao Abridor uma segurança de fit confortável até o nível 3. 

C) Independentemente do dobre ser punitivo ou competitivo
Quando o Respondedor tem uma mão 5-4-x-x ou 4-4-4-1 com até 7 hcp ele deve competir pelo parcial ou evitar que o Leilão fique em 1ST dobrado se ele tiver entre 0-3 hcp. Nesse último caso até com mão 4-4-3-2 o Respondedor deve falar no Leilão buscando um fit pelo menos de 7 cartas. A regra a seguir é bem simples, fale primeiro o naipe de menor hierarquia.
  

c1- Após um dobre a marcação direta de 2 mostra naipe de e outro naipe de hierarquia superior.
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro               2                 passo

     ? <= O Abridor com 4 cartas de passa; com 3 cartas de e mão 4-3-3-3 passa; com 3 cartas
              de e mão 4-4-2=3 passa, porém se for dobrado pode arriscar marcar um naipe superior;
              com 2 cartas de e naipe e 5 marca 2 aceitando jogar em qualquer "fit" 4-3 superior;
              com 4-4-3=2 e duas cartas de marca seu primeiro naipe superior.
exemplo: Kxxx xx xx Jx xxx    <= marca-se 2
                   xxx Qxxxx x KJxx    <= marca-se 2
                   xxx x Qxxx K8x xx   <= marca-se 2
                   x Jxxx Q xxx 109xx  <= marca-se 2


c2- Após um dobre a marcação direta de 2 mostra naipe de e outro naipe superior.
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro               2                 passo

     ? <= O Abridor com 4 ou 3 cartas de passa; com 2 cartas de marca 2, que pode ser naipe terceiro, aceitando jogar também com 3 cartas em 2.
exemplo: Kxxx xxx Qxxx Jx    <= marca-se 2
                   xx Qxxx Kxxxx xx   <= marca-se 2
                   Jxxx xxxx Q xxx x  <= marca-se 2
                   x Jxxxx AJxx 109x  <= marca-se 2

c3- voz convencional 1: Após um dobre a marcação direta de 2 mostra naipes ricos e o Abridor escolhe passar ou abonar convidando a game se tiver o máximo com 4 cartas de um deles com bom apoio no noutro. 
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro               2                 passo

     ? <= O Abridor com 4 cartas de e 3 ou 2 em marca 2, com 4 e 4 nos ricos passa e se houver dobre muda para , com 3 e 3 nos ricos segue a mesma tática, passa e se houver dobre muda para e com máximo e 4 cartas de abono tenta competir até no nível 3 se não for vulnerável. 
exemplo: Kxxxx 9xxxx xx x    <= marca-se 2
                   xxxx Qxxxx x Kxx   <= marca-se 2
                   Kxxxx KJxx xx xx    <= marca-se 2
                   J10xx QJxx xx xxx  <= marca-se 2
  


Em resumo, após um dobre punitivo de 1ST os significados das falas do Respondedor são:

Responder

significado

Redobre

obriga o Abridor a marcar 2

2

mostra e mais um naipe de hierarquia superior

2

mostra e mais um naipe de hierarquia superior 

2

mostra e

2

mostra 5+ é sign-off

3

mostra 6+ é sign-off

3

mostra 6+ é sign-off

3

mostra 6+ é sign-off

3

mostra 6+ é sign-off


c4- quando o Respondedor tem mão 4-3-3-3 e mão fraca só resta o passo!
Abridor   Oponente1  Respondedor  Oponente2
   1ST          dobro              passo  <=   Jxxx xxx  Jxx 10xx 
                                                                 xxx Kxx  10xx xxx 
                                                                1098x xxx  Qxxx xx 
                                                                xxx QJxx  xxx xxx 

c5- quando o Respondedor passa depois do dobre e após os oponentes falarem no Leilão,
       o dobre do Respondedor é punitivo e a marcação de naipe é competitiva e sign-off.

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