ORIENTAÇÃO PARA ATITUDE DO JOGADOR DURANTE AO LEILÃO

A0) Sou Dador ("dealer") - primeiro a falar no leilão
A1) Verificar se tenho algum tipo de abertura
     - Se Sim - então Abrir o Leilão
     - Se não - então Passar.

B0) Sou Segundo de mão
B1) O primeiro de mão passou - então agir como se fosse o Dador.
B2) O Dador abriu de 1 em naipe:
     - verificar se tenho abertura também:
     Se Sim - dizer dobro informando mão com 12 ou + pontos e pelo menos 3 cartas nos outros naipes;
     Se Sim - e mão regular de 15-17 pontos então dizer 1ST se tiver pega no naipe de abertura;
     Se Sim - com naipe do Abridor: 13-15 passar, 16-18 => 1ST, 18 ou + dobrar e depois marcar ST.
     Se Sim - com 13-15 e ausência de mão equilibrada, marcar naipe longo.
     Se Sim - com 16 ou mais e ausência de mão equilibrada, dizer dobro e depois marcar o naipe longo.
B3) verificar se tenho mão de overcall (sobrefala):
      Se Sim - com 9-12 pontos e naipe quinto c/honra superior marcar o naipe
     Se Sim - com 7-10 pontos e naipe 6o. com 2 honras superiores (A/K/Q) marcar em salto simples.
     Se Sim - com 7-10 pontos e naipe 7o. com 2 honras marcar o naipe em salto duplo.
B4
) não se enquadrando em nenhuma situação acima - PASSAR

C0) Sou terceiro de mão:
C1) os dois primeiros passaram - então agir como se fosse o Dador.
C2) o segundo de mão abriu - então agir como se fosse segundo de mão.
C3) o meu parceiro abriu o leilão e não houve interferência (leilão livre):
     - sem abono quinto e menos de 6 pontos - PASSAR
     - sem abono e com 6 a 9 pontos:
        - marcar naipe rico se tiver;
        - marcar 1 Ouros com 5 ou + cartas se a abertura foi de 1 Paus;
        - marcar naipe rico em nível 1 se possível ou marcar 1ST;
     - com abono de naipe quinto rico ou sexto pobre pular para nível 4 fazendo barragem.
     - com abono e com 6 a 9 pontos - abonar no nível 2.
     - com abono e com 10-11 pontos - abonar no nível 3.
     - com mão de abertura 13-15, mudar de naipe e depois ir a "game".
     - com mão de abertura de 16 ou + mudar de naipe em salto e depois ir a game/Slam.
C4) o adversário dobrou mostrando que tem também abertura então:
     - redobrar se tiver 10 ou mais pontos
     - abonar o parceiro no nível 2 com 5-7 pontos e no nível 3 com 8-9 pontos.
     - marcar naipe longo em salto se tiver 1 honra alta (A ou K) e 7-9 pontos.
     - marcar naipe quinto se tiver seca ou chicana no naipe do parceiro e 0-9 pontos.
     - marcar naipe sexto sem salto se tiver menos de 7 pontos.
     - sem naipe rico, tendo mão equilibrada e 8-9 pontos marcar 1ST.
     - com 6-9 pontos marcar naipe rico quinto.
     - passar - nas outras situações, com 2 ou 3 cartas no naipe do parceiro.
C5) o adversário marcou naipe em nível 1:
     - marcar 1ST com 8-10 pontos e pega (honra) no naipe do adversário.
     - marcar 2ST com 11-12 pontos e pega (honra) no naipe do adversário.
     - marcar 3ST com 13-15 pontos e pega (honra) no naipe do adversário.
     - marcar naipe rico quinto ou sexto em nível 1 com 6 ou mais pontos.
     - se o adversário marcou 1 dobrar com os dois naipes ricos (4-4) e 6 ou + pontos.
     - se o adversário marcou 1 com 1 naipe rico quarto marcar o naipe tendo 6 ou + pontos.
     - se o adversário marcou 1, dobrar informativo (sputnik) com 7 ou + pontos e com 4 cartas de .
     - se o adversário marcou 1, dobrar informativo (sputnik) com 7 ou + pontos e com 4 cartas de .
     - abonar o naipe pobre do parceiro se não tiver naipe rico para mencionar.
     - passar se tiver o naipe do adversário e menos de 8 pontos.
     - passar se tiver menos que 6 pontos.
     - com 10 ou mais pontos marcar naipe ao nível 2

C6) O oponente marcou naipe em nível 2 então:
     - abonar normalmente em nível 2 com 6-9 pontos;
     - abonar normalmente em nível 3 com 10-11 pontos;
     - dobrar e depois abonar a game com 12-15 pontos;
     - marcar o naipe do oponente em nível 3 (cue-bid) com 16 ou mais pontos;
     - dobrar informativo com mais de 8 pontos e dois outros naipes não
mencionados ainda;
     - marcar naipe quinto ou sexto com 8-10 pontos;
     - marcar naipe sétimo em salto com mão fraca ("weak jump shift" em competição);
     - dobrar e depois falar naipe com 11-12 pontos com mão sem naipe quinto;
     - dobrar e depois marcar naipe do oponente (cue-bid) com 13-15 pontos para forçar game
;
     - marcar game direto com abono quinto e menos de 8 pontos

D0) Sou quarto de mão:
D1) os três primeiros passaram - então agir como se fosse o Dador.
D2) o oponente terceiro de mão abriu - então agir como se fosse segundo de mão.
D3) o meu parceiro abriu o leilão e não houve interferência (leilão livre) - vide C3.
D4) o oponente primeiro de mão abriu e o parceiro deu overcall:
     - parceiro limitado a
16 pontos, logo, sem abono, menos de 8 pontos, mão regular => passar;
     - com naipe longo e seca (singleton) ou chicana (void) no naipe do
parceiro podemos marcar nosso naipe longo (encabeçado de honra alta) para avisá-lo do problema, sem que isso seja forçante (o parceiro poderá passar se não tiver abono para o nosso naipe);
     - com abono e 7-9 abonamos no nível seguinte;
     - com abono e 10-11 abonamos em nível 3 como se ele tivesse aberto;
     - com abono e 12-13 damos um cue-bid (marcando o naipe do oponente) e depois abonamos;
     - com abono e 14-15 abonamos em nível de game em naipe rico e em naipe pobre, conforme seja nossa mão, devemos optar em game em 3ST tendo pega no naipe do Abridor, ou marcando game em naipe pobre com seca no naipe do Abridor e sabendo que o nosso parceiro demonstrar não ter pega para jogar em ST, pois se dermos um cue-bid o parceiro deve marcar ST ao nível se tiver pega;
     - sem abono, mas com pega no naipe adversário marcamos 1ST com 8-10;
     - sem abono, mas com pega no naipe adversário marcamos 2ST com 11-13;
     - sem abono, mas com pega no naipe adversário marcamos 3ST com 14 ou +.
     - com mão forte e naipe sexto sólido marcamos game em nosso naipe.

D5) o oponente primeiro de mão abriu, o parceiro passou e o outro oponente falou em nível 1:
     - nesse caso devemos ter muito cuidado em agir com uma abertura em mão
equilibrada, pois o parceiro deve ter mão com menos de 6 pontos, de modo que um dobre deve ser feito mais para indicar os dois outros naipes não falados (5-4 em geral) e uma marcação de 1ST com os naipes falados deve ser feita com 17-18 pontos e sólida pega, pois estamos numa situação de "sanduíche".
     - com abertura 12-16 em mão equilibrada, sem naipe quinto, é melhor passar;
     - com bom naipe quinto ou sexto sempre devemos mencioná-lo, mesmo que
tenhamos somente 8 pontos - é indicativo de saída;
     - com uma mão fortíssima devemos dar um cue-bid no naipe adversário onde
estamos mais curto;
     - com mão regular e 19-20 pontos devemos dobrar e depois marcar 1 ou 2ST.
D6) o primeiro de mão abriu, o parceiro passou e o outro oponente falou
outro naipe em nível 2:
      - nesse caso, com abertura, passar com mão regular ou marcar naipe bem sólido, parceiro tem zero. 
D7) o primeiro de mão abriu,  o parceiro e o outro oponente passaram,
logo estamos numa situação chamada de reabertura de leilão em quarta posição e aqui muda todo o significado do leilão pois se o parceiro tiver abertura será com o naipe do Abridor (vide depois o artigo reabrir):
     - nesse caso, passar com menos de 8 pontos, pois o Abridor
deve ter uma mão muito forte, visto que com 16 ou + o parceiro dificilmente passaria.
     - com 8 ou + seguir o receituário supondo que o parceiro passou com 10-15
pontos:
     - com mão regular e 11-15 pontos marcar 1ST
     - com mão regular e 16-18 dobrar e depois marcar ST no nível
     - com mão regular e 19-20 pontos marcar direto 2ST;
     - com mão regular e 21-23 pontos dobrar e depois marcar ST em salto;
     - com mão regular e 24-26 pontos marcar direto 3ST ;
     - com mão de 9-12 pontos e naipe quinto, marcar o naipe quinto
     - com mão de 13-16 pontos e bom naipe quinto ou sexto, marcar o naipe
em salto;
     - com mão irregular, tipo 5-4-3-1, sólido naipe 5o. e 17-20 dobrar e  depois marcar naipe em salto;
     - com mão irregular, naipe 6o. sólido (6-3-2-2  / 6-3-3-1),
17-20, dobrar e depois marcar em salto;
     - com mão irregular e 21 ou + pontos, marcar o naipe oponente (cue-bid) no nível 2
     - finalmente considere que com 10-12 pontos se você tem o naipe do oponente, então seu parceiro poderia ter falado no leilão se tivesse 10 ou mais pontos, logo é melhor passar, porém se você está bem curto no naipe do Abridor provavelmente seu parceiro tem jogo e não pode falar no leilão por ter o naipe do Abridor, logo é melhor dobrar e seu parceiro com 5 ou mais cartas com honras no naipe Abridor poderá passar e sua dupla ganhar pontos.

ORIENTAÇÃO PARA INTERFERÊNCIA EM LEILÕES ABERTO PELO OPONENTE:

- Quando o oponente abre e nós temos 10 ou mais pontos com uma mão tricolor com seca no naipe do adversário, estamos numa situação ideal de dobrar. Ou seja, podemos dobrar até com 10 pontos com (4-4-4-1) tricolor e seca no naipe adversário.

- No entanto quando temos uma mão 5-4-2-2 com 12-15 pontos, onde o naipe quarto é rico e o naipe quinto é pobre, devemos dobrar somente se o adversário abriu no outro naipe rico. Ou seja, não podemos dobrar com um naipe pobre tendo um dubleton num naipe rico não mencionado, pois dobrar e falar novamente indica uma mão de 16 a 20 pontos.

- Com mão 5-4-3-1 ou 5-4-2-2, com 12-15 pontos, onde o naipe rico é quinto, devemos marcar o naipe rico ao invés de dobrar, a menos que o naipe rico não tenha nenhuma honra superior (A/K/Q).

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