REABERTURA DE LEILÃO – "BALANCING"

O termo inglês "balancing", que no jogo de Bridge indica uma possível situação de equilíbrio de forças, é usado no estudo de situações de reabertura de leilão, no sentido de proteção ao parceiro que pode ter ficado entupido por ter o naipe adversário de abertura, ou ter pontos para um "overcall" mas não ter naipe longo para licitá-lo. Em geral, todas vezes em que os oponentes param o leilão em nível 1 ou 2 deve-se tentar reabri-lo, salvo algumas exceções. Nesse caso o dobre de reabertura pode ser feito com um mínimo de 8 pontos, pois assume-se que o parceiro passado mais o reabridor podem ter cerca de 18 a 20 pontos, o que é suficiente para permitir que a dupla possa competir no leilão com fit de 8 cartas no nível 2 e com fit de 9 cartas no nível 3.

Na verdade, um dos tópicos pouco estudado pelos bridgistas, se refere aos procedimentos e convenções de reabertura de leilão. Podemos perceber isso quando dois jogadores combinam para jogar um torneio e não mencionam suas convenções de reabertura. Isso ocorre porque muitos inferem erradamente que não há procedimentos especiais para se tratar situações de reabertura, e justamente é aí que eles ficam inferiorizados diante de outras duplas que tem clareza nestes procedimentos, pois se um dos parceiros reabre o leilão, usando convenções populares para uso específico em reabertura, o outro pode estar interpretando, de modo equivocado, uma força de mão diferente.

Este texto busca mostrar algumas convenções já assumida por jogadores mais experientes e que de alguma forma seguem a escola de Mike Lawrence, que especialmente escreveu um livro ("Balancing") para este tópico do Bridge.

Há dois casos principais de reabertura:
1- quando o primeiro de mão abriu e os outros dois passaram, cabendo ao quarto de mão, não passado, decidir se reabre ou não o leilão;
2- quando o jogador, na posição de reabertura, já passou durante o leilão.

Caso 1) Reabertura em quarta posição

Caso 2) Reabertura de passado

Outras leituras completares ao tema são:
COMPETIR DIRETAMENTE E INDICAR SAÍDAS
A famosa dupla norte-americana Marty Bergen e Larry Cohen padronizaram em livro a convenção "Balance in Direct Seat" 

REABERTURA Robertinho TEXTO DE REFORÇO - escrito pelo teórico e Campeão Mundial Roberto Figueira de Mello

/ / / fim / / /