ABERTURA DE 2  forçante a game 

Antes de iniciar a leitura deste texto é recomendado ter lido "2 Paus Tipos de Respostas".

Vamos separar em 2 tipos de mãos, as regulares entre 23 a 30 HCP e as irregulares com 21 ou + HCP.

1) Pode-se indicar mãos regulares fortes nas faixas abaixo:
23 a 24 HCP, 25 a 26 HCP, 27 a 28 HCP e 29 a 30 HCP.

Em todos esses casos, após o Abridor mostrar mão regular e sua faixa de pontos, é o Respondedor que passa a ser o Capitão da mão, isto é, aquele que irá comandar o leilão e definir o contrato final. Em mãos irregulares o Capitão da mão é a mão forte, em que pese que todo Leilão tem aspectos de colaboração, e exceções que no decorrer do Leilão um jogador pode considerar suficiente bem informado para concluir o Leilão. 

Abridor Respondedor
  2        2     <= voz negativa indica menos de 8 HCP (há exceções)
  ?

Após a voz negativa, abridor marca sua mão regular como segue:
a) 2ST = 23-24 HCP, nesse caso a segunda fala do Respondedor em 3 pede naipe rico, 3 ou 3 é Transfer para naipe rico e 3 pede naipe pobre e o Abridor marca 3ST se não tiver naipe pobre.
     Nota1: pedir naipe rico tem 3 respostas: = não tem rico; = tem e pode ter ; = tem

b)
3ST = 25-26 HCP, nesse caso a segunda fala do Respondedor em 4 pede naipe rico, 4 ou 4 é Transfer para naipe rico e 4 pede naipe pobre e o Abridor marca 4ST se não tiver naipe pobre.


c)
3
= 27-28 HCP, nesse caso a segunda fala do Respondedor em 4 pede naipe rico, 4 ou 4 é Transfer para naipe rico e 4 pede naipe pobre e o Abridor marca 4ST se não tiver naipe pobre.

d)
3 = 29-30 HCP, nesse caso a segunda fala do Respondedor em 4 pede naipe rico, 4 ou 4 é Transfer para naipe rico e 4 pede naipe pobre e o Abridor marca 4ST se não tiver naipe pobre.

Nota2 = quando o Respondedor pede naipe rico, caso o Abridor marque Ouros ao nível, a voz de ST ao nível encerra o leilão. Exemplo:
Abridor                              Respondedor
   2                                         2
  3ST <= 25-26 HCP              4 <= pede naipe rico
   4 <= não tenho              4ST <= sign-off <= fim do Leilão
 passo

2) As mãos irregulares fortes que apresentam 21 ou mais HCP, inclusive mãos tricolores, que são de difícil marcação, exigem que o Abridor na sua segunda fala marque seu naipe 4o. (como se fosse 5o.).

Regra 1 – o Abridor, após a resposta negativa de 2, marca 2 ou 2 indicando seu naipe quinto e pedindo abono de 3 cartas ao Respondedor. As marcações de naipe pobre pelo Abridor, 3 ou 3, tendem a indicar um naipe sexto, e como pode ocorrer que o Abridor possa ter abono terceiro para o naipe rico do Respondedor, este deve marcar seu rico somente se ele for quinto e marcar 3ST para indicar mão equilibrada, deixando que o abridor com uma mão 6-4-x-x, marque seu possível naipe rico em nível 4. O Respondedor deve abonar com 4 cartas ou honra 3a. antes de marcar se naipe rico 5o.

Nota: atualmente, muitos jogadores usam a voz de resposta de 2 ("waiting") como uma voz de espera quando não se tem uma bem adequada marcação para seu tipo de voz, por exemplo, naipe quinto pobre com uma só honra em mão 5-4-3-1 com 8-10 HCP. Esse enfoque permite economizar níveis de leilão, porém transfere o comando do leilão para o Respondedor que marcou 2 de tocaia e dificulta para a mão forte avaliar a real potência da mão do Respondedor. Portanto, combine bem isso com seu parceiro, pois se ele começar a perguntar Ases e Reis não se assuste.

Regra 2 – após a marcação de 2 ou 2 na segunda fala do Abridor, o Respondedor, que já marcou mão negativa ao dizer 2, além de abono de 3 cartas, pode ter um A ou, um K, ou ainda alguma seca junto com Dama em naipe lateral ou de apoio no naipe do abridor. Assim sendo, para diferenciar o abono ruim do Respondedor, caso ele não tenha nada mesmo, convenciona-se que abonar o naipe rico em salto indica máxima fraqueza e que abonar em nível 3 ou dar um splinter em nível 4, indica abono melhor. Ou seja, abonar em nível 3 permite que o Respondedor marque sua honra (A ou K) depois.

Regra 3 - após abertura de 2 as vozes positivas de respostas indicam pelo menos a força de uma vaza e meia (A + K, ou três Reis, ou ainda AQ + Dama), com pelo menos 8 HCP. Exemplos de vozes positivas e seus significados:

Abridor Respondedor
 2       2 => indica 5 cartas com uma honra superior (A/K/Q) mas pode ter naipe sexto/sétimo sem honra, porém com pelo um Ás e Rei lateral ou AQ e Q .

 2       2 => idem

 2
     2ST => indica ausência de naipe rico quinto marcável e mão equilibrada com 7 a 10 HCP.

 2      3 => indica naipe sexto de com uma honra superior ou quinto com duas honras superiores.

 2      3 => indica naipe sexto de com uma honra superior ou quinto com duas honras superiores.

 2     3ST => indica ausência de naipe rico quinto marcável e mão equilibrado com 11-14 HCP

Regra 4 = Após abertura de 2 as vozes em naipe rico marcadas em salto indicam mão de barragem como se segue:

Abridor Respondedor
 2       3/3
=> mão de barragem com naipe sexto KQxxxx ou KJxxxx ou Axxxxx sem mais nada lateral.

 2      4/4 => mão de barragem com naipe sétimo KQxxxxx ou KJxxxxx ou AJxxxxx ou A10xxxxx

Regra 5 = Após abertura de 2 as vozes em naipe pobre marcadas em salto indicam mão de barragem como se segue:

Abridor Respondedor
 2         4/4 => mão de barragem com naipe sétimo encabeçada por A ou por K, tipo Axxxxxx ou Kxxxxxx.

 2         5/5 => mão de barragem com naipe oitavo encabeçada por K ou Q, tipo Kxxxxxxx ou QJxxxxxx.

Seqüências após segunda fala do abridor em 2:

Abridor Respondedor
  2       2
  2       ?

2 - indica mão irregular do Respondedor, negando abono em Copas e indicando pelo menos 5 cartas de Espadas e acima de 3 HCP ou pelo menos 1 Rei, que não precisa ser no naipe marcado.

2ST – indica uma mão regular, com 4 a 7 HCP e nega apoio de Copas, ou 5 cartas de Espadas.

3 - essa voz é artificial (ou convencional) e indica máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP e nega abono quarto, sendo que ela não mostra naipe nenhum. Caso o Respondedor tenha naipe de Paus longo ele pode mostrar isso marcando 4 na próxima fala. Da mesma forma um naipe de Espadas ou de Ouros só pode ser falado depois, pois é prioritário marcar a segunda negativa.

3 - essa fala indica mão irregular, com naipe de Ouros pelo menos quinto e 4-7 HCP.

3 - mostra abono pelo menos terceiro, com alguma honra tipo A ou K, ou honra de abono com Dama em naipe lateral. Nega seca se o abono for quarto.

3, ou 4, ou 4 - indicam "splinter", abono quarto de Copas, com seca ou corte no naipe marcado e mostra de 4-7 pontos.

4 - mostra mão de menos de 4 HCP, com abono quarto.

Seqüências após 2 do abridor

Esta seqüência é bem similar a anterior:
Abridor Respondedor
  2       2
  2       ?

2ST – indica uma mão regular, com 4 a 7 HCP e nega apoio de Espadas ou 5 cartas de Copas com uma honra.
3 - essa voz é artificial (ou convencional) e indica máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP e nega abono quarto, e não indica naipe.
3 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe sexto de Ouros e nega abono.
3 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe quinto de Copas e nega abono.
3 - mostra abono pelo menos terceiro, com alguma honra tipo A ou K, ou honra de abono com Dama em naipe lateral. Nega seca se o abono for quarto.
4, 4 ou 4- indicam "splinter", abono quarto de Espadas, com seca ou corte no naipe marcado.
4 - mostra mão de menos de 3 HCP, com abono quarto

Seqüências após 2ST do abridor

Abridor Respondedor
  2       2
  2ST       ?
A voz de 2ST do Abridor indica mão regular com 22-23 HCP (ou 23-24 HCP, dependendo de como se abre de 2ST com 20-21 ou com 21-22) e tende a negar naipe rico quinto sólido, ou seja pode ter naipe rico quinto que deve ser tratado como se fosse naipe quarto devido ter somente uma honra.

A segunda fala do Respondedor, após confirmação de mão regular da Abridor, deve seguir a mesma convenção que a dupla joga quando se abre direto de 2ST com mão forte e equilibrada. Sugerimos ser:
3 => indica ter 4 cartas em naipe rico e pede naipe rico, tal como no Stayman, sendo que o Abridor marca:
    3 sem naipe rico,
    3 com 4 cartas de Copas, podendo ter 4 cartas de Espadas,
    3 com 4 cartas de Espadas.
         Nota3: Se o Respondedor marcar 3ST sobre 3 o Abridor possuindo Espadas pode marcar 4.
3 => Transfer para Copas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
3 => Transfer para Espadas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
3 => pede naipe pobre, sendo que o Abridor marca:
    3ST para indicar que não tem naipe pobre,
    4 para indicar que tem 4 cartas de Paus (pode ter ambos)
         Nota4: Se o Respondedor marcar 4ST depois é sign-off, mas o Abridor com ambos marca 5.
    4 para indicar que tem 4 cartas de Ouros.
3ST => para encerrar o leilão (sign-off).
4 => Transfer (texas) para Copas.
4 => Transfer (texas) para Espadas.

Seqüências após 3/3 do abridor

Abridor Respondedor
  2          2
 3/3     ?
A voz de 3/3 do Abridor indica naipe sexto pobre, e as distribuições do abridor prováveis são 6–3-3-1 ou 6-3-2-2 e menos provável 6-4-x-x, 5-5-x-x, 6-5-x-x, 7-x-x-x, de modo que o Respondedor deve somente marcar naipe rico se este for quinto, deixando que o abridor com outro naipe rico em mão 6-4-x-x, ou 7-4-x-x marque o seu naipe rico em nível 4, para que o Respondedor possa dar a preferência adequada.

A marcação do naipe seguinte é sempre indicação da máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP. Portanto sobre 3 do abridor a voz de 3 não é naipe e sim máxima da negativa.

Abridor Respondedor
  2          3ST
    ?
Esta voz rara deve indicar mão tipo 4-3-3-3 ou 4-4-3-2 com 11-14 HCP, sendo que a voz de 4 do Abridor pede naipe rico e a voz de 4 pede naipe pobre, pois essa resposta a 3ST é forçante a Slam e a dúvida está em saber se é pequeno Slam ou grande Slam o contrato final.

TESTE SUA MARCAÇÃO DE ABERTURA:

KQ2 AK63 AQ76 K7 => 2ST

AKQJ32 AK98 AK4 - => 2
na segunda fala marcar 2

A A98 AKQV63 A54  => 2
na segunda fala marcar 3

As mãos muito fortes, mas que precisam de algo na mão do parceiro, não devem ser abertas de 2. Admite-se abrir no nível de 1 mãos até 22 pontos.

AKJ3 Q Q9753 AKQ  => 1
na segunda fala marcar 2

AKJ3 Q Q975  AKQJ => 1
na segunda fala marcar 2 a menos que o Respondedor marque 1.

Mãos bicolores de 4 perdedoras que não tenha 21 HCP podem ser abertas em nível 1.

AK986 AK542 A75 -  => 1
na segunda fala saltar em 3

A6 - AK9875 KQJ97  => 1
na segunda fala saltar em 3

A6 - AK987  KQJ975 => 1
na segunda fala marcar 2

Mãos muito forte com 21 HCP ou + abre-se de 2
AK84 A2 AKQ53 K4   => 2
na segunda fala marcar 2ST

AK AK84 AKQ53 54   => 2
na segunda fala marcar 2ST

AK 54 AKQ53 AK84   => 2
na segunda fala marcar 2ST

AK84 AK 54 AK753   => 2ST

AK AK84 Q4 AKQ53   => 2
na segunda fala marcar 3ST

AK A4 AK84 AKQ53   => 2
na segunda fala marcar 3

A2 AK54 AKQ853 3   => 2
na segunda fala marcar 3 e na terceira fala 4

AQ 4 KQJ102 AKQJ3  => 2
na segunda fala marcar 3 e depois 4

AK10 AK 63 AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 marcar 3
AQ AK54 6   AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 e depois 4
AQ AQ865 AK8764 -  => 2 se a resposta for 2 marcar 3 e depois 4
A3 2 AKJ1063 AK76   => 1 e sobre marcação de naipe rico marcar 3 e depois 4

Mãos Fortes Regulares e Raras.
AK75 AK4 AQJ KJ4  => 2 e depois 3ST
AK75 AK4 AQJ AK3  => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 indicando 27-28 balanceado
AKQJ AK4 AQJ AK4    => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 indicando 29-30 balanceado
AKQ7654 K6 7 AKQJ   => 2 e depois 2 e 3
KQJ106 K6 7 AKQ985 => 1 e na segunda fala marcar 2 e depois 3

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